Dicas de programas de TV, Revistas, Guias e Agências de Turismo

Hoje vamos escrever sobre bons programas de turismo que existem na TV, bons livros, guias, revistas e algumas boas agências de Turismo. Não sei se vocês tem a mesma dificuldade que temos, mas procurar um programa que se quer assistir na revista da NET, é jogo duro; a dificuldade é quase a mesma que tentar decifrar qualquer manual de aparelho eletrônico. Aliás, fizemos uma pesquisa entre amigos e praticamente ninguém mais usa esse tipo de revista, se é que algum dia usou. A outra opção, bem melhor, é consultar os programas na tela da TV, apesar de só mostrarem a programação dos próximos três dias. Pensando nisso, fizemos uma detalhada pesquisa, que se traduziu (ou resultou) numa lista básica, e espero que, bem fácil, sobre programas de Turismo na TV.

O rápido desenvolvimento (boom) da internet, há cerca de uma década, criou uma nova opção de consulta sobre praticamente todo e qualquer assunto, inclusive viagens. Antes dela, era preciso consultar os guias impressos, as agências especializadas, os amigos que viajavam com freqüência, para nos informarmos a respeito. Não que isso tenha acabado, mas com a chegada da Internet, inclusive nos celulares, temos a facilidade de consultar na hora, não importa onde quer que estejamos, se uma informação está correta ou qualquer outra resposta que queiramos, desde o endereço de um restaurante até o horário do museu que você está indo.

Programas de Turismo na TV
I – Discovery Channel, com mais de uma opção:

1- Travel Living – Turismo

1.1 – 1000 lugares para visitar antes de morrer, com os jornalistas americanos Albin e Melanie, baseado no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”, de Patrícia Shultz. É muito bem feito, divertido, mostram lugares que realmente dá vontade de ir conhecer.
Sexta feira – 18h e 23h;
Sábado – 5h, 9h e 18h;
Domingo – 11h.
1.2 – Anthony Bourdain sem reservas
É um bom programa, lugares interessantes, com destaque maior para comida.
Segunda – 4h e 8h;
Quarta feira – 18h e 23h;
Quinta feira – 5h e 9h;
Sábado – 21h;
Domingo – 10h, 20h, 22h e 00h.
1.3 – Destino – Lua de Mel
Mostram lugares, hotéis e destinos menos comuns.
Segunda feira – 17h e 19h;
Terça feira – 6h, 10h e 00h;
Domingo – 17h.
1.4 – Top Five América Latina
Procuram lugares super diferentes, fazendas que viraram pousadas, os melhores passeios aéreos: asa delta, balão onde o visual é bonito, em Cuzco, ou em praias do México.
Terça feria – 19h;
Quarta feira – 6h, 10h e 00h;
Sexta feira –1 h;
Domingo – 8h.
2 – National Geographic Channel
2.1 – Destino Aventura
Conheça Scott e Justin, dois amigos que embarcam em uma jornada para conhecer lugares maravilhosos ao redor do mundo: locais com paisagens inesquecíveis e aventuras exóticas. A viagem não é o mais importante, e sim chegar ao destino previsto.
2a. feira – 9h e 17 h.
2.2 – Cardápios do Mundo
O famoso chef francês Fred Chesneau viaja pelo mundo em busca de novos sabores e receitas autênticas. Ele troca técnicas e segredos com chefs locais e cozinheiros comuns que compartilham sua paixão tanto por comida do dia-a-dia como por pratos mais refinados.
Quarta feira – 9h e17h;
Domingo – 8h.

3 – Multishow

3.1 – No Caminho – Segunda feira – 22h30;
3.2 – Vai pra onde? – Sexta feira – 22h30;
3.3 – Nalu pelo Mundo – Quarta feira – 12h30
3.4 – Não conta lá em casa – Quarta feira 23h15;
3.5 – Extremos – Quinta feira – 22h00;
3.6 – Outros Lugares – Terça feria – 22h45.
4 – TV Record
Álvaro Garnero  – 50 por 1
É um programa bem divertido para sábado tarde da noite: seguir as aventuras do Álvaro. Ele acabou de fazer uma viagem incrível – saindo de Vancouver foi até o Japão de trem, de navio ou de carro (nunca de avião).
Sábado – 00h30

 

Além desses canais dos quais falamos, existem outros que vocês podem consultar sobre turismo e viagens em TVs por assinatura. Quer conhecer qual é a comida típica de um determinado país? Quer saber como é a vida noturna, localização dos bares e restaurantes em outro estado do Brasil? Quer conhecer quais são os principais pontos turísticos de uma cidade européia? Há resposta para quase tudo nos programas de turismo das TVs.

II – Guias de Viagem

1 – Michelin
Na minha opinião continua sendo um dos melhores guias; o vermelho para restaurantes e o verde para museus, monumentos, igrejas, passeios; até o horário de abertura é perfeito, melhor do que muitos concièrges de hotel informam. É um conforto sair para passear com um Michelin na mão, você não desperdiça o tempo que é tão precioso em uma viagem.
2 – Lista S Pellegrino com Worlds 50 Best
Mais conhecida como Fifty Best – compara restaurantes do mundo inteiro. Abalou o guia Michelin e elegeu o Restaurante D.O.M. do chef Alex Atala como o sétimo melhor do mundo. Foi no restaurante “Filomena” da Vera e do Roberto Suplicy que Alex Atala começou a ficar conhecido.
3 – Guia Viver e Sentir Portugal
Tudo para conhecer o melhor de Portugal por Otávio Gomes (mapa, cd e guia impresso). É um lançamento e parece ser muito bom.
4 – Guia 4 Rodas
Informações sobre hotéis e restaurantes do Brasil. É o guia mais antigo e mais completo do Brasil da Editora Abril. Hoje já começa a ter outros concorrentes.
5 – Guia Unicard Unibanco Mastercard – Brasil
Em português, inglês, francês e espanhol – Parece ser um bom lançamento.
6 – Guia Itaucard – Brasil
Também um lançamento recente.
7 – Guia da Folha

É um dos mais procurados hoje em dia, acredito que por ser em português, muito bem feito e bem didático. As fotos são lindas!

III- Agências de Viagens
Um bom atendimento sem stress com soluções positivas e não somente respostas negativas às suas perguntas, um programa bem feito, tem um valor inestimável. Por esses motivos selecionamos três excelentes agências de viagens:
1 – Interpoint
Heloisa Levy – incansável no atendimento, procura fazer o máximo para o cliente ficar satisfeito. Tem um conhecimento enorme de viagens no mundo todo, principalmente do Oriente Médio, e da Ásia. Seus roteiros são imbatíveis!
Interpoint Viagens e Turismo
Al. Jaú, 1717 – casa 03
01420-002 São Paulo, SP
Tel: 55 11 3087-9400
http://interpoint.com.br
2 – Explore Travel
Fizemos uma parceria com essa agência há um mês atrás. São especializados em viagens de cultura e lazer. É uma agência de dois jovens, Philippe Takla e Rodolfo Trussardi; fazem roteiros de viagens exclusivos e diferenciados para lugares incríveis. A parceria com a Abercrombie & Kent e a National Geographic, já diz tudo  sobre o nível dessa agência.
Av. São Gabriel 149 cj. 1001
01435-001 São Paulo, SP
Tel: – 55 11 3165-6145
www.exploretravel.com.br
3 – Decatur
Viajar com a Lena, minha amiga há anos, é ótimo. Ela é super simpática e dedicada, faz o possível e o impossível para ajudar o cliente, inclusive dá um jeito de usar as suas milhas, o que é raríssimo em qualquer agência de viagem.
AV. São Luiz,258 cj. 1108
01046-000 Centro, São Paulo, SP
Tel: 55 11 3259-3188
IV – Revistas
Uma das melhore revistas de turismo é a internacional e tradicional Condé Nast Traveller, com o que há de melhor em viagens no mundo! Hoje também se rendeu a versão digital.
Outras publicações super interessantes como as americanas:
Travel & Leisure,
National Geographic
Viajes
Traveler
Afar,
a francesa Officiel Voyage e
a argentina Lugares
No Brasil existem ótimas publicações sobre turismo com bons roteiros e informações atualizadas. Segue abaixo as revistas que consideramos mais completas:
Revistas Brasileiras
1 – Viagem e Turismo
2 – Viaje Mais
3 – Próxima Viagem
4 – Viajar
5 – Rotas e Destinos
6 – Melhores Roteiros
7 – Meridiani
8 – Grandes Destinos (Interpoint Turismo)
9 – Guia do Turista (anual)
V – Turismo em geral na Internet
Há incontáveis sites eficientes sobre o assunto na internet. A maioria deles oferece consulta em mais de um idioma e indica o que acontece de interessante naquele momento no lugar escolhido. Vale a pena conhecer. Alguns publicam a opinião dos usuários e enumeram as principais atrações turísticas com fotos. Além disso, tudo sobre: restaurantes, hotéis, aluguel de carro, vôos, trens, teatros, museus e exposições.
1 – Fodor’s – www.fodors.com

Nele, é possível descobrir hotéis e restaurantes no mundo inteiro, consultar uma central com diversas dicas que vão de aluguel de veículos a vistos e passaportes. Mas o principal atrativo da página é a possibilidade de criar um guia personalizado.

2 – Frommer’s na Internet – www.frommers.com

É um ponto de partida perfeito: há informações sobre 200 lugares no mundo. Cada local merece uma descrição detalhada, que inclui dados sobre hospedagem, alimentação, transporte e, é claro, as grandes atrações turísticas. Como uma das principais preocupações do Frommer’s é dar dicas que não pesem no bolso do turista, tudo vem acompanhado dos respectivos preços. Melhor: há uma seção inteira dedicada às passagens, aos hotéis e aos restaurantes mais baratos.

3 – Travel Page – www.travelpage. com
A proposta da página é simples: listar os melhores sites de turismo da Web. São centenas de links, com informações sobre praticamente cada canto do planeta.
4 – Viaje na Viagem – www.viajenaviagem.com
Sobre o Brasil e o mundo, por Ricardo Freire. O site dá informações interessantes sobre turismo, muitas vezes através de pequenos blogs, além de alguns roteiros.
Site com serviços de reservas (vôos, hotéis e carros), informações turísticas e notícias, principalmente sobre os EUA e Canadá.
Site bastante útil como ponto de partida para uma busca geral de hotéis, restaurantes, locações e muito mais: uma síntese de informações atualizadas, que leva a vários links bastante úteis para comparar itens.
7 – Lonely Planet – www.lonelyplanet.com
Site do programa de TV australiano, dedicado ao viajante solitário.
Ainda dentro do assunto turismo, para informações sobre cultura, exposições, teatros, shows e muito mais:
1 – Time Out
A proposta da página é bastante simples: listar os melhores museus, casas noturnas e restaurantes de quase 30 cidades do mundo. Esse é o endereço perfeito para conferir filmes em cartaz, exposições, peças de teatro, shows… Com uma vantagem: as informações passam por atualização constante e, em alguns casos, é possível até fazer reservas – é preciso apenas um cartão de crédito. Mas nem tudo é perfeito: os roteiros se restringem às principais cidades da Europa, dos Estados Unidos e algumas da Ásia.
2 – NY24h
Feito por brasileiros, com as atrações de Nova York (restaurantes, teatros, cinemas, concertos etc.) e sugestões sobre o que fazer, dia e noite.
www.ny24h.com
3 – Londres Online
Londres também tem um guia em português.
www.londresonline.com
4 – Champs Elysées
Tudo sobre Paris. Muito completo e com um mapa interativo. Em francês, inglês e português.
www.champselysees.org
Não podemos nos esquecer, dos suplementos de turismo do Estadão e da Folha. A única ressalva é que os anúncios são muitos e no meio dos artigos, o que dificulta e polui a visão. Como já falamos em nosso artigo de 12/01/2010 – Rio de Janeiro II, o caderno de turismo do Jornal do Brasil não tem anúncio no meio dos artigos! Porque não seguir o seu modelo?
Para finalizar, um pequeno trecho do lindo Poema de Sete Faces de Drummond:
“Mundo, mundo, vasto mundo…”
Boa viagem!

Serviço:
Banca Europa – 24 horas
Av Europa x R Groenlândia
Jd. Europa, São Paulo, SP
Tel: 3086-2831

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

9 comentários em “Dicas de programas de TV, Revistas, Guias e Agências de Turismo

  1. Mas que maravilha Yeda. Vou guardar esse roteiro de dicas de programas com seus outros emails numa pasta especial que criei. Tenho estado bastante atento a tudo que recebo de você. Muitíssimo obrigado e um ótimo final de semana, Márcio S.

    Curtir

  2. Oi Yeda,
    Obrigado por me incluir nessa lista com informações tão interessantes. Passo a acompanha-la para aproveitar as ótimas dicas.
    Abraço
    Ignacio

    Curtir

  3. Oi Yeda … que saudades!!!!!!!!!
    Tenho recebido e me deliciado com suas sugestões. Que idéia genial que você teve!! Como sempre está de parabéns. Criatividade e novas maneiras de viver, sorrir, ser útil, abrir caminhos … Você, como ninguém sabe administrar a vida. Você é demais!!
    Um grande beijo.
    Eneida

    Curtir

  4. Olá, Yeda
    Que belo presente você mandou aos amigos!
    Uma pesquisa primorosa mesmo, parabéns.
    Aproveito para perguntar se você vai ao Encontro e ao Congresso em Paris.
    Um grande abraço,
    Fernanda

    Curtir

Deixe um comentário