VANCOUVER

Viajar para o Canadá no Outono é uma ótima pedida! A paisagem fica linda, as árvores se tingem de vermelho, laranja, vários tons de verde, um deslumbramento!

foto-1-paisagem-outono
Paisagem do Outono – Foto Yeda Saigh

Começamos por Vancouver: fomos pela Air Canada para Toronto (10h30) e depois para Vancouver (4h50), que fica na Colúmbia Britânica. O nome da cidade vem do capitão britânico George Vancouver, que explorou a área na década de 1790. Vancouver tem uma população de pouco mais de 600.000 habitantes. Muitos chineses, seus habitantes são etnicamente diversos, com 52% tendo uma língua materna diferente do Inglês.

foto-2-vancouver
Vancouver – Foto Yeda Saigh

Vancouver tem sido classificada como a cidade mais habitável no mundo há mais de uma década. A cidade recebe muitos congressos e eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e os Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 .

O Porto de Vancouver é o maior e mais movimentado do Canadá. A indústria madeireira continua sendo sua maior fonte de renda, mas Vancouver também é conhecida como um centro urbano cercado pela natureza, fazendo do turismo a sua segunda maior indústria.

foto-3-porto-de-vancouver
Porto de Vancouver – Foto Yeda Saigh

É também o terceiro maior centro de produção cinematográfica na América do Norte depois de Los Angeles e Nova York, ganhando o apelido de Hollywood do Norte.

Passeios

 UBC

A Universidade da British Columbia é um passeio imperdível.

foto-4-ubc-img_1720
UBC – Foto Yeda Saigh

O jardim japonês, de Inazo Nitobe com árvores centenárias, pontes com riozinhos: nesta época do ano era um deslumbramento com todas as cores do outono! Na entrada tem uma construção com um lugar especial para se fazer yoga e meditação com um tatame enorme.

foto-5-jardim-japone%cc%82s-ubcimg_1675
Jardim Japonês – UBC – Foto Yeda Saigh

Preste atenção no prédio da Biblioteca, dos arquitetos PERKINS+WILL feito em forma de livro aberto.

foto-6-biblioteca-ubc-img_1722
Biblioteca UBC – Foto Yeda Saigh

O Museu de Antropologia é um museu canadiano. Além de ser uma famosa atração turística, é também um museu de aprendizagem, usado por um número de cursos da Universidade da Colúmbia Britânica, e um museu de pesquisa. Vestígios arqueológicos indicam que povos aborígenes tenham habitado a região onde está localizada a cidade de Vancouver pelo menos há três mil anos! O acervo do museu é impressionante!

foto-7-museu-de-antropologia
Museu de Antropologia – Foto Yeda Saigh
foto-8-museu-de-antropologia-ubc
Museu de Antropologia – Foto Yeda Saigh

Nos seus campus estará localizada, a partir de 2017, quando estiver pronta, a maior estrutura de madeira do mundo, a residência universitária Brock Commons! Vimos a construção e já dá para ver como é imponente!

foto-8a-torre-de-madeira
Torre de Madeira – Foto Internet

A Universidade de British Columbia foi durante muito tempo uma das principais a investir em soluções sustentáveis. A construção do seu novo Centro de Investigação interativo em Sustentabilidade (CIRS) consolida a vocação da universidade em inovação e transforma projetos em ações permanentes.

foto-9-cirs-ubc
CIRS – UBC – Foto Internet

Quando você voltar para Vancouver pegue a Beach Av. Que é uma avenida a beira mar com uma vista muito bonita. 

foto-10-beach-avenue

Beach Ave – Foto Yeda Saigh

Hotel Coast Coal Harbour foi onde ficamos, ótimo, bem em frente ao porto, vista linda do quarto! O restaurante do hotel é ótimo, os quartos são muito bons com uma decoração super contemporânea de extremo bom gosto.

foto-11-coast-coal-harbour-hotel
Hotel Coast Coal Harbour – Foto Internet

A vista do quarto do hotel é linda: navios de turismo enormes, hidro aviões que você pode alugar e dar uma volta para ter uma vista panorâmica de Vancouver.

foto-11a-vista-do-hotel-coast-coal-harbour
Vista do Hotel Coast Harbour – Foto Yeda Saigh

Gastown é o bairro mais antigo de Vancouver (1886), super simpático, cheio de lojas descoladas, restaurantes e bares. E é o lugar número um dos turistas que visitam Vancouver, lembra um bairro de Londres com prédios de tijolinho à vista com amplas janelas, postes de metal pintados de preto com estilo antigo e a rua com calçamento de cerâmica. Vale a pena dar uma volta por lá sem pressa, só ir andando e olhando as vitrines das lojas ou parar para tomar um café.

foto-12-gastown
Gastown – Foto Internet

Stanley Park

O parque oferece uma calçada para bicicletas e patins que vai beirando o mar, são quase 10 kms de passeio com uma vista imperdível! Verdadeiro ponto de encontro da cidade e considerado um dos melhores parques do mundo. O parque é lindo e se formou naturalmente, árvores frondosas, caminhos bem delineados para passear, são 10 kms. de passeio com uma vista linda. Alugar uma bicicleta e ir conhecer o parque é um ótimo programa para se fazer.

foto-13-stanley-park
Stanley Park – Foto Yeda Saigh

Dentro do parque tem o famoso aquário Vancouver onde você pode ver as baleias Beluga. O Aquário tem uma piscina gigante com quatro delas. Os visitantes podem ficar observando-as através de dois vidros gigantes, estrategicamente posicionados nas paredes da piscina. Lagos, restaurantes também fazem parte do passeio no Stanley Park.

Torre de Observação de Vancouver

Uma boa maneira de começar seu passeio por Vancouver é subir na torre de observação do Harbour Centre. Com uma altura de 146 metros  – equivalente a um prédio de 50 andares – a torre conta com o deck panorâmico com visão de 360 graus. Vale muito a pena subir para ver essa vista de Vancouver: a histórica Gastown, Coal Harbour, centro da cidade e o famoso Stanley Park. O acesso ao topo da torre é feito por dois elevadores panorâmicos de alta velocidade, que fazem o transporte em apenas 40 segundos.

No segundo andar do deck de observação há ainda um restaurante panorâmico com um chão rotativo, que faz uma volta completa de 360 graus em 60 minutos. Assim, pode-se jantar e ainda observar, sentado na mesa, a paisagem de Vancouver sob todos os ângulos possíveis.

foto-13a-torre-de-observac%cc%a7a%cc%83o-de-vancouver-vancouver
Torre de Observação de Vancouver – Foto Internet

Grandville Island

Em Vancouver tem boat-taxi, e é muito divertido pegar um e ir dar uma volta até Yaletown. Existe também um sistema de pequenos barcos chamados de aquabus, uma espécie de lotação. Pegamos um em False Greek, que é um braço de mar na região entre English Bay e o Science World, (centro de ciência gerido por uma organização sem fins lucrativos localizado no final de False Creek: apresenta muitas exposições permanentes interativas e exibições), uma bola prateada linda construída em 2005.

foto-14-aquabus-vancouver
Aquabus – Foto Internet

Depois fomos até a Grandville Island que é muito simpática. Lembra um pouco com Parati com lojas diferentes antigas, tipo uma loja de vassouras linda, uma loja de armarinho com agulhas, novelos de lã para fazer tricô, caixas de costura, além de restaurantes ótimos e um mercado maravilhoso com frutas, verduras, especiarias e uma padaria com pães feitos na hora de morrer de bom!!

foto-15-grand-ville-island
Grand Ville Island – Foto Internet

Você pode ir de aquabus para o Planetário ou ainda para a bonita região de Kitsilano beach, onde tem vários restaurantes bons. Almoçamos no Oakwood, ótimo, comida contemporânea, serviço muito bom!

 Se você estiver de carro não deixe de atravessar a famosa Lions Gate Bridge que é linda e ir passear em West e North Vancouver.

foto-16-lions-gate
Lions Gate – Foto Yeda Saigh

 Curiosidade

Em Vancouver não são permitidos animais de estimação no calçadão, para isso a administração local construiu paralela ao calçadão uma pequena calçada exclusiva para cachorros.

Para terminar um pensamento de Alice Munro, escritora canadense, prêmio nobel de literatura de 2013:

Na tua vida existem alguns lugares, ou talvez apenas aquele lugar, onde alguma coisa aconteceu, e aí estão todos os outros lugares.

 Boa viagem!

4 comentários em “VANCOUVER

Deixe um comentário