Viagem à Salzburg

Mesmo para quem não é amante de música clássica ou de ópera, ir ao Festival de música em Salzburg é uma experiência única! Nós nos inscrevemos no site Salzburger Festpiele um ano antes, escolhemos os concertos e depois de seis meses nos avisaram que estávamos autorizados a comprar os ingressos e deu super certo. É melhor comprar bem antes porque se consegue bons lugares, melhores preços e todos os concertos são lotados. Compramos ingressos para três óperas: Macbeth, Falstaff e Les Troyens e seis concertos: Filarmônica de Viena, Filarmônica de Berlim, Gustav Mahler Jugendorchester, Mozart Matinée, Mirabel Scloss e Angelika Prokopp. 

Conheci uma senhora argentina em Salzburg que organiza toda viagem: hotel, ingressos, reservas de restaurante etc… e me pareceu ótima! 

Dotty Von Erb celular +45 92 05 02 e telefone + 54 9 11 5662 3788

Salzburg
Foto Yeda Saigh

Salzburg é uma cidadezinha austríaca encantadora de 150 mil habitantes, fronteira com a Alemanha, parece uma cidade de boneca! Dividida pelo rio Salzach, na margem esquerda é a “Altstadt”, cidade velha toda murada, construções medievais e barrocas sendo exclusiva para pedestres; na margem direita fica a cidade Neustadt (Cidade Nova), mais moderna, do século XIX. A cidade é conhecida por ser a cidade natal do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O local onde ele nasceu é preservado como museu e exibe seus instrumentos de infância.

Salzburg
Foto Yeda Saigh

A melhor maneira de ir para Salzburg é via Frankfurt, fomos pela Lufthansa, gostei bastante! O mais confortável é ficar em algum hotel perto dos teatros, para poder ir e voltar a pé dos concertos. Recomendo o Sacher hotel. 

Ficamos no Imlauer Hotel na margem direita, custo benefício ótimo! e funcionou muito bem usando uber.

O centro antigo da cidade é muito bom para passear, A rua de compras mais famosa de Salzburgo, Getreidegasse (também conhecida como Rua do Grão) tem várias butiques de grife e é conhecida por suas estreitas casas medievais, 

As passagens entre as praças são muito bonitas, pátios e cafés muito simpáticos. É muito agradável passear pela Getreidegasse. 

Getreidegasse
Foto Yeda Saigh

São duas residências que Mozart tinha na cidade e que podemos visitar. A primeira é a casa de fachada amarela de número 9, onde Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 27 de janeiro de 1756 (Mozarts Geburtshaus) e viveu até os seus 17 anos. 

Nessa casa podemos ver objetos diferentes, alguns originais e outros réplicas, usado pelo famoso músico.A família Mozart residiu no terceiro andar de 1747 a 1773. Ele era o sétimo filho de Leopold Mozart, músico da Câmara Real de Salzburgo. A segunda casa (Mozart Wohnhaus – Makartplatz 8), é do outro lado do rio, na parte mais nova da cidade, onde podemos ver uma notável coleção de pianos, pianolas e instrumentos.

Casa de Mozart
Foto Yeda Saigh

Salzburg tem uma história turbulenta. Depois de muitas idas e vindas para a Alemanha, no Congresso de Viena, em 1815, Salzburgo definitivamente voltou para a Áustria, era considerada o pequeno Vaticano! Muito bispos que comandavam a cidade, de fato era um bispado com mais de 40 igrejas!!

Trata-se de uma cidade austríaca na fronteira com a Alemanha e com vista para os Alpes Orientais. O nome Salzburgo significa “castelo de sal”. O nome é derivado das barcaças que transportavam sal no rio Salzach, e estavam sujeitas a um pedágio no século VIII, como era habitual para muitas comunidades e cidades nos rios europeus.

Igreja St Friedrich
Foto Yeda Saigh

Visitamos a Fortaleza de Hohensalzburg que foi construída em 1077 e expandida durante os séculos seguintes. É um monumento de mais de 900 anos e uma das maiores fortalezas existentes século XI na Europa. Todas as fendas das paredes, cada canto deste magnífico complexo traz suas próprias histórias, mitos e lendas. Um lugar que foi o centro do poder político na época que os arcebispos mandavam na região.

Fortaleza de Hohensalzburg
Foto Yeda Saigh

A fortaleza é o principal cartão-postal de Salzburgo, ela pode ser vista facilmente de qualquer ponto da cidade. Isto porque, ela fica no topo da colina mais central de Salzburg. É o segundo destino turístico mais visitado na Áustria, recebe quase 1.000.000 de visitantes por ano!

Vista da Fortaleza de Hohensalzburg
Foto Yeda Saigh

Andamos por toda a cidade antiga, mais de 8 kms!! Fomos jantar num restaurante no roof top de um prédio, o Cool Mama, restaurante com vista para do sol maravilhoso. A comida é boa e a frequência bem jovem.

Por do Sol do restaurante Cool Mama
Foto Yeda Saigh

Almoçamos no restaurante do Museu de Arte Moderna, muito simpático, frequência ótimacomida muito boa e leve. 

Restaurante Museu de Arte Moderna
Foto Yeda Saigh

Em seguida fomos ao museu e vimos uma exposição de dança bem interessante.

Restaurante Museu de Arte Moderna
Foto Yeda Saigh

No domingo foi a vez do concerto da Philarmônica de Viena. ledici e Strauss, Also Sprach Zaratustra! de Nietsche, maravilhoso!!

À noite fomos ver orquestra Filarmônica de Viena, regente bem jovem, ganhou o prêmio de melhor regente desse ano. Sem dúvida, notamos a excelência de sua regência, mesmo sem saber que tinha ganho o prêmio. Para fechar a noite uma taça de champagne no roof do hotel, foi bem divertido e animado! 

Filarmônica de Viena
Foto Yeda Saigh

Fizemos uma tour no Castelo das águas Hellbrunn. Markus Sittikus foi eleito Príncipe-bispo  de Salzburgo em 1612 e construiu esse castelo no século XVII, é uma beleza!!! Schloss Hellbrunn é um Palácio Maneirista, com famosos jogos de água localizados no mesmo espaço paisagístico, cerca de 25 minutos do centro de Salzburg. O arquiteto foi Santino Solari, também arquiteto da Catedral de Salzburg. Pudemos observar nos jardins do Schloss Hellbrunn os mais bem preservados jogos de água do datados do renascimento tardio no mundo, com numerosas brincadeiras de água e várias figuras em movimento, assim como diversas grutas decoradas com esculturas. Foi muito divertido, fiquei ensopada, tomamos vários jatos d’água!! 

Castelo Hellbrunn
Foto Yeda Saigh

Nos deliciamos com uma salsicha perto do hotel antes do tour para as minas de Sal, cujo caminho é lindo. O percurso dentro da mina é muito longo, quase 1 hora com trechos muito baixos, o que pode dar uma sensação de claustrofobia, mas para quem não se incomoda é bem interessante. Passamos pelo caminho da Eagle’s Nest, casa do Hitler no alto da montanha. Depois fomos até a cidade de Berchtesgaden na Bavária na Alemanha, passamos a fronteira Áustria e Alemanha. A cidadezinha é uma graça, com lojinhas, flores, e sorvetes muito bons!! 

À noite fomos ver a ópera Macbeth ao ar livre em vídeo, linda!! Jantamos lá, tinha um catering do nosso hotel Imlauer, comida estava muito gostosa! 

Ópera Macbeth ao ar livre
Foto Yeda Saigh

Fui fazer uma private tour para conhecer melhor a cidade. Panorama tours, são sempre uns velhinhos que vem de motorista e guia, mas são relativamente bons. Fomos até o centro antigo que é na margem esquerda do Rio Salzsach. Depois fomos visitar o castelo do Sound of Music. Existe uma tour só para visitar os lugares onde foi filmado “A Noviça Rebelde.”

Castelo da Noviça Rebelde
Foto Yeda Saigh

Almocei no Cafe Bazar, ótimo, depois fiquei perambulando pela cidade, visitei igreja St Peter barroca linda!! 

À noite fomos num concerto no teatro Angelika Prokopp, muito bonito!!

Fui fazer uma walking tour na cidade antiga muito boa! Andei uma hora, as cinco praças mais conhecidas em volta da catedral, casa de Mozart.

Almoçamos no restaurante Elefante, muito bom, ambiente e decoração interessante, bem austríaca. tradicional Hotel Elefant, com mais de 700 anos de história. Aliás, foi no restaurante desse hotel que Saramago teve o insight para o seu livro “A viagem do elefante”. De lá ficamos andando pela cidade, shops, depois fomos visitar a segunda casa de Mozart, (Mozart Wohnhaus – Makartplatz 8), do outro lado do rio, na parte mais nova da cidade, onde morou mais adulto. Nesta a coleção de pianos, pianolas e instrumentos semelhantes é notável. 

À noite ópera Falstaff, música linda, cenário duvidoso, inclusive com vaias no final!!

Concerto Castelo de Mirabel
Foto Yeda Saigh

Jantamos no Pan et Vin, muito bom, 

quinta-feira- Fomos na galeria de arte Thaddaeus Ropac, fundada em 1983 em Salzburg, tem galerias por toda Europa, Londres, Paris e está expandindo para a Ásia. É maravilhosa, vale muito a pena uma visita! 

Depois fomos num concerto na Catedral de órgão muito bonito! 

Fomos fazer um programa bem diferente, almoçar num restaurante à beira de um lago e nadar no lago! Como estava fazendo muito calor, foi delicioso se refrescar um pouco!À noite fui ver a ópera Macbeth de Verdi no Grosses Festspielhaus, excelente!!

Fui para Eagle Nest o antigo refúgio de Hitler nos Alpes com Panorama tours, incrível! Situado a quase1.900 metros de atitude nos alpes bávaros na cidade chamada Bergendasse.

Eagle Nest
Foto Yeda Saigh

Ninho da Águia atrai visitantes do mundo todo pela incrível vista panorâmica da região e pela curiosidade em visitar o antigo refúgio de Adolf Hitler.

Passamos na fronteira da Alemanha e já é Baviera. Não dá para acreditar o que o Hitler construiu naquela altura! Você entra e anda por um túnel enorme na entrada da montanha, aí pega um elevador cheio de espelhos bem bonito onde cabem 40 pessoas e sobe até dentro do chalé. 

Eagle Nest
Foto Yeda Saigh

A vista é maravilhosa e o ar muito fininho, andei por tudo, é bem no topo das montanhas, muito bonito. Fotos e descrições da época tem até uma foto do Eisenhower ainda militar. Na volta paramos na cidadezinha de Bergendasse na Alemanha e almoçamos lá.

Eagle Nest
Foto Yeda Saigh

A história do Ninho da Águia

A casa situada no topo da montanha, chamada Kehlsteinhaus, foi concluída em 1938. Muitos dizem que Hitler ganhou a casa como um presente pelo seu aniversário de 50 anos, mas segundo informações históricas, não é verdade.

Eagle Nest
Foto Yeda Saigh

A casa ainda é amplamente preservada em sua forma original, pois os bombardeiros durante a Segunda Guerra Mundial não atingiram o local e, mesmo alguns anos após o fim da guerra, quando o complexo ali existente voltou a ser de posse do estado da Baviera, apenas esta construção foi poupada de uma explosão para finalidades turísticas, devido à beleza exuberante desta região.À noite fomos num Concerto no Schloss Mirabel. Patrimônio Mundial da UNESCO, o Palácio de Mirabell é um edifício histórico da cidade de Salzburgo. O palácio com seus jardins é um monumento tombado do patrimônio cultural e parte do Centro Histórico da Cidade de Salzburgo. 

Vale muito um passeio nos jardins do palácio! O castelo é lindo, sala maravilhosa, toda dourada! Quinteto de cordas ótimo, só Mozart!!

Concerto Castelo Mirabel
Foto Yeda Saigh

Jantamos no Sacher Hotel, ótimo!! Serviço impecável, muito chic, frequência ótima, para mim o melhor hotel de Salzburg!

Hotel Sacher
Foto Yeda Saigh

Fomos assistir o Mozarteum de manhã, 11 hs com uma mezzo soprano Golda Schulz maravilhosa!! 

Soprano Golda Schulz
Foto Yeda Saigh

História do Grosses Festspielhaus

Os planos para um Grosses Festspielhaus (Grande Salão de Festivais), onde se localizavam os antigos estábulos principescos arquiepiscopais, foram elaborados principalmente pelo arquiteto Clemens Holzmeister; Herbert von Karajan também fez muitas sugestões para o projeto de construção, principalmente no que diz respeito ao projeto da sala do teatro. Todos os esforços foram feitos e nenhuma despesa foi poupada para “inserir” entre a fachada centenária dos antigos estábulos da corte e o Mönchsberg um teatro com palco de ópera cuja estrutura e equipamento técnico ainda atendessem às mais altas exigências internacionais depois de cinquenta anos. Entre o outono de 1956 e o início do verão de 1960, 55.000 metros cúbicos de rocha foram removidos para criar o espaço relevante. O edifício foi em grande parte financiado pelo orçamento do Estado e, como resultado, a República da Áustria é proprietária do Grosses Festspielhaus.

Foi inaugurado em 26 de julho de 1960 com uma cerimônia festiva e a apresentação de Der Rosenkavalier de Richard Strauss dirigida por Herbert von Karajan. Fui assistir a ópera Les Troyens. Começou às 17 hs e acabou às 22h15!!! 5h15 de duração, muito aplaudida! Regente Diniz Souza, regente português, ótimo, substituiu o regente John Eliot Gardiner, suspenso de suas funções de regente por mau comportamento, abaixo a história do ocorrido. Diniz Souza foi aplaudido em pé no final do espetáculo!  

Curiosidade O Coro e Orquestras de Monteverdi informaram a todos que John Eliot Gardiner se retirou da regência dos restantes concertos da ópera. 

Declaração oficial do Coro e Orquestras Monteverdi:Nossos valores de respeito e inclusão são fundamentais para nós como empresa e levamos a sério o bem-estar de todos os nossos artistas e funcionários. Após uma consulta com seu médico, John Eliot Gardiner decidiu não retornar para reger as apresentações restantes da turnê do Coro e Orquestras Monteverdi (MCO) de Les Troyens de Berlioz. Os próximos concertos em Salzburgo, Versalhes, Berlim e BBC Proms serão dirigidos por Dinis Sousa, Maestro Associado do MCO, que trabalhou em estreita colaboração com John Eliot e os músicos durante todo o processo de ensaio. 

John Eliot Gardiner fez a seguinte declaração pessoal: Lamento profundamente o incidente ocorrido no Festival Berlioz em La Côte-Saint-André, na noite de terça-feira, e peço desculpas sem reservas por ter perdido a paciência imediatamente após a apresentação. Não dou desculpas pelo meu comportamento e pedi desculpas pessoalmente a Will Thomas, por quem tenho o maior respeito. Faço-o novamente, e aos outros artistas, pela angústia que isso causou. Percebo o quanto isso afetou todos os participantes envolvidos neste grande projeto, que me é tão caro.

Opera Les Troyens – Grosses Festspielhaus
Foto Internet

Sopa de cenoura ótima do bar do hotel.

domingo- fui a igreja S Peter assistir uma missa do meio-dia. 

À noite assistimos a Filarmônica de Berlim, maravilhosa!!

Jantamos no Blaue Gans Salzburg Gasthaus muito chique, frequência ótima. Faz tantos séculos que o edifício do Arthotel Blaue Gans se encontra neste preciso ponto da Getriedegasse que não sabemos ao certo quantos anos ele tem. Faz já bastante tempo que funciona como um hotel, mas há não muito tempo somou-se à lista dos hotéis Arthotels, que simplesmente arrasam em todos os países de língua alemã. Se você deseja um jantar mais íntimo, reserve a Cavern, a sala de jantar da adega, e prepare-se para ter uma agradabilíssima noite.

Restaurante Blaue Gass
Foto Yeda Saigh

Fomos de Salzburg para Frankfurt e depois São Paulo, lounge Vip, indo para Frankfurt. Viagem boa, chegamos Frankfurt 16hs., guardamos as malas no lounge e fomos para a cidade dar uma volta, mal deu para olhar um pouco e voltamos. tem 850.000 habitantes e parece São Paulo: muitos prédios altos muita gente, lojas no aeroporto muito boas. 

Viagem diferente e interessante!

Para finalizar um pensamento de Freud, austríaco, fundador da Psicanálise:

Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer. 

Boa viagem!!

Deixe um comentário