Viagem à Miami

Miami
Foto Yeda Saigh

É o segundo ano que vou para Miami convidada por uma amiga para comemorar seu aniversário. Desta vez, fui em um voo diurno, na confortável poltrona da executiva da Latam. Vi três bons filmes, refeições boas e, ainda cheguei em Miami meia hora mais cedo, as 16h30. 

Miami se tornou, nesta última década, uma cidade muito interessante e cada vez mais cosmopolita. Como tenho duas amigas queridas que têm apartamento lá, resolvi aceitar finalmente e conhecer mais detalhadamente essa cidade meca do turismo latino.

Fisher Island
Foto Yeda Saigh

Dividi a estadia em duas partes: uma semana ao lado de Ball Harbour e outra em South Miami Beach.

Os dois pontos têm propostas bem diferentes.

Ball Harbour é mais família, hoje um bairro tranquilo com presença bastante expressiva de pessoas de origem judia, é bastante comum ver casais judeus passeando com carrinhos com muito bebês. 

Ball Harbour
Foto Yeda Saigh
South Miami Beach
Foto Yeda Saigh

O Shopping Ball Harbour é maravilhoso, com lojas incríveis e ótimos restaurantes. Com Neiman Marcus e Saks Fifth Avenue como âncoras, o shopping teve vendas de três mil dólares por metro quadrado em 2015, classificado entre os centros de varejo de maior bilheteria do mundo! Fui ao restaurante L’ Avenue, e sugiro a experiência, ótima! Recomendo o misto no croissant, divino!!

South Miami Beach
Foto Yeda Saig

Em termos de cultura, Miami tem se revelado um ponto de atração nas artes plásticas.  Art Basel já tem fama, é enorme, e está no calendário das feiras de arte em dezembro, um dos eventos mais importantes do mundo das artes moderna e contemporânea. A feira, em 2024, completa 22 anos de existência. Miami tem um bairro só de arte, Art District com vários museus com coleções particulares importantes. 

Fomos em alguns que recomendo: 

Wynwood Art District

No início dos anos 1970, a região começou a entrar em decadência devido ao tráfico de drogas. Em 2009, o empresário Tony Goldman, responsável pela revitalização do Soho, em Nova York, e de South Beach, enxergou o potencial de Wynwood e decidiu investir na região. Ele aproveitou as construções já existentes, com suas paredes sem janelas e galpões abandonados, e as transformou em telas gigantes, prontas para receberem as obras de diversos artistas de rua. Goldman faleceu em 2012, mas o seu legado permanece e hoje em dia Wynwood é considerada uma das maiores instalações de arte de rua do mundo. 

Wynwood Walls – Desde 2009 as paredes dos galpões do coração do bairro — as ruas NW 25th e NW 26th, próximas à NW 2nd Avenue — são recobertas de graffitis da melhor qualidade, um projeto chamado Wynwood Walls.

Wynwood walls
Foto Yeda Saigh

Museu Rubell tem uma exposição da japonesa Kusama, Yayoi Kusama, 95 anos!!! é uma artista plástica e escritora japonesa, considerada uma das mais originais e importantes artistas plásticas do seu país. Chama atenção a sala de espelhos com bolas prateadas. Quando for ao Museu Rubell, sugiro almoçar no restaurante do museu, Leku, é ótimo, precisa reservar. 

Museu Rubell
Foto Yeda Saigh

A Rubell Family Collection (RFC) foi criada em 1964 na cidade de Nova York por Mera e Don Rubell. Agora é uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo, de propriedade privada e de acesso público. A coleção está em constante expansão e conta com artistas conhecidos como Jean-Michel Basquiat, Keith Haring, Jeff Koons, Cady Noland, Yayoi Kusama, Cindy Sherman e Kara Walker. Além de exibir artistas estabelecidos internacionalmente, a fundação adquire, exibe e promove ativamente artistas emergentes que trabalham na vanguarda da arte contemporânea. Com um acervo de mais 7 mil obras, expostas em mostras rotativas é o museu mais antigo da região. Inicialmente a coleção de arte contemporânea da família Rubell, Rubell Family Collection (RFC), foi instalada em Nova York, em 1964. A mudança de endereço ocorreu em 1994, quando eles foram para Wynwood, muito antes do processo de revitalização do local.

Endereço: 1100 NW 23rd St, Miami, FL 33127, Estados Unidos

Abre: Quarta e quinta das 11h30 ás 17h30. Sábado das 11h30 ás 19h30 e domingo das 11h30 ás 17h30

Telefone: +1 305-573-6090

Museu Superblue em frente ao Museu Rubell além de várias exposições, exposição flores bonitas, e uma grande de James Turrel que vale muito à pena visitar.

Museu Super Blue
Foto Yeda Saigh

O museu, se é que ele pode ser chamado assim, ocupa um armazém renovado do distrito industrial de Allapattah. 

Museu Super Blue – Exposição James Turrell
Foto Yeda Saigh

Vizcaya Museum & Gardens, está precisando de uma reforma, mas vale a pena ir visitar, é muito bonito!

Villa Vizcaya é uma propriedade em estilo renascentista italiano construída entre 1914 e 1916 como residência de James Deering, o então vice-presidente da International Harvester. 

Museu Vizcaya
Foto Yeda Saigh

Durante o passeio, você vai ver de tudo um pouco: lá fora, um bosque com espécies nativas de plantas, grandes jardins planejados e uma área com esculturas ao ar livre. Já a mansão é repleta de móveis de época, arte decorativa europeia do século XIX e cerâmica antiga. 

Localização: 3251 S Miami Ave, Miami – FL, 33129, EUA

Abre: De quinta a segunda-feira das 9h30 às 16h30 (fechado às terças e às quartas-feiras).

Telefone: +1 305-250-9133

Museu Vizcaya
Foto Yeda Saigh

Pérez Art Museum (PAMM) é um museu de arte moderna e contemporânea dedicado a colecionar e exibir arte internacional dos séculos XX e XXI, localizado no Museum Park, no centro de Miami e sendo um dos principais museus da cidade. Fundado em 1984, o Museu dedicava-se a procurar preencher uma lacuna numa cidade jovem onde não existia um museu de arte contemporânea. Em 1994, a instituição tornou-se colecionadora e, reconhecendo a enorme mudança demográfica ocorrida em Miami na década anterior, reorientou sua missão para garantir que o Museu refletisse a pluralidade de comunidades da cidade.

Museu Pères
Foto Internet

Museu Science Frost, aquário com peixes lindos!! tubarão incrível, filme sobre estrelas e carbono no planetário muito legal, Phillip and Patricia Frost Museum of Science, se destaca como uma das poucas instituições em todo o mundo a ter um aquário e um planetário em um museu. 

Museu Science Frost – Vista Aérea
Foto Internet

O Frost Planetarium é um dos mais inovadores do planeta. O auditório de 250 lugares é alimentado por um sistema visual 8K usando seis projetores com capacidade 3D com 16 milhões de cores e som surround. Inclinado para a frente em um ângulo de 23,5 graus, o auditório oferece aos espectadores uma experiência virtual de quase 360 graus dentro do vão de 67 pés do planetário. Esteja você viajando pelo espaço, explorando as profundezas do oceano ou observando as estrelas, o Frost Planetarium oferece uma experiência educacional envolvente e emocionante.

Planetário – Museu Science Frost
Foto Internet

O aquário – A peça central da Frost Science é impressionante, três níveis de aquário contendo vários habitats, ecossistemas e profundidades subaquáticas. Os visitantes começam no telhado ao ar livre Royal Caribbean Vista, projetado para representar a superfície do ecossistema do sul da Flórida. 

Desça para o segundo nível de mergulho onde você verá quase 30 aquários e embarcações interativas, com tudo, desde peixes-donzela coloridos a peixes-papagaio e pargos nadando em meio a cabeças de coral. Você também verá as raízes de sustentação e queda das florestas de mangue.

Aquário
Foto Internet

Endereço: 1101 Biscayne Blvd, Miami, FL 33132

Museu Wolsoniam, 

The Wolfsonian-FIU, localizado no coração do distrito Art Deco de Miami, é um museu, biblioteca e centro de pesquisa com foco em arte e design. Você vai se depararcom uma enorme coleção de objetos de arte e design produzidos entre a Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial. O acervo inclui mídia, móveis, peças de design industrial, vidrarias, cerâmicas, livros raros, memorabília, documentos, pinturas e tecidos vindos do Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Itália. Entre os objetos mais importantes estão as peças relacionadas às antigas feiras mundiais, artes decorativas do período do New Deal nos Estados Unidos, financiadas pelo governo da época, e rascunhos de projetos arquitetônicos.

Endereço: 1001 Washington Ave, Miami Beach – FL, 33139, EUA

Abre: Segunda, terça, quinta-feira e sábado das 10h às 18h. Sexta-feira das 10h às 21h. Domingo das 12h às 18h (fechado às quartas-feiras).

Museu Wolsoniam,
Foto Internet

Coleção José Carlos Maldonaddo, venezuelano, linda coleção, Fundada em 2005 pelo empresário venezuelano Juan Carlos Maldonado, a missão da Coleção Juan Carlos Maldonado (JCMC) é contribuir para o estudo e valorização da Abstração Geométrica como um movimento universal que transcende geografias e origens culturais.

O JCMC possui um acervo de arte em constante expansão, ativado por programação pública e que inclui exposições dinâmicas, publicações acadêmicas e empréstimos de obras a instituições. 

Endereço: Suite 201 3841 NE 2nd Av

Coleção Maldonado
Foto Yeda Saigh

Institute of Contemporary Art foi criado para promover obras contemporâneas de artistas de todo o mundo, assim como dar uma força para a criatividade e mostrar o trabalho de artistas estreantes e locais. Esse impressionante museu de arte contemporânea fica no Miami Design District. A coleção permanente é focada em novos talentos e artistas proeminentes, como William Copley, Jose Antonio Hernandez Diez, Jim Hodges e Gabriel Orozco. O instituto também oferece oficinas e programação para artistas, espetáculos de dança e teatro e exposições rotativas. Tem a coleção de la Cruz, o prédio é muito bonito!

Endereço: 61 NE 41st St, Miami – FL, 33137, EUA

Abre: De quarta-feira a domingo das 12h às 18h (fechado às segundas e às terças-feiras).

Telefone: +1 305-901-5272

Institute of Contemporary Art
Foto Yeda Saigh

West Palm Beach – Fomos de trem no horário das 10hs – Brigthline. O trem é chiquérrimo, com uma sala Vip com café expresso, sucos e pães variados deliciosos. A paisagem é muito bonita e o percurso é de uma hora. Esse trem também vai para a Disney.

Brightline para Palm Beach
Foto Yeda Saigh

Visitamos o Museu Flagler, lindo!! A  exposição do Mucha muito bem montada, depois seguimos a pé para o restaurante St Ambreous, em torno tem um shopping cheio de lojas ótimas. Voltamos no trem das 19 hs, descemos no Aventura Mall, que é bem mais perto de onde estávamos hospedadas!

Flagler Museu
Foto Yeda Saigh

Inaugurada pela primeira vez em maio, a nova estação Brightline/Orlando foi meticulosamente projetada e construída sob as lentes do viajante moderno de hoje. A estação de 37.350 pés quadrados está localizada na nova estação ferroviária de 80.000 pés quadrados do Aeroporto Internacional de Orlando, adjacente ao Terminal C. 

West Palm Beach é uma cidade localizada no condado de Palm Beach, do qual é a sede. Foi fundada em 1.909. É uma cidade muito simpática para passear, e almoçar em restaurantes legais!! Não deixe de visitar o Flagler Museum!!

Flagler Museum – Quando foi concluído em 1902, o New York Herald proclamou que Whitehall, a propriedade da Era Dourada de Henry Flagler em Palm Beach, era “mais maravilhosa do que qualquer palácio na Europa, mais grandiosa e magnífica do que qualquer outra residência privada no mundo”. Hoje, Whitehall é um marco histórico nacional e está aberto ao público como o Museu Flagler, oferecendo passeios autoguiados, exposições itinerantes e programas especiais.

Conta a lenda que Henry Flagler era sócio dos Rockfeller na Standard Oil e depois da Guerra Civil foram à falência e sua mulher morreu. Desgostoso pegou um avião e sobrevoou a Flórida, na época em 1910, um pântano. Resolveu arriscar e com o que tinha sobrado de sua fortuna comprou grande parte da Flórida! Conheceu uma moça e se casou de novo e de presente de núpcias mandou construir esse palacete para ela com 12 suites! Era a primeira vez que se vê uma suíte (quarto com banheiro junto). 

Endereço: One Whitehall Way, Palm Beach, FL 33480

Flagler Museu
Foto Yeda Saigh

Saw Grass Mills distante a uma hora de Miami,esse out let famoso é muito legal, é possível fazer compras ótimas, almoçamos lá, chegamos de volta 19hs!  Alugar um carro é a melhor pedida para ir ao outlet.

Endereço: 12.801, W Sunrise Blvd Sunrise 33323

Sawgrass Mills
Foto Yeda Saigh

Brickel City Center, é um shopping novo em down town, muito bonito.

Brickel Center
Foto Yeda Saigh

Restaurantes

Los Fuegos dentro hotel Faena, muito legal, restaurante do Francis Malmann, ótimo!! Depois do jantar vimos o show, vale a pena!!

Endereço: 3201 Collins Ave, Miami Beach

Salumeria 104

O charme rústico do norte da Itália encontra a vibração de Miami. Salumeria 104 é um restaurante rústico em estilo trattoria que serve pratos salumi exclusivos e clássicos italianos caseiros tradicionais. O chef e coproprietário Angelo Masarin pretende criar pratos inspirados em sua infância, como os que sua avó lhe ensinou. A paixão do Chef Angelo pela comida vem com o desejo de preparar os melhores e mais frescos ingredientes.

Endereço: 3451 NE 1st Ave, Ste 104, Miami, FL 33137

Restaurante Salumeria
Foto Internet

BOIA DE

Uma Estrela MICHELIN: Cozinha de alta qualidade, vale a pena conferir! Fomos e gostamos muito! Chegamos cedo 17h30 e fomos os primeiros da fila, não aceitam reservas. Comida muito boa, serviço bom e frequência ótima!! Boia de é um restaurante íntimo e casual que oferece uma abordagem americana moderna da culinária italiana. Liderado pelos chefs Luciana Giangrandi e Alex Meyer, o menu de inspiração italiana do restaurante apresenta uma seleção tentadora de pratos antigos e rotativos, como cascas de batata cobertas com stracciatella e caviar, pappardelle alla lepre saudável e tagliolini nero indulgente com caranguejo real e trufa. Para arredondar o Fresh e cardápio empolgante, o Boia de oferece uma carta de vinhos com curadoria com forte foco no vinho natural.

Endereço: 5205 NE 2nd Ave, Miami FL 33127 no Bravo Supermarket Plaza. Você pode nos encontrar sob o ponto de exclamação rosa neon ao lado da lavanderia Coin Laundromat.

Restaurante Boia De
Foto Yeda Saigh
Casa Tua

Gostei muito da comida!! Fomos tomar café na Casa Tua da Brickel City Center, sanduiche delicioso!!

Restaurante descolado no Brickell Center bem no centro de Miami. Atendimento rápido com comida italiana nota dez! Junto ao restaurante tem uma padaria e mercadinho onde você encontra tudo para culinária italiana! 

Endereço: 1210, Brickel Av

Restaurante Casa Tua
Foto Yeda Saigh

Château ZZ’s

Bem animado, gente jovem. Recém Inaugurado e já estava lotado!! Localizado em uma mansão histórica na Brickell Avenue, em Miami, o Chateau ZZ’s é o primeiro restaurante mexicano do Major Food Group. O cardápio do Chateau homenageia uma das cozinhas mais icônicas do mundo, apresentando ceviches vibrantes e clássicos do bar cru, tostadas cobertas com ingredientes luxuosos, entradas comemorativas grelhadas e mais de 1.000 tequilas e mezcals. Uma noite no Château é animada pela famosa equipe em uma variedade de ambientes deslumbrantes, incluindo a sala de jantar principal, nosso solário, um bar e lounge energético e os jardins exuberantes da propriedade. 

Endereço: 1500, Brickell Av Miami 36129

Pastis

Muito bom!! Adoramos!! A brasserie de estilo parisiense por excelência da cidade de Nova York, Pastis, chegou à ensolarada Flórida. O restaurante aclamado pela crítica que ancorou o Meatpacking District de Manhattan por quase 15 anos, traz sua vibração exclusiva “je ne sais quoi” para seu mais novo local em Wynwood, um dos bairros mais criativos e prósperos de Miami.

Endereço: 380, NW 26th St FL 33127

Casadonna

Gostamos muito, alegre, frequência ótima. Uma parceria inédita entre Groot Hospitality e Tao Group Hospitality – no bairro de Edgewater, ao lado da Baía de Biscayne. Uma atmosfera sofisticada e histórica, com um menu extenso e criativo em torno da culinária da costa italiana. Com ingredientes frescos locais e importados da Itália e pratos exclusivos. 

Endereço:1737, N Bayshore dr

Joe’s Crab

Como sempre delicioso, é um programão ir jantar no Joe’s! O crab é divino, o restaurante sempre cheíssimo, alegre, se for à Miami não perca!!

Opinião do Guia MICHELIN

Quando Joe Weiss abriu sua lanchonete em 1913, Miami Beach nem tinha estradas pavimentadas e os clientes tinham que pegar a balsa para fazer a travessia. Um século depois, à medida que arranha-céus e bairros comerciais floresciam por toda parte, este restaurante permaneceu como uma das principais atrações da cidade. Celebridades, políticos e moradores locais vão direto para este ponto quente de crustáceos, agora aberto o ano todo. E se o estacionamento dedicado do outro lado da rua for alguma pista, a espera por uma mesa aqui pode ser demorada.

Cozida, resfriada e servida com molho de mostarda exclusivo, esta especialidade sazonal também é sustentável, pois os caranguejos podem regenerar suas garras em cerca de dois anos. Termine a refeição com uma refrescante fatia de torta de limão.

Endereço: 11 Washington Ave, Miami Beach, FL 33139, EUA

Restaurante Joe’s Crab
Foto Yeda Saigh

Hotéis

The Billtimore – ficou conhecido por ser a maior piscina do mundo, Esther Williams frequentava a piscina. É um hotel muito bonito, antigo, com campo de golf, restaurantes, bares, vale muito a pena conhecer!! A torre central do Biltmore Hotel pode ser vista de longe, com seus 96 metros de altura se destacando sobre o bairro residencial de Coral Gables, ao sul de Miami. Cheio de história, o Biltmore, hotel de estilo mediterrâneo, com toques italianos e islâmicos, tem vários locais acessíveis ao público, a começar pelo lobby principal, onde altas colunas sustentam um teto abobadado e pintado à mão, com estampas que lembram mosaicos.
Mas o que faz o visitante abrir a boca em deslumbramento é a piscina, vigiada por estátuas, considerada a maior em hotéis da parte continental dos EUA. Mede 2.000 metros quadrados e tem 2,2 milhões de litros de água. Atrás, há um belo campo de golfe projetado por Donald Ross.
A torre de 15 andares, inspirada na torre La Giralda, da catedral espanhola de Sevilha, abriga as suítes mais caras do hotel. A construção data de 1926 e foi designada Marco Histórico Nacional pelo governo dos EUA em 1996.
Entre os ilustres que dormiram no Biltmore nos seus primeiros anos de funcionamento, está Al Capone. Ele sempre ficava na suíte do 13º andar da torre, onde montava um cassino particular e ilegal e ingeria garrafas de destilados em uma época em que a Lei Seca tentava em vão impor-se nos Estados Unidos. Bing Crosby e Judy Garland também fazem parte da lista de famosos.

Hotel Billtmore
Foto Yeda Saigh

O hotel virou hospital na Segunda Guerra e ficou abandonado um tempo, mas foi reinaugurado em 1992. Desde então, a lista de hóspedes ilustres ganhou nomes como Bill Clinton, Cindy Crawford e Robert Redford. Para conhecê-lo, visite-o à tarde. O Biltmore promove chás ingleses com música ao vivo todo dia, das 15h às 17h, no lobby principal (US$ 15 por pessoa). Aos domingos, há dois “brunchs” regados a champanhe (US$ 39,95, às 11h e às 14h) e tours gratuitos que começam às 13h30, às 14h30 e às 15h30. 

Endereço: 1.200 Anastasia Av., Coral Gables, tel. 00/21/1/305/445-1926. 

Site: www.biltmorehotel.com

Hotel Faena

Situado à beira-mar, é muito bonito, piscina ao ar livre, spa de inspiração sul-americana com massagens. Restaurante Los Fuegos do Frances Malmann  

Endereço: 3201 Collins Ave, Miami Beach

Restaurante Los Fuegos – Hotel Faena
Foto Yeda Saigh

Passear em Lincoln Road ainda é interessante, nos domingos tem uma feirinha que vale a pena conferir!!

Para finalizar um pensamento do escritor americano Ernest Hemingway 

“O segredo da sabedoria, do poder e do conhecimento é a humildade.”

Boa Viagem!!

Deixe um comentário