Curiosidade
Uma das edições de janeiro da revista Point de Vue trás na capa a Rainha Elizabeth II (12a maior fortuna mundial) e o Sheik Khalifa ben Al-Nahyan (4a maior fortuna mundial) para ilustrar a matéria sobre o livro do escritor Pascal Dayez-Burgeon “La Fortune des Rois”.

Fomos visitar a mesquita Sheik Zeilah, enorme e linda com suas 82 cúpulas. Cabem 41 mil pessoas! Foi construída entre 1996 e 2007 e dedicada ao Sheik Zayed bin Sultán al Nahyan, fundador e primeiro presidente do país, falecido em 2004 e enterrado na mesquita.


Vimos maior tapete persa do mundo no interior da mesquita é realmente muito bonito e muito verde (o Sheihk queria trazer um jardim para dentro da mesquita). Confeccionado por 1.200 mulheres iranianas durante dois anos. Os lustres de cristal Swarovski são maravilhosos e enormes.

Nas paredes da mesquita há vários relógios enormes mostrando o ano que eles estão (1.433 – ano islâmico) e o nosso ano (2.012 – ano cristão), e os horários diários que os fiéis devem rezar, sempre virados para Meca.

As paredes são decoradas com muitos desenhos de flores pintadas de várias cores, muito bonitas. Na religião muçulmana é proibido o uso de figuras de santos nas mesquitas.

O banheiro das mulheres é super organizado e limpo, chega até a ser bonito. São várias fontes com torneiras em volta e banquinhos para que as mulheres possam se sentar e fazer o ritual da purificação antes de entrarem na mesquita: lavar o rosto, as mãos e os pés três vezes antes da reza, pois são as partes do corpo que podem fazer tanto o bem como o mal.

Visitamos o Emirates Palace Hotel, a construção de hotel mais cara do mundo, três bilhões de dólares!!! Maravilhoso!! A guia disse que estávamos hospedados no hotel para podermos entrar. Vale muito a pena tomar um café lá, é muito chique!


Abu Dhabi tem grandes planos para a Ilha Saadiyat e como é de se esperar, todos ambiciosos e milionários. No momento a ilha é um verdadeiro canteiro de obras. Será o único local do mundo onde cinco arquitetos ganhadores do Prêmio Pritzker terão obras um ao lado do outro: Guggenheim de Frank Gehry, Louvre de Jean Nouvel, um Centro de Artes de Zaha Hadid, Museu Zayed de Norman Foster e Museu Marítimo de Tadao Ando.



Fomos ao Ferrari Park que fica bem próximo ao circuito de Fórmula 1 de Yas Marina, na ilha de Yas. O parque é todo coberto, cabem até 10 mil pessoas e foi inaugurado em 2.010. São mais de 86 mil metros quadrados com 19 atrações, incluindo uma montanha russa, que simula um carro de Fórmula 1, considerada a maior e a mais rápida montanha russa do mundo, 240 kms por hora! Dá muito medo, mas é super rápida, a volta demora apenas um minuto. Mesmo para pessoas como nós, que não são nem um pouco aficionadas por parques de diversões, tivemos que reconhecer que esse é um espetáculo! Tudo muito bem organizado, limpíssimo, com ótimos quiosques de sanduíches e sorvetes espalhados por todo o parque!

Curiosidade
Religião muçulmana – é uma das mais rígidas, com muitas regras tais como: não podem beber álcool, a burca para as mulheres é obrigatória, rezar cinco vezes por dia sempre virados para Meca. É comum escutar ao longo do dia uma voz vinda de algum minarete próximo, chamando os fiéis para rezar: os microfones estão espalhados em todos os lugares, desde os souks até os shoppings. Os estrangeiros não podem entrar em todas as mesquitas.
SULTANATO DE OMAN
Não deixe de visitar a Grande Mesquita Sultan Qaboos de Oman, a maior e mais importante de Oman.

Conhecemos os palácios oficiais do Sultão que ocupam um quarteirão inteiro e que acabaram de ser construídos e servem somente para receber visitas oficiais e despachar. É muito agradável andar a pé por toda a praça e pelos jardins que ficam ao lado mar. O Sultão mora em outro palácio fora da cidade.




Segundo nossa guia, Muscat é a segunda cidade mais limpa do mundo (a primeira é Singapura).
Ir passear pela corniche e pelos souks é bastante agradável, compras ótimas. O iate do sultão é enorme e fica parado no porto da cidade.

Visitamos o Museu de Muscat – bem interessante, com objetos locais da história deles. Na entrada do museu tem uma cidade em miniatura também bem interessante.
Jantamos no restaurante francês do hotel, o La Mer, no 23o andar, uma vista da cidade deslumbrante.

No hotel estavam hospedados 10 times de futebol juniores, inclusive o Vasco da Gama do Rio de Janeiro.

A população de Doha é de cerca de 800.000 habitantes, chegando a quase 1.700.000 em todo o Qatar, mas apenas 1/5 dela é de nativos, o restante são imigrantes, em sua maioria indianos. A cidade é linda, com prédios enormes; lembra Dubai, pois tudo é bem grande, com muitas construções.

Saímos para um tour pela ilha artificial The Pearl, com prédios suntuosos para estrangeiros e filiais das melhores lojas que existem no mundo – a loja mais bonita do Hermès da vida. Uma área imensa, 400 hectares a beira-mar, com iates enormes, formando uma baía em meia-lua. Muito lindo mesmo, é o primeiro empreendimento urbano de Doha.



Andamos pela corniche, avenida a beira da praia para o souk Waqif o que vale muito a pena, principalmente pelas maravilhosas pashminas com preço muito bom.
Visitar a loja do falcão é incrível: parece uma loja do Hermès tamanho é o bom gosto! Um pet shop para falcões e águias, com todos os apetrechos tipo luvas, focinheiras, coleiras e bolsas lindas.

Visitamos o Museu de Arte Islâmica, uma construção lindíssima a beira mar, dedicado às artes islâmicas. O acervo contém obras de três continentes, do século VII ao XIX, com uma iluminação perfeita e mais de 800 peças em 35 mil metros quadrados.
Projetado pelo mesmo arquiteto que fez a pirâmide do Louvre, o chinês I. M. Pei também responsável pelo projeto da National Gallery of Art de Washington, da biblioteca Memorial Kennedy em Boston, do arranha-céu do Bank of China em Hong Kong e do Museu de História de Berlim. A construção, que tem forma cúbica, mistura elementos islâmicos e ocidentais, e é inspirada na fonte utilizada para banhos antes das rezas, que se encontra na Mesquita de Ibn Tulum, do século IX, no Cairo.
A lanchonete fica na entrada onde tem um pé direito enorme com a parede toda envidraçada, dando a sensação que você está em alto mar. Não se esqueça de pedir uma pâtisserie que é muito especial!
A meta de sua Alteza o Emir do Qatar Sheik Hamad bin Khalfa Al Thani é transformar o Qatar em uma grande capital cultural.


Visite Katara Cultural Village, perto da lagoa de West Bay. Uma vila de 99 hectares construída para refletir a tradição de Qatar através da arquitetura tradicional e que abriga as mais diversas atividades culturais. É uma ilha artificial, sonho realizado do Sheik Hamad bin Khalfa Al Thani, projeto de 82 milhões de dólares, que inclui: anfiteatro aberto para cinco mil pessoas, teatro, filarmônica (segundo nos falaram o regente Zubin Metha já está contratado para a próxima temporada), livrarias, galerias de arte, mercados, artesanato, lojas e restaurantes. Os visitantes podem passear por todo o centro em um carrinho elétrico, é muito confortável. Esses espaços bastante novos, ainda estão vazios, quase sem uso.




Para completar o passeio alugamos um daqueles lindos barcos de madeira ancorados na beira do mar e fomos dar uma volta de meia-hora pela baía! O chão do barco é forrado de tapetes persas com futtons e almofadas por cima.
Para terminar um trecho de Os Rubaiyat do famoso poeta persa Omar Ibn Khayyam (1.040/1.120):
“Ouve o que a sabedoria diz todos os dias:
A vida é breve
Não te esqueças, não és como certas plantas
que rebrotam depois de cortadas”.
Boa viagem!
Yeda
Ótimo overview ! Estamos indo a semana q vem !
Bj
Luiz
CurtirCurtir
Yeda, querida
Otima essa reportagem sobre o Golfo Persico.
Fotos belissimas.
Nao conheco essas “bandas” e fiquei encantada.
Parabens.
1 beijo
Ana Maria P. Goncalves
CurtirCurtir
Querida, que show!!
Vou ler com calma e atentamente!!
Obrigada
Bjos
Maria Amália
CurtirCurtir
Yeda
Adorei. Fotos lindas, informações claras e suscintas. Perfeito.
Marta Suplicy
CurtirCurtir
Querida Yeda,
Que maravilha de blog, já fiquei com vontade de ir ao Líbano urgente.
Parabéns pela idéia, pelo conteúdo e pelas fotos belíssimas.
Agora, com mais tempo vou rever tudo, e procurar pelos outros.
Muito obrigada e um grande beijo
Ana Maria
CurtirCurtir
This design is wicked! You definitely know how to keep
a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog
(well, almost…HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented
it. Too cool!
my web-site http://Nouveauclashofclanstriche.Blogspot.Com/
CurtirCurtir