Tour Arquitetura de São Paulo

Fizemos esta semana um tour por São Paulo, voltado para a Arquitetura Contemporânea da cidade, que recomendamos vivamente.

b4069-foto125e225802593mube
MUBE – Foto Yeda Saigh
Começamos pelo MUBE, inaugurado em 1995, com uma exposição de Victor Brecheret. O belo projeto é de Paulo Mendes da Rocha, discípulo de Vilanova Artigas, e o paisagismo, de Burle Marx. O Museu Brasileiro da Escultura não se assemelha a um museu convencional; o que chama a atenção quando você olha pela primeira vez, é a grande viga, as caixas de concreto e o conjunto da obra, que se mostra em diferentes fachadas e planos, em meio ao jardim e as ruas do Jardim Europa, como um pequeno parque.

Nossa próxima parada foi a Casa de Vidro no Morumbi, projeto da arquiteta nascida na Itália em 1914, Lina Bo Bardi e, desde 1990, sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi. A casa, construída em 1951, para ser a residência do casal, é espetacular. Em seu 60o aniversário, a antiga residência do casal Bardi, foi tombada pelo CONDEPHAAT e é patrimônio histórico desde 1987. Lina foi uma mulher e profissional arrojada, muito a frente de seu tempo. A caixa de vidro, suspensa por pilotis metálicos, parece querer fundir-se com a natureza. Assim como no projeto do MUBE, o inovador era manter tanto a construção quanto o ser humano em contato com a natureza, com o exterior.

 

870af-casadevidrodomorumbi
Casa de Vidro do Morumbi – Lina Bo Bardi – Foto Yeda Saigh

A arquitetura externa dos anos 50 era extremamente de vanguarda e, dentro da casa, também podemos perceber como Lina era uma mulher moderna para sua época! O piso é todo em vidrotil azul claro, na cozinha ela já tinha uma lava-louças elétrica, um incinerador para lixo, pias com tampo e cubas em aço inoxidável, quebrador de gelo, entre outras modernidades impensáveis nos anos 50!!! Além de tudo isso, a maior parte do mobiliário foi desenhado por ela: é super bonito e muito prático. O acervo do Instituto compõe-se de peças que representam diferentes épocas e tendências, todas pertencentes a residência do casal e muito bem integradas.

9c9f8-casadevidro-linabobardi
Casa de Vidro – Living – Foto Yeda Saigh

O próximo projeto visitado foi o edifício da FAU – USP, na Cidade Universitária, para conhecer um pouco a obra de Vilanova Artigas, importante arquiteto brasileiro do século 20. Contemporâneo de Lina, nasceu em Curitiba em 1915, mas sua atuação e legado se destacaram na cidade de São Paulo. Formou-se arquiteto pela Escola Politécnica da USP em 1937, depois de ter frequentado o curso de desenho artístico da Escola de Belas Artes, onde conviveu com artistas do Grupo Santa Helena, como Volpi, Bonadei e Rebolo. No início de sua carreira Artigas é fortemente influenciado pelo arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright (1867-1959) e hoje, é considerado como o arquiteto fundador da “escola paulista” de arquitetura moderna.

177ff-fau-usp
FAU USP – Vilanova Artigas– Foto Yeda Saigh

A proposta principal do projeto arquitetônico da FAU é transmitir uma idéia de continuidade espacial, tanto interna, quanto com o exterior do edifício, que pode ser apreciada no grande vazio central e no acesso livre, sem portas. Os seis pavimentos, ligados por rampas largas e de inclinação suave, dão a sensação de um só espaço fisicamente interligado. As raras divisões utilizadas para separá-lo marcam apenas as diferenças de uso e função.

bbc68-fau25e225802593usprampasinternas
FAU USP – Foto Yeda Saigh
Loja Garoa
Nos Jardins, esquina da Oscar Freire com a Melo Alves está a Loja Garoa. A loja da grife paulistana é um projeto do escritório de arquitetura UNA, jovens discípulos de Paulo Mendes da Rocha. Fundado em 1996, o UNA, é uma associação de arquitetos formados pela FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
5f59b-lojagaroa
Loja Garoa – Projeto Escritório UNA – Foto Yeda Saigh
Hotel UNIQUE de Ruy Ohtake
O arquiteto Ruy Ohtake, de 1938, também teve como formação a FAU – USP.

Comentário feito por ele, em uma entrevista dada, há alguns anos, que define o que pensa de seu próprio traçado: “Já reparou nos dois pilares de 25 metros de altura cada um que ajudam a sustentar a estrutura de 100 metros de comprimento do Hotel Unique, no Jardim Paulista? Com apenas 3 centímetros de espessura na base, eles parecem folhas, de tão finos”.

548b5-unique
Hotel Unique – Ruy Ohtake – Foto Yeda Saigh
Toda essa tarde de arquitetura brasileira foi preparada por um expert em São Paulo, Diogo de Oliveira, do escritório SP Bureau, especializado em roteiros sob medida na cidade, ou seja, de Monumentos históricos, à arquitetura moderna , à arte de rua, moda, esportes, de acordo com o interesse do cliente.
Diogo, antropólogo por formação, com experiência em viagens e estudos no exterior, disse:

Normalmente nossos roteiros de arquitetura dão conta da escola paulista de arquitetura (1930 aos dias de hoje), cobrindo de Niemeyer a Paulo Mendes da Rocha, passando por escritórios mais contemporâneos (Triptyque, MMBB entre outros).

Diogo de Oliveira
Roteiros sob medida – Tailored Tours
(+55 11) 31043577 / 24h  82598317 / 78819894 ID 86*23881
Diogo, é super simpático, educado, profundo conhecedor de nossa cidade e, com seu jeito de falar manso, nos faz viajar no tempo através da arquitetura da cidade.
Bom tour!

3 comentários em “Tour Arquitetura de São Paulo

  1. Yeda,
    Sáo Paulo é uma cidade, muito interessante mesmo, e cada recorte que fazemos dela descobrimos novas e novas faces. Gostei muito desse passeio por tão arrojadas construções da cidade. Lembrou-me que nesses “modelos de arquitetura” os arquitetos pensavam como os espaços como, espaços de convívio, de encontro. Esse é um belo tema para ser explorado, novos tours…

    Um grande abraço,

    Vera,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s