Rio de Janeiro – 3

E o Rio de Janeiro continua lindo……*

Chegar no Rio de Janeiro numa sexta feira a tarde, com um tempo bonito é um presente de Deus. Desde a janela do avião você vê a paisagem maravilhosa, a ponte Rio Niterói, a cidade de Niterói à esquerda, a majestosa Baía da Guanabara com o Pão de Açúcar, a Ilha Fiscal, o porto do Rio de Janeiro, a Urca, o Yacht Club com seus barcos, enfim, é tudo lindo!

56282-foto1-baiadaguanabara
Baía da Guanabara – Foto Internet

Alguns restaurantes interessantes:

Oui-Oui
Concebido pela chef Roberta Ciasca e seus sócios, Danni Camilo e Steph Quinquis, o Oui Oui tem proposta pioneira no Rio de Janeiro: oferece cardápio exclusivamente de pequenas porções, para que o cliente monte seu próprio menu degustação. Não há diferenciação entre entradas e pratos principais, e a ideia é que as receitas sejam compartilhadas por todos da mesa, em várias rodadas de comidinhas ao longo da noite.

Rua Conde de Irajá, 85
Humaitá
Tel: (21) 2527-3539
www.restauranteouioui.com.br

c676c-foto2-restauranteouioui
Restaurante Oui Oui – Foto Yeda Saigh

Entretapas

Numa casa antiga do bairro de Humaitá, um restaurante charmoso, comida muito boa, lembra muito o Eñe de São Paulo. Serviço muito bom.
Através das tapas, passeia-se pela culinária espanhola, respeitando as receitas e os temperos que foram ficando no tempo com a presença dos povos que habitaram a Espanha através dos tempos, fazendo do Entretapas um pedacinho da Espanha no coração do Rio de Janeiro.

Rua Conde de Irajá, 115
Humaitá, RJ
Tel: (21) 2527-0673
http://entretapas.com.br

ea402-foto3-restauranteentretapas
Restaurante Entretapas – Foto Yeda Saigh

Alameda
Depois de sete anos em Araras (RJ), o restaurante Alameda desce a serra e se instala no bairro do Humaitá, no lugar do antigo Carême. Ganhador de uma estrela no Guia Quatro Rodas de 2004 a 2009, a casa oferece uma enorme variedade de pratos feitos à base de escargot, que vem diretamente de produções em Petrópolis e Nova Friburgo.

Rua Visconde de Caravelas 113
Humaitá, RJ
Tel: (21) 2527-9662
www.alamedarestaurante.com.br

fedcc-foto4-restaurantealameda
Restaurante Alameda – Foto Yeda Saigh

CT Boucherie
Claude Troisgros abriu na badalada Dias Ferreira no Leblon, um restaurante de carnes diferente: o prato principal de carne é fixo e é servido com um maravilhoso rodízio de acompanhamentos. Serviço impecável e decoração bem simpática, muito agradável sentar no terraço.

Rua Dias Ferreira 636
Leblon, RJ
Tel: (21) 2529.2329
www.ctboucherie.com.br

8930b-foto525e225802593ctfachada
Restaurante CT Boucherie – Foto Yeda Saigh

Talho Capixaba

O antigo açougue de 1958, se transformou numa delicatessen que está super na moda para o café da manhã ou lanche durante o dia, sempre cheio de celebridades. Você toma um bom café da manhã ou come sanduíche, não esquecendo que se trata de uma mercearia, onde se encontra para comprar os mais deliciosos pães, bolos, frios e biscoitos para se comer no balcão ou em mesinhas fora.

Av. Ataulfo de Paiva, 1022 Loja a-b
Leblon, RJ
Tel: 21 2512–8760
www.talhocapixaba.com.br

81705-foto6-delicatessentalhocapixaba
Restaurante Talho Capixaba – Foto Yeda Saigh

Cinema Estação Ipanema

Para quem fica em Ipanema é um ótimo endereço para se ir a pé de vários hotéis e tem sempre ótimos filmes. Inaugurado em 2000 são duas salas frequentadas principalmente pelos moradores do bairro.

Rua Visconde de Pirajá, 605
Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 2279 4603
www.grupoestacao.com.br/grupoestacao/salas/ipanema.php

Igreja Nossa Senhora da Paz
Muito simpática, construção bonita e antiga, frequentada pelas pessoas do bairro. Há missas em mais de um horário aos sábados e domingos.

Rua Visconde de Pirajá, 339 – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ, 22410-003
Tel: 55 21 2523-4543
www.nspaz.org.br

Livraria Argumento
É um ponto de encontro de intelectuais do Leblon, também na Dias Ferreira.
No fundo da livraria tem um restaurante muito movimentado. Encontramos Heloisa Seixas e Rui Castro, que nos autografaram seu último livro Terramarear, sobre viagens. Contaram que quando viajam pelo Brasil ou ao exterior, a passeio ou a trabalho, juntos ou separados, Ruy Castro e Heloisa Seixas, sua mulher, procuram o espírito dos lugares. Para isso, antes de partir, lêem livros, ouvem músicas e assistem a filmes sobre a região que vão visitar. Chegando lá, são capazes de traçar roteiros originais, que agora compartilham com os leitores em Terramarear. Ambos são dois grandes viajantes e nos contam suas experiências interessantes pelos mais diferentes pontos turísticos do mundo.

Rua Dias Ferrereira, 417
Leblon, RJ
Tel: 21 2239–5294
www.livrariaargumento.com.br

Bossa Nova
Domingo de manhã na praia em Ipanema é uma programação imperdível. Sempre tem um grupo de bons músicos tocando por prazer, entre a Garcia d’Avila e a Aníbal de Mendonça. Escutar aquela linda música, olhando o mar, num dia de sol ….. não preciso dizer mais nada. Como dizia Vinicius de Moraes “A vida é a arte do encontro”.

f6594-foto7-praiadeipanema
Praia de Ipanema – Foto Yeda Saigh

Clube Gourmet
Não preciso falar muito sobre o Zé Hugo e seus maravilhosos restaurantes! Agora no centro com um buffet nada exagerado, tudo na medida certa e longe daquelas “caçambas” de aço inox que se usa por aí.

O primeiro Clube Gourmet foi em Botafogo, há muitos anos. Um janelão aberto dá diretamente pra cozinha, de onde saem os pratos quentes. Um presente para o Centro do Rio e seus freqüentadores como eu, uma decoração novinha em folha. Até a rua ficou mais bonita, com a bela entrada vermelha. De antigo, guardou mesmo o paladar de uma das comidas mais gostosas do Rio de Janeiro.

Rua Sete de Setembro, 63
Centro – RJ
Tel: 55 21 2509–2636

Restaurante Le Champs Elysées
Dentro do belo prédio da Maison de France, perto do aeroporto e do centro financeiro do Rio, atrai muitos executivos. O salão é muito simpático e a comida dos irmãos Alain e Dominique Raymond não fica devendo nada à clássica cozinha francesa.

Le Champs Elysées Restaurante
Av. Pres Antônio Carlos 58, 12o. andar
Centro, RJ
Tel: 2122406411

Centro Cultural Banco do Brasil
Prédio maravilhoso, localizado em um dos melhores pontos do centro antigo. Sempre com boas exposições, peças de teatro e filmes. Logo na entrada, você se depara com um café para um expresso rápido, sem compromisso, mas se você estiver com tempo, aconselho a subir ao mezanino e ir na Confeitaria Colher de Pau, tomar um delicioso chá. Inaugurado como sede da Associação Comercial, em 1906, foi sede do pregão da Bolsa de Fundos Públicos.

Na década de 20, depois de uma reforma passou a pertencer ao Banco do Brasil tornando-se sua Sede até 1960 e hoje Agência Primeiro de Março, ainda em atividade. No final da década de 80, o Banco do Brasil decidiu pela preservação do prédio transformando-o em centro cultural. Com 17 mil metros quadrados, o CCBB RJ integra muitos espaços num só, onde a arte está permanentemente em cartaz.

Rua Primeiro de Março, 66
Centro, RJ
Tel: 21 3808-2020
www.bb.com.br

9d23e-foto8-centroculturalbancodobrasil-1jpg
Centro Cultural Banco do Brasil – Foto Yeda Saigh

9fa70-foto8a-centroculturalbancodobrasil
Centro Cultural Banco do Brasil – Foto Yeda Saigh

Fundação Casa França–Brasil

Casa França-Brasil é inaugurada em 29 de março de 1990 como um espaço cultural voltado para diversas manifestações artísticas, como artes visuais, cinema, vídeo, quadrinhos, música, multimídia e outras.
Em cartaz uma exposição maravilhosa, da artista francesa Valérie Belin: “O Ser e o Parecer”, onde segundo a autora “a fotografia é a mágica de ver aparecer e assistir à transformação propiciada por esse meio”. A curadoria é de Adon Peres e Evangelina Seiler.

Rua Visconde de Itaboraí, 78
Centro, RJ
Tel: 55 21 2332–5120
http://www.fcfb.rj.gov.br

3cfcf-foto9-casafranc25cc25a7abrasil
Fundação Casa Brasil França – Foto Yeda Saigh

 

46f2b-foto9a-expos-vale25cc2581riebelin
Exposição Valérie Balin – Foto Yeda Saigh

Centro Cultural dos Correios
Construído para sediar a escola da companhia de navegação Lloyd Brasileiro, o edifício dos Correios foi inaugurado em 1922. A inauguração oficial do Centro Cultural Correios foi em agosto de 1993 com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93. Desde então, o Centro Cultural Correios vem promovendo eventos nas áreas de teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e outras.

As linhas arquitetônicas da sua fachada são de estilo eclético, característico do início do século XX. Preste atenção no elevador do início do século passado, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno.

No andar térreo, estão localizados o teatro, uma Galeria de Arte, uma agência e um bistrô. No segundo e terceiro pavimentos estão localizadas dez salas de exposições. A Praça dos Correios com um lindo espelho d’água e um suporte de uma concha acústica, pode receber um público numeroso para eventos a céu aberto. Vimos uma exposição de Di Cavalcanti, com desenhos incríveis, alguns óleos e gravuras.

O Centro Cultural dos Correios faz parte do Corredor Cultural, tendo como vizinhos a Casa França Brasil e o Centro Cultural do Banco do Brasil.

Rua Visconde de Itaboraí, 20
Centro, RJ
Tel: 55 21 2253-1580
www.correios.com.br/sobreCorreios/

1aa79-foto10-centroculturalcorreios
Centro Cultural Correios– Foto Yeda Saigh

Igreja da Candelária

Construída no século 18, por um casal de portugueses em agradecimento a Nossa Senhora das Candeias, por terem sido salvos de um naufrágio e terem conseguido chegar ao Rio de Janeiro em 1600. Em seu interior está eternizada a história do casal, com pinturas que contam esta história.

A fachada, particularmente bonita entre as igrejas coloniais brasileiras e o projeto de planta em cruz latina, lembram muito certas igrejas do barroco português. A igreja da Candelária está voltada para a baía de Guanabara, principal de entrada na cidade.

ccfb1-foto11-igrejadacandelaria
Igreja da Candelária– Foto Yeda Saigh

Aconselho vivamente a fazer esse passeio do Corredor Cultural do Centro.

Av Presidente Vargas
Centro, RJ
Tel: 55 21 2233-2324

*Letra e Música de “Aquele abraço” de Gilberto Gil

Como dizia Vinicius de Moraes: “…é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe…”
Letra do Samba da Benção

Bom fim de semana!

Parcerias
                                                   www.exploretravel.com.br
                                                   anakesselring.blogspot.com

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

3 comentários em “Rio de Janeiro – 3

  1. Querida Yeda
    Faz uns oito anos que não vou ao Rio .Quando eu era menina e moçinha tb eu ia todo o mes pois meus avós paternos moravam lá, e como eu adorava! Me deu uma vontade imensa de voltar lá , rever meus primos cariocas e aproveitar as suas maravilhosas dicas.
    bjs Iracema

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s