Arte na Califórnia

Essa semana vou publicar um artigo da minha querida sobrinha Mariana Matarazzo que esteve viajando pela Califórnia.

Arte na Califórnia – Road trip de museus

Para quem viajar para o oeste americano atrás de praia pode aproveitar para conhecer um circuito bem interessante de museus.

4e514-foto125e225802593deyoung
De Young Museum – Foto Mariana Matarazzo
Em São Francisco, uma boa dica é o De Young Museum. A começar pelo projeto arquitetônico do Herzog de Meuron, que fica escondido no imenso parque Golden Gate. Cercado de verde o museu valeria a visita pois é bonito por si só.
e743c-foto225e225802593de-young
De Young Museum – Foto Mariana Matarazzo
Um dos aspectos interessantes é que ele foi refeito no mesmo lugar em que o anterior museu (destruído pelo terremoto de 1989) estava localizado. O seu projeto moderno, com fachada de placas de cobre perfuradas, é controverso – nem todos gostam -, mas a intenção de seus idealizadores foi a de criar no visitante diferentes sensações.
250c1-foto2a25e225802593deyoung-museum
Herzog e de Meuron – De Young Museum – Foto Mariana Matarazzo

Como se não bastasse, estava acontecendo uma retrospectiva do trabalho de Jean Paul Gaultier até o dia 19 de Agosto. A produção da exposição estava impressionante, os manequins ganharam vida e contam a história do que se passava em cada época, além dos trajes clássicos usados por celebridades como Madonna. Perfeito para os amantes de moda e de arquitetura.

01009-foto325e225802593gaultier
Exposição Gaultier – Foto Mariana Matarazzo

Em Los Angeles, o LACMA reúne um acervo respeitável em um complexo de sete edifícios localizado bem no coração da cidade, fácil de chegar e com a promessa de agradar vários gostos. O acervo permanente de arte moderna tem clássicos de Magritte, Calder, Picasso, Miró, entre tantos outros. Das exposições atuais, ressaltaria duas: a da fotógrafa Katy Grannan, que está sendo exposta também no Tate de Londres, até o dia 14 de outubro e a do fotografo Michael Hazer, que fez uma série de fotos em tamanho real nomeada de “Actual Size”, até o dia 19 de Setembro de 2012.

9f48f-foto425e225802593katy-grannan
Katy Grannan – “Actual Size”– Foto Mariana Matarazzo

Quem continuar em São Francisco poderá ver o SFMOMA, fundado em 1935 e que está exibindo o trabalho da artista Cindy Sherman, artista que criticou estereótipos femininos desde o começo da sua carreira em 1960 ao se fantasiar como elas e retratá-las em cenas clássicas, exposto até o dia 08 de outubro de 2012. Vale também subir no Roof Garden, tomar um café, ver a vista e as instalações.

b5f52-foto525e225802593sfmoma
SFMOMA – Foto Mariana Matarazzo
Mariana Matarazzo é estudante de arquitetura da Escola da Cidade, está atualmente cursando o semestre em Copenhagen na Royal Danish Academy of Fine Arts. Formada em um colégio inglês, com apetite italiano e curiosidade brasileira.
33f66-marianamatarazzo
Mariana Matarazzo

 

2 comentários em “Arte na Califórnia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s