É uma viagem diferente e muito relaxante para quem gosta de aventuras.

A viagem de São Paulo a Salvador pela Avianca é ótima. O espaço entre as cadeiras aumentou bastante nessa nova configuração interna do avião ATR, privilegiando o conforto do passageiro, além de um serviço muito bom. Em duas horas de vôo chega-se a Salvador.
Experimente o hotel Convento do Carmo, no Pelourinho, maravilhoso! Não deixe de admirar os dois claustros do Convento que estão muito bem conservados, um é do século XVII e o outro do século XVIII, onde fica a piscina. É uma boa pedida fazer uma pausa na hora do almoço, aproveitar para se refrescar e comer uma salada na piscina do hotel.

O Pestana Convento do Carmo é um dos mais fabulosos hotéis na Bahia, localizado no Pelourinho, Centro Histórico da cidade de Salvador, classificado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
O Convento foi inicialmente construído em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas da ordem 3ª do Carmo: ao longo dos séculos foi palco de grandes acontecimentos da história do Brasil e é hoje, após uma cuidadosa e detalhada restauração, o primeiro hotel histórico de luxo no Brasil.


os proprietários Ana e Gianluca são italianos e muito simpáticos: ele nos recebeu muito bem e mostrou toda a pousada.
A sala de café da manhã é muito agradável, quartos bons, mas o mais bonito de tudo é a vista que se tem do terraço para a Baía de Todos os Santos. Uma boa opção para quem quer ficar em um lugar mais em conta que os grandes hotéis.

Fundada em 1943 com a denominação de Cia. Brasileira de Novos Hotéis, seu primeiro hotel foi o “Aeroporto Othon”, inaugurado em 1944 no centro do Rio de Janeiro.
Othon Lynch Bezerra de Mello foi o fundador, que expandindo seus negócios nas áreas têxtil e açucareira, vislumbrou dar ao Brasil uma extensa rede hoteleira com capital integralmente nacional.
Os Hotéis Othon vêm, desde então, apresentando notável ritmo de crescimento, sendo ainda hoje uma das maiores redes nacionais de hotéis.

Todo começo do ano, no segundo domingo de janeiro, depois do Dia de Reis, há a tradicional lavagem das escadas da Igreja que teve início em 1773, quando os integrantes da “irmandade dos devotos leigos” obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. As portas da Igreja permanecem fechadas durante a lavagem – as baianas despejam água nos degraus e no adro, ao som de toques e cânticos africanos.

a mais bonita e famosa Igreja Católica de Salvador, como dizem os baianos: quem vem para Salvador e não vai conhecer a Igreja de São Francisco é como se não tivesse vindo para Salvador.
Começou a construção em 1708 até 1750: é considerada uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro, muito ouro, a maior parte das esculturas foi feita pelos escravos: pode-se ver pelas fisionomias dos anjos com traços negróides.
As esculturas dos Santos são muito bonitas feitas por artistas famosos da época. Apesar da igreja ser de São Francisco é mais conhecida por Santo Antônio.


uma área de diversão, criado no século XVII, já serviu de proteção para a cidade contra invasões. A partir do século XIX, o dique começou a ser aterrado para a expansão da cidade, tendo diminuído seu tamanho.
Hoje é uma área de esporte e lazer bem arborizada. Possui anfiteatro, centros comunitários, pedalinhos, restaurantes, além de doze esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno.

é um museu instalado em um palácio do século XVII, inaugurado em 2006. Exibe obras que vão do século XVII até os dias de hoje e dá continuidade ao projeto social de revitalização da região central em torno da Santa Casa de Misericórdia.
Atualmente é o mais visitado da Bahia. A casa é deslumbrante e foi toda reformada, tem uma vista maravilhosa para a Bahia de Todos os Santos. Vale muito a pena visitar!

muito simpático e de extremo bom gosto: é um antigo galpão reformado, paredes originais de tijolos antigos em contraste com o jardim moderno. No terraço e na grande janela do salão principal, chama a atenção a bela vista para a Baía de Todos os Santos. Cozinha contemporânea muito boa, chef Edinho Engel eleito cinco vezes chef do ano em “Veja Salvador Comer & Beber”.

![]() |
Salão das areias coloridas – detalhe |
divino!! Não é muito alta, 15 mts. de altura, você cair no rio com aquele calor nada melhor! é muito divertido! Depois pode-se tomar sol numa prainha bem simpática.
![]() |
Pratinha – Tirolesa |
As inscrições nas pedras tem mais de 8000 anos de idade!!!! Vimos um desenho de um ET, idêntico ao do filme do Spielberg, o que deixou nossa imaginação voar! São desenhos bem simples da vida do dia a dia, animais variados, ferramentas, homens, tudo em tons de laranja. Ao lado da casa sede do sítio arqueológico fica o atelier do vigia Adailton – (75) 9966 0391, artista autodidata que faz objetos de artesanato e alguns móveis, cadeiras, mesas, tudo bonito e muito em ordem, até o banheiro é super limpo e muito bem arrumado.
Curiosidade
A Caverna de Chauvet, no sul da França, descoberta em 1994, é um dos mais importantes sítios arqueológicos de arte pré-histórica do mundo a reunir as pinturas antigas da humanidade. O cineasta alemão Werner Herzog está em cartaz na cidade de São Paulo com o filme ‘Caverna dos Sonhos Esquecidos’, exatamente sobre esse tema.
Orquidário
várias cachoeiras no local, o almoço é em um pequeno restaurante na entrada. A descida pelo leito do rio é bem difícil. Aproveite a tirolesa, é uma delícia, e você cai direto no rio! Tem também rapel para quem gosta.
um galpão na praça central de Lençóis, com vários artistas que vendem artesanato.
ótimo, bem na entrada da cidade, bom gosto, uma piscina deliciosa com caramanchões para fazer massagem a tarde na volta dos passeios, o que é muito relaxante por que se anda muito morro acima e morro abaixo!! O hotel indica vários profissionais, eu escolhi uma moça argentina Maria José, que recomendo bastante, é muito boa. O restaurante é ótimo, tem um chef muito bom, Beto, e o serviço é impecável. Não deixe de tomar um suco na entrada do hotel: tem um café super moderno e bem montado.
![]() |
Hotel Canto das Águas – piscina |
de bom gosto, com um belo café da manhã, a dona é super simpática, me mostrou todo o hotel que é muito bem montado. Seu marido e ela fazem parte do Edhen – Espaço de Desenvolvimento Humano e Natural – recomendo marcar uma sessão com ele, Nelson da Silveira, que atende no próprio hotel, é super interessante.
![]() |
Villa Serrano |
na entrada da cidade, uma pousada de charme, eleita pelo Guia 4 Rodas de 2013 como o mais famoso e melhor café da manhã de Lençóis. No atelier há peças de cerâmica bem simpáticas para comprar.
Para terminar duas frases tradicionais da Chapada Diamantina:
“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado e o último peixe for pescado vocês vão entender que dinheiro não se pode comer”
“Da gruta nada se tira a não ser fotografias. Nada se deixa a não ser pegadas. Nada se leva a não ser saudades.”
Boa Viagem!
Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders
oi, adorei!!! …anotado para próxima oportunidade!
bjs, p/ vc Virginia (a Gruta Azul deve ser linda… e a foto está ótima!)
Beatriz
CurtirCurtir
Tu querida adoro o seu blog!
Pim
CurtirCurtir
Yeda
Que lugares lindos!!!!!
Bjs
Marina
CurtirCurtir
Amiga querida,
Com saudades mando beijos. Mais uma vez adorei!!!
Angélica
CurtirCurtir
muito bom!
Idely
CurtirCurtir
Parabéns pelo blog. lindo.
Não deixe de conhecer a vila de Igatu, eu recomendo, é linda e bucólica.
http://vila-de-igatu-chapada-diamantina.blogspot.com.br
CurtirCurtir