O festival de música em Trancoso aconteceu pela segunda vez esse ano e vai se repetir o ano que vem já com o teatro novo pronto. 

Um trabalho de quatro amigos que levou dois anos de planejamento. Eles compartilhavam um mesmo sonho: promover as belezas naturais e a comunidade de Trancoso e, inicialmente, realizar um festival de música que reunisse o jovem músico e o profissional consagrado.

50f89-foto1-mucc81sicaemtrancoso
Música em Trancoso

Música em Trancoso mantém três atividades interligadas que acontecem simultaneamente em oito dias de encontros e são: o “Festival de Música”, o “Máster-classes” e as “Aulas de Iniciação Musical”.

Com 10 mil espectadores, entre moradores da região, visitantes brasileiros e estrangeiros, e mais de 200 músicos de várias partes do mundo, que, somados aos mais de 200 profissionais de vários segmentos diretamente envolvidos no projeto, trazem vigor à economia local durante meses.

Segue uma pequena amostra do festival
Vídeo – Festival de Música em Trancoso
Club Med – Trancoso – Bahia – Brasil
Obrigado Karib Ribeiro por compartilhar este vídeo

Quatro são os culpados por esse evento maravilhoso!

4d0b2-sabinelovatelli1
Sabine Lovatelli
Parabéns a Sabine Lovatelli!! responsável pela organização musical do evento! Além de ser uma mulher encantadora, Sabine tem uma capacidade incrível de escolher músicos internacionais da atualidade muito bons. Ela foi a fundadora do Mozarteum há mais de 30 anos, traz o melhor da música clássica para o Brasil e faz disso um importante instrumento de desenvolvimento social. Riquíssima experiência que, agora, será compartilhada com a comunidade de Trancoso.
Sabine, condessa italiana nascida na Alemanha e radicada no Brasil, fundou o Mazarteum em 1981 e o transformou em referência nacional na música clássica. Além de organizar e promover espetáculos de música, o  Mozarteum também mantém diversas atividades e parcerias culturais.
8ffe8-reinoldgeiger
Reinold Geiger
Empresário internacional, hoje diretor geral da L’Occitane no Brasil, sempre buscando novos desafios, cujo amor por Trancoso e a amizade com os demais integrantes o tornaram um parceiro natural.
edbbd-carloseduardobittencourt
Carlos Eduardo Bittencourt
O único dos quatros que faltou eu conhecer pessoalmente é um homem de múltiplos talentos que se apaixonou por Trancoso há mais de trinta anos e desde então vive lá, onde é respeitado por ser célula importante do tecido comunitário.
8cfaf-franccca7oisvalentiny
Amante da música e arquiteto conhecido mundialmente. Projetou e construiu casas de ópera e de concerto em vários países. Seu apreço pelas belezas naturais de Trancoso inspirou a criação do espaço de concerto do festival.
O Teatro em Trancoso
f5a4a-teatrotrancoso
Teatro
A idéia do festival foi de Reinold Geiger, patrocinador da L’Occitane. Conversei com ele em um jantar na casa do João Afonso Assis, uma casa maravilhosa no condomínio Terra Vista, comida divina feita pela sua mulher Kitty que tem um livro de cozinha publicado “Viajando pela cozinha”. Ele me contou que teve a idéia de fazer o festival há cinco anos; freqüentador assíduo de Trancoso, conversou com a Sabine que concordou em fazer a parte musical. Contratou o arquiteto François Valentiny que fez um belíssimo projeto, grande símbolo dos propósitos de sustentabilidade do Música em Trancoso. O anfiteatro definitivo vai ser utilizado posteriormente para abrigar variadas atividades culturais e sócio educativas, transformando-se num verdadeiro Centro Cultural.
bb478-projetoteatrotrancoso
Projeto do Teatro

De concepção arrojada, o anfiteatro definitivo, já projetado e em construção, prevê, em sua fase final, duas diferentes platéias sobrepostas com 1.100 lugares cada, uma inferior coberta e, acima desta, uma segunda, a ser utilizada para espetáculos a céu aberto. Será o precursor de um pólo sócio educativo e cultural permanente para a região, recebendo não só festivais de música e ópera, mas de cinema, teatro e outras manifestações artísticas, além de abrigar eventos ligados à educação artística e à disseminação cultural. A obra será executada em duas etapas. A platéia inferior já finalizada para a edição do Música em Trancoso 2013 e a superior, para a de 2014.

A artista Maria Bonomi também faz parte desse lindo projeto que está em andamento, contribuindo com sua arte e seu talento, com painéis em triângulos (foto abaixo) que dão um toque especial ao hall do evento.

88dcc-foto2-entradadofestival
Entrada do Festival
Esse ano já tinham 1.500 pessoas, a maioria local, de Porto Seguro, Arraial d’ Ajuda e Trancoso. A idéia de Reinold é não cobrar ingressos e levar a música para a população que se não fosse assim não teria como assistir a esses espetáculos com profissionais de tão alto nível. Realmente eles estão de parabéns! Dá gosto ver um projeto tão bonito e tão bem feito estar funcionando. E é muito prazeroso ver como a população local aproveita! Assistimos a um concerto de Jam Session, música de Dorival Caimy, com o pianista César Camargo Mariano e a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo com regência do maestro Cláudio Cruz.
d6b78-foto3-orquestrajovemdoestadodesa25cc2583opaulo
Orquestra Jovem do Estado de SP
Casa em Trancoso
Fomos com o arquiteto Ricardo Salem visitar a casa do Rogério Saladino que ele construiu projetada pelo Escritório Jacobsen, maravilhosa!!
41d26-foto3a-casatrancoso
Casa do Rogério Saladino
Alguns Hotéis na Praia dos Nativos
Estrela d’Água
O Hotel Estrela d’Agua fica na Praia dos Nativos e é o refúgio ideal para quem busca conforto e sofisticação. Eles oferecem uma qualidade impecável nos serviços, principalmente na praia, que torna cada hospedagem uma experiência única. E além disso a pousada faz parte da respeitável Associação Roteiros de Charme, que mantém séria conduta ambiental.
761aa-foto4-hotelestrelad2527a25cc2581gua
Hotel Estrela D’Água
c3a28-hotelestrela
Hotel Estrela D’Água
Hotel Tangara
Tangara, de Sonia Prado, cujo nome vem do Tupi, de um lindo pássaro de cor turquesa local. É um pequeno hotel que deseja dar privacidade e oferece um serviço com instalações de praia de primeiro mundo especializado para atender aos hóspedes mais exigentes e mimados. O lounge da entrada na praia é muito simpático e tudo de extremo bom gosto.

www.trancosotangara.com.br webpage

43654-tangara
Hotel Tangará 
Villas de Trancoso
Villas de Trancoso pertence a um americano que veio passear em Trancoso em 2001 e se encantou com o litoral de praias de areias douradas, da vila rica em história, da cultura musical e da dança. Em 2003 Villas de Trancoso nasceu como um hotel privativo de luxo que oferece uma culinária requintada. O hotel é perfeito para quem busca tranqüilidade.
37109-hotelvillasdetrancoso
Hotel Villas de Trancoso
Rio da Barra
A cinco Kms. do centro histórico de Trancoso e do famoso Quadrado, esse hotel também está em uma das mais belas praias da região. O almoço no bar da praia é famoso e dizem ser delicioso.
15563-hotelriodabarra
Hotel Rio da Barra – Bar da Praia
Restaurantes

Restaurante O Cacau

Cacau de Julieta Lehmann é um dos melhores de Trancoso. Ambiente excelente, muito bem freqüentado com uma comida bem baiana preparada pela Dora.

c8d23-foto5-restaurantecacau
Restaurante e Bar O Cacau

Restaurante Los Negros

Los Negros do Jacaré do Brasil, do chef Francis Mallmann. Fernando Droghetti, proprietário do Jacaré me contou como funciona a sociedade com o Francis Mallmann; ele traz toda a equipe já fechada da Argentina, desde os cozinheiros, garçonettes até o menu. O restaurante fecha quando acaba o verão, sábado dia 3 de março foi o último dia que funcionou nesse verão, e reabrirá dia 20 de dezembro.

Curiosidade – Francis Mallmann começou a cozinhar para uma família em Jose Ignácio, cidade vizinha a Punta Del Este, em 1978 na Pousada Del Mar, um pequeno hotel e restaurante, quando ainda não havia nem luz. Desde então ele se tornou um chef reconhecido internacionalmente. Eu tive o privilégio de conhecê-lo em 1990 como chef do restaurante Patagônia em Buenos Aires, que fazia o maior sucesso.
501e5-losnegros
Restaurante Los Negros
É bom lembrar que esse ano em Junho, durante o verão europeu, o Jacaré com o Francis Mallmann vão abrir uma filial do restaurante Los Negros em Portugal na cidade de Comporta, a uma hora de Lisboa na direção do Algarve.
Save the date para o ano que vem e venha curtir o Festival de Música em Trancoso, é um ótimo programa!
Encerramento de um show maravilhoso
Vídeo por Luiz Ferreira
– Colaborador Pedro Henrique A. Pereira.

8 comentários em “Música em Trancoso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s