Continuando a falar sobre a Art Basel Miami, nesse artigo vou contar um pouco sobre duas Galerias e alguns Museus.
Convention Center
O Convention Center é um espaço ótimo, muito organizado, onde ficaram as 250 galerias que participaram do evento. Ocupa quatro quarteirões de Miami Beach e é “walking distance” das melhores praias, dos melhores hotéis e do South Beach Art Deco District (com estacionamento).
MAM
O Museu de Arte Moderna de Miami, ofereceu um cocktail seguido de um delicioso jantar aos convidados VIPS da Arte Basel, para o vernissage da exposição do pintor argentino Guilhermo Kuitca, que estava maravilhosa.

Bass Museum
Foi criado em 1963. A cidade de Miami aceitou como presente a coleção de John e Johanna Bass com a condição de manterem sua coleção intacta e proporcionarem exposições permanentes. Está localizado na antiga Miami Beach Public Library and Art Center e foi projetado em 1930 por Russell Pancoast, neto do pioneiro de Miami, John Collins. Foi o primeiro espaço público em Miami para exposição de Artes Plásticas. Esse edifício é hoje o ponto central da zona histórica da cidade. Durante a Art Basel pudemos apreciar a exposição Where do we go from here? E parte do acervo do Museu.

Vizcaya Museum
O Museu Vizcaya é um monumento histórico nacional e também um museu credenciado pela Associação Americana de Museus, que pertence ao Condado de Miami-Dade. Permanece aberto ao público 364 dias por ano. O museu e os jardins foram construídos pelo empresário James Deering em 1916. Faz parte do conjunto a casa principal com dez acres de jardim e uma vila histórica.

Galeria Luisa Strina
Luisa Strina, acredito que uma das Galerias mais antigas e importantes brasileiras, expôs em seu interessante espaço os artistas que representa.
Atrás dela (foto abaixo), está uma obra de Adrian Villar Rojas – argentino – “Lo que el fuego me trajo”, acrílico sobre Madeira.

O artista Marepe (Marcos Reis Peixoto, 1970), baiano muito bem representado com duas obras; uma delas pode ser vista nessa foto, no chão atrás da Luisa: uma escultura de vidro.
A foto abaixo é uma instalação de Laura Lima, artista plástica carioca (1971). É impressionante ver esse braço desenhando ininterruptamente e saber que pertence a um ser vivo que fica dentro de um pequeno quarto horas!!!

Galeria Brito

Luciana Brito expôs no seu lindo espaço os artistas:
Marina Abramovic, escultora, com uma foto maravilhosa “Transitory Object for Human Use” (foto abaixo) e também um vídeo muito admirado.

Delson Uchôa, pintor alagoano com uma tela magnífica (acrílico sobre tela); demorou anos para fazer esse quadro, é muito caprichoso e o resultado é maravilhoso!

Luciana me contou que esse ano fez uma sessão especial “art cabinet” com artistas históricos que representa: Geraldo de Barros e Waldemar Cordeiro e fez o maior sucesso!!
Vendeu obras dos dois para renomadas Instituições e trabalhos de outros artistas que representa, para coleções particulares. Segundo ela valeu muito a pena ir!
Para terminar esses artigos sobre a Art Basel de Miami nada melhor do que parafrasear Lydia Martin do Miami Herald, que escolheu este criativo título para sua coluna: Basel: Bigger, better, busy as ever.
A 8ª edição da arte Basel Miami foi vinte por cento maior em área do que a de 2008 e ainda ficou lotada; traduzindo: não está diminuindo e ainda é um grande sucesso! A crise não atingiu a Art Basel de Miami.
Save the Date para 2010 e Feliz Natal!!!
Serviço
Miami Beach Convention Center
1901 Convention Center Drive
Miami Beach, Florida
Tel: 305-6737311
Bass Museu
2121 Park Avenue
Miami Beach, Florida
Tel: 305.673.7530
MAM Museum of Modern Art
101 West Flagler St.
Miami Beach, Florida
Tel: 305.375.3000
Vizcaya Museu
3251 South Miami Av.
Miami, Florida
Tel: 305-250.9133
Turon Travel
2 Wooster St.
New York, 10013, NY
Tel: 212.925.5453
Galeria Luisa Strina
Rua Oscar Freire, 502
São Paulo, SP
Tel: 3088.2471
Galeria Luciana Brito
Rua Gomes de Carvalho, 842
São Paulo, SP
Tel: 3842.0634
Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders