Sugestões para o Réveillon 2010/2011

Vou falar sobre opções de Réveillon que já experimentei e achei muito interessantes.

 

1 – Araras

A primeira delas é uma das que considero das melhores pousadas do Brasil, a Locanda della Mimosa, perto de Petrópolis, no Rio. Uma aconchegante casa de montanha na serra carioca com seis confortáveis apartamentos, todos muito bem decorados, em estilo europeu, jardins, piscina e muito verde. A sala de jantar abre-se para o jardim e o delicioso café da manhã é servido no terraço.

f2557-foto0125e225802593locandadellamimosa
Locanda della Mimosa – Foto Yeda Saigh
4cce7-foto01a25e225802593hortalocandadellamimosa
Horta da Locanda dela Mimosa – Foto Yeda Saigh

A horta natural é regada com água nascente, produz os vegetais e ervas aromáticas para uso próprio. Ótimas comidas da cozinha regional italiana com os vinhos apropriados são servidos no restaurante da pousada, aliás o primeiro latino-americano a ser incluído no guia Les Grandes Tables du Monde. Danio Braga um dos melhores chefs do Brasil é quem comanda esse menu que muda toda semana: vai do mar, à carnes raras de caça e massas artesanais produzidas por eles mesmos. A adega subterrânea fica a oito metros de profundidade. O jantar no ano novo é muito bonito e alegre.

36bd3-foto0225e225802593r25c325a9veillonnolocanda
Réveillon no Locanda dela Mimosa – Foto Yeda Saigh

Em volta da região da pousada tem muitos lugares interessantes para se passear e comer muito bem. Toda a região da Serra das Araras, Itaipava e arredores é conhecida como o Vale dos Gourmets.

 Em Araras recomendo o restaurante Afrânio a 4 kms da ponte, agradável e aconchegante, ótimo serviço, menu variado, não esqueça de pedir um fondue que é delicioso.

Outro restaurante que também vale a pena fica na Fazenda das Videiras, cozinha francesa, Chefe Erni Vianna (desde 1999). Uma estrela no Guia 4 Rodas desde 2002 e avaliada com 3 (três) estrelas no Guia Danusia Bárbara.

Endereço: Estrada Araras – Vale das Videiras, 6000 (Pousada Fazenda das Videiras).

E mais um que recomendo é o Parrô Do Valentim, comida portuguesa, a Chefe Guilhermina Valentim ficou no comando 25 anos e hoje cozinheiras treinadas por ela fazem as suas receitas. Uma estrela no Guia 4 Rodas há mais de dez anos. Uma estrela no Guia Danusia Bárbara de Restaurantes do Rio de Janeiro.

Comer uma feijoada na Pousada Alcobaça é um programão. A cerca de 20 km da Locanda fica a Pousada da Alcobaça, um dos lugares mais simpáticos da região da serra. É um casarão de 1914, cercado por jardins de rosas, bromélias, orquídeas e ervas perfumadas. Os proprietários, da mesma família que construiu a casa como residência de veraneio, cuidam pessoalmente de todos os detalhes. O restaurante da Pousada da Alcobaça ficou famoso em toda a região por uma combinação de requinte gastronômico e despretensão, as marcas da cozinha de Laura Góes (antiga dona do Colégio Gávea).

Contribui para isso também a qualidade dos ingredientes da região. Além das verduras, frutas e ervas da pousada, laticínios, embutidos, aves, trutas e tilápias de criadores locais. Grande, com cara de cozinha de castelo, graças à coifa enorme, ao cepo de madeira e ao fogão de lenha, a cozinha é um dos lugares mais especiais da pousada, e tudo isso também pode ser apreciado pelo público externo, sete dias por semana.

a5bfc-foto0325e225802593alcobaca

Itaipava a pouco mais de 15 km da Locanda e Correias a quase 20 km, são cidades próximas, muito charmosas para se passear. Tem muito artesanato, a loja de Luiz Salvador de cerâmicas lindíssimas e até pequenos shoppings com outros produtos típicos da região como geléias e patês.

Em Petrópolis não deixe de visitar o Museu Imperial e assistir ao espetáculo Som e Luz (de 5a a sábado, às 20 horas) sobre a Princesa Isabel. No site do museu pode-se conferir a programação diária do museu, alem da visita normal ao local.

29a53-foto0425e225802593museuimperial
Museu Imperial – Foto Yeda Saigh

Construída no antigo morro do Encanto a Casa de Santos Dumont também vale uma visita. É muito interessante e foi carinhosamente apelidada de “A Encantada” devido a sua localização.

Planejada e construída por Alberto Santos Dumont para servir de casa de verão, a casa é na verdade um chalé do tipo alpino francês com três pavimentos. Uma curiosidade da casa é que não tinha cozinha e todas as refeições vinham do antigo Palace Hotel. Vale a pena ver o mirante que servia de observatório astronômico, e ver também o primeiro chuveiro inventado por ele. A escada é recortada em forma de raquete, o que obriga o visitante a subir começando sempre com o pé direito, já que esse é o primeiro degrau.

 

2 – Rio de Janeiro

O local perfeito para celebrar o Ano Novo com muito glamour e luxo é o Copacabana Palace Hotel, onde aconselho se hospedarem. Com localização privilegiada, fogos maravilhosos podem ser vistos da varanda do hotel, bem no coração de uma das melhores festas de Réveillon do mundo. A ceia no hotel é maravilhosa! Subir em cima da pérgula e ver a praia com mais de dois milhões de pessoas todas vestidas de branco contando três, dois, um e feliz ano novo é realmente um espetáculo único!

6d660-foto0525e225802593r25c325a9veilloncopacabana
Réveillon em Copacabana – Foto Internet

3 – Praia do Forte

A apenas 50 minutos de Salvador a Praia do Forte é um verdadeiro pedaço do paraíso. São 12 quilômetros de praia de areias brancas, protegidas por recifes de coral que formam dezenas de piscinas naturais, tudo isso emoldurado por um coqueiral a perder de vista. O hotel, hoje Tivoli, pertencia a Angélica Peters que foi quem fez toda a beleza do hotel que é hoje. Era um prazer vê-la dirigindo o hotel com todo o requinte que se possa imaginar.

O spa Thalasso Terapia (também feito por ela) é um espetáculo, parece que você está num spa na Tailândia! As massagistas são ótimas, pilates musculação, sauna, tudo do bom e do melhor, no maior bom gosto. Todos os apartamentos são de frente para o mar com uma vista espetacular. O hotel tem oito piscinas, hidromassagem, campo de futebol iluminado, quatro quadras de tênis iluminadas, quadra de vôlei de areia, anfiteatro. Ainda há opções de esportes náuticos, mergulho, pesca, aulas de ioga, dança e caminhadas esportivas e muito mais.
494d2-foto0625e225802593tivoliecoresortspraiadoforte
Praia do Forte – Foto Internet

Foi na Praia do Forte que surgiu o Projeto Tamar, com a missão de proteger as tartarugas marinhas no Brasil, associando-se a partir daí esse destino com a preservação da natureza. Por ser um lugar muito procurado pelos turistas daqui e de fora, a Praia do Forte possui uma excelente infra-estrutura. Vários resorts se instalaram na região e os hotéis e pousadas são muito bons.

Também tem ótimos restaurantes na vilinha perto do hotel com pequenas boutiques interessante com artigos baianos de artesanato e roupas de praia.

4 – Txai

Uma última opção seria passar o réveillon no Txai Resort, Bahia. Pegar um vôo S.Paulo /Ilhéus (pedir com antecedência para a van do hotel ir buscar): são 48 kms de Ilhéus até o Txai. Ambiente único para quem quer privacidade e conforto, em meio a um paraíso ecológico. Praia particular, bangalôs super confortáveis, serviço impecável e uma gastronomia sofisticada. Fica na paradisíaca praia de Itacarezinho, a 15 km de Itacaré, litoral sul da Bahia.

8659d-foto0725e225802593praiadotxai
Praia Txai – Foto Internet
f6942-foto0825e225802593lobbytxai
Hotel Txai – Foto Yeda Saigh

O resort é maravilhoso, perfeito e tem um spa nota 1000! O visual do lugar é fantástico! Os chalés são bárbaros e enormes, 10mts X 10mts, a cama fica bem no meio do quarto rodeada de sofás, tem uma varanda com redes, deliciosa para você descansar e ficar olhando o mar!!

 

7a127-foto0925e225802593chal25c325a9txai
Chalé Txai – Foto Yeda Saigh

A comida é ótima! Almoço na praia e jantar no restaurante, tudo com extremo bom gosto!

Passeios imperdíveis no Txai:

Cachoeira – O passeio leva três horas, os guias levaram um delicioso lanche para tomar na cachoeira que é muito bonita e o banho é fantástico!

6848f-foto1025e225802593passeiocachoeiratxai
Cachoeira Txai – Foto Yeda Saigh

O guia leva os hóspedes até uma casinha de pescador bem distante que os donos do Txai reformaram e fizeram uma sala com bar, um fogão a lenha onde servem um maravilhoso aperitivo: salmon com pão torrado no fogão de lenha, queijo derretido, tudo servido com pró-seco. Em baixo dessa casinha passa um lindo rio: descemos e pegamos um barco por esse lindo rio sinuoso até o mar, aí fomos nadando até a praia e depois andando uma hora até o hotel.

Caminhada pela praia, subimos uma montanha, vista linda e voltamos por uma outra praia. São 6kms.
A cidade de Itacarezinho fica a 25kms do hotel, é muito pitoresca, tem muitas lojinhas, pousadas e restaurantes. Pizzaria Beco, muito charmosa e alegre.

Não se esqueça de observar, na estrada que vai de Ilhéus para o Txai, redes penduradas bem no alto das árvores, que fazem às vezes de uma ponte para os bichos atravessarem a estrada de um lado para o outro, sem risco de serem atropelados.

Visitar a cidade de Ilhéus, onde tem uma linda Catedral e uma feira de artesanato. Não deixe de ir comer um kibe muito gostoso no bar Vesúvio do Seu Nassib, personagem de Jorge Amado, do livro Gabriela Cravo e Canela. 

5 – Bariloche

Uma outra opção muito legal é ir passar o réveillon em Bariloche. Localizado na Patagônia Bariloche surpreende pelas belíssimas paisagens. Inúmeros lagos de águas cristalinas e muitas montanhas são alguns dos atrativos. As comidas maravilhosas são um capítulo a parte. A especialidade são as carnes de caça como cordeiro patagônio, cervo, javali, e também as trutas e os chocolates com recheio de doce de leite. Imperdíveis! Muita gente não sabe como é bonito no verão. Os passeios são maravilhosos! Principalmente o dos 7 Lagos. Nessa época tem vôo direto S.Paulo/Bariloche, o que é ótimo. Do aeroporto de Bariloche ao Hotel Llao Llao são 40mns. É dos melhores hotéis de Bariloche e recomendo ficar lá no réveillon. Uma construção em estilo canadense feita com troncos de madeira, o hotel está em perfeita harmonia com a natureza, e é também uma atração turística da região. O jardim do hotel é realmente lindo!

a6922-foto1125e225802593llaollaovistahotel
Vista do Llao Llao – Foto Yeda Saigh

Jantar no restaurante Il Gabbiano, ótimo, o dono, muito simpático, vem buscar os clientes de carro no Llao Llao.

Tomar chá na Confeitaria giratória do Cerro Otto é ótimo! A 1405 metros sobre o nível do mar, a confeitaria gira em um raio de 360 ° no tempo de 20 minutos, para que você, enquanto isso, observe uma paisagem fascinante.

Paramos no Lynch para um break. Uma vista espetacular!

08811-foto1225e225802593vistadorestaurante
Vista do Restaurante – Foto Yeda Saigh

Fazer uma parte do Caminho dos 7 lagos. Espejo, Correntoso, Escondido, Villarino, Falkner, Machónico e Lacar porém, ainda tem um que oficialmente não conta na rota mas está lá e é lindo tanto quanto os outros. É o Pichi Traful. A rota começa oficialmente em Vila la Angostura e termina em San Martin de los Andes portanto são 110 quilômetros. Já na saída de Bariloche temos a vista do belíssimo lago Nahuel Huapi. Parar em vários pontos para ver a vista e tirar fotos que é tudo lindo! Ir de carro até Villa Angostura, estrada maravilhosa, bordejando os lagos, flores amarelas nativas pelo caminho todo. Almoçar na hosteria La Posada, muito bonito, não deixe de visitar o Hotel Las Balsas que é maravilhoso! A vista que se tem dos lagos do hotel é incrível. Normalmente os hóspedes do Las Balsas são pescadores sofisticados do mundo inteiro!

7d042-foto1325e225802593passeiodoslagos
Passeio dos Lagos – Foto Yeda Saigh

Fazer o circuito Chico, parando em vários lugares, é super lindo! Almoçar no hotel Tunquelen, muito bom, depois visitar a Igreja San Eduardo, ir ao viveiro, xeretar lojinhas e tomar um chá; nada melhor do que esse programa para se sentir realmente em férias. O spa do hotel é espetacular, todo de madeira, você fica fazendo massagem e olhando a vista (é todo envidraçado) das montanhas com neve, é lindo e muito repousante! Jantar na cervejaria em frente ao hotel, bom programa.
Um outro passeio que recomendo é ir de barco até Osteria Las Balsas, que faz parte do Relais et Châteaux, Três horas de viagem. passeio lindo, vista maravilhosa. Almoçar lá no jardim, bárbaro, lindo, o hotel é muito chique, decoração bárbara, comida ótima.

0470b-foto1425e225802593vistaexternahotellasbalsas
Las Balsas – vista Externa – Foto Yeda Saigh
fb27e-foto1525e225802593lasbalsas
Las Balsas – Foto Yeda Saigh

Na volta parar no bosque de Arrayanes (árvores frondosas com raízes enorme de cor amarelada) na Ilha Quinchue, descer e andar dentro, “ça vaut le détour”! O Bosque Los Arrayanes preserva um dos símbolos de Bariloche: a árvore arrayan. A intrigante cor caramelo dos troncos, combinada à luz do sol que atravessa as folhas, dá ao lugar uma atmosfera mágica.

Foto 17 - Bosque Arrayanes
Bosque Arrayanes – Foto Yeda Saigh

Hotel La Cascada é muito bonito: eles montaram as mesas no gramado para o almoço do dia primeiro do ano, que foi muito simpático como vocês podem conferir na foto abaixo.

5224b-foto1725e225802593almo25c325a7ogramadolacascada
Almoço gramado La Cascada – Foto Yeda Saigh

Não se esqueça de fazer um passeio de canoagem.

Serviços:

 Locanda Della Mimosa
Alameda das Mimosas, 30
Vale Florido
Tel: +55 (24) 2233-5405
http://www.locanda.com.br

Afrânio

Estrada Bernardo Coutinho, 3575
25725-290 Petrópolis, RJ
Tel: +55 (24) 2225-0705
http://www.afraniorestaurante.com.br

Fazenda das Videiras

Estrada Araras – Vale das Videiras, 6000
Tel: +55 (24) 2225–8090
http://www.videiras.com.br

Parrô do Valentim

Estrada União e Indústria, 10289
Itaipava, RJ
Tel: +55 (24) 2222-1281
http://www.parrodovalentim.com.br

Pousada da Alcobaça

Rua Agostinho Goulão, 298
Jardim Araras
25730-050 Petrópolis, RJ
Tel: +55 (24) 2221-1240
http://www.pousadadaalcobaca.com.br

Museu Imperial

Rua da Imperatriz, 220
25610-320 Petrópolis, RJ
Tel: +55 (24) 2246-0591
http://www.museuimperial.gov.br

Museu Casa de Santos Dumont

Rua Encanto, 22
25685-081 Petrópolis, RJ
Tel: +55 (24) 2247-3158

Copacabana Palace

Avenida Atlântica 1702
22021 001 Rio de Janeiro, RJ
Tel: +55 21 2548 7070
Fax: +55 21 2235 7330
reservas@copacabanapalace.com.br
http://www.copacabanapalace.com.br

Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Mata de S. João
Tel: +55 (71) 3676-4000
http://www.ecoresort.com.br/port/index.asp

Txai Resort

Rodovia Ilhéus Iitacaré km 4
Itacaré, Ilhéus
Tel: +55 (73) 3634-6936
http://www.txai.com.br

Llao Llao Hotel

Ave Ezequiel Bustillo Km 25
R8401ALN Bariloche
Argentina
Tel: +54 (29) 4444-8530
Fax: +54 (29) 4444-5781
http://www.llaollao.com
llaollao@datamarkets.com.ar

Il Gabbiano

San Carlos de Bariloche
Tel: +54 29 4444-8346
http://www.gabbiano.com.ar

Confeitaria Giratória
Cerro Otto
Bariloche

Estância Antonio Lycnh
Cerro Catedral
Bariloche

La Posada Hostería & Spa

Ruta 231 Km. 64.5, Villa La Angostura
Neuquén
Tel: 54-02944-494450
http://www.hosterialaposada.com

Hotel Tunquelen

Av. Bustillo km 24, 5
Villa Llao Llao
http://www.hotel-tunquelen.com

Las Balsas Gourmet Hotel & Spa

Bahía Las Balsas s/n
Q 8407 ZCA Villa La Angostura
Tel. : + 54 2944 49 4308
http://www.lasbalsas.com.ar

La Cascada Hotel

Avenida Ezequiel Bustillo Km.6
San Carlos de Bariloche
Tel: +54 2944–441088
http://www.lacascada.com

Colaboração: Virginia Figliolini Schreuders

2 comentários em “Sugestões para o Réveillon 2010/2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s