Enjoy Tefaf!

Art – More than an Asset – Um bem precioso
Tulipas

Bem vindo a Tefaf! Trata-se de uma feira de arte! E, quase nada mais precisa ser dito! Qualquer pessoa que vá a feira, visitante ou expositor, terá um grande prazer em diferentes aspectos desse evento. Observar as excelentes obras de arte e coleções expostas, apreciar a variedade das peças exibidas ou a qualidade de um determinado objeto, admirar os maravilhosos arranjos de flores.

O mais interessante é ter a oportunidade de estar com pessoas que pensam e gostam de arte, é um privilégio!

É como se você entrasse num mundo diferente — uma espécie de paraíso dos amantes da arte – palavras do Chairman da Tefaf, Dr. Ulrich Guntram, do grupo AXA, principal patrocinador da Tefaf.

Tefaf Maastricht é a feira líder de artes e antiguidades, que anualmente apresenta o que há de melhor nesse assunto. É possível adquirir obras de grandes artistas como Brueghel, Bacon, ou antiguidades, que refletem 6.000 anos de excelência artística.

Hall da feira

E também a feira de arte mais importante do mundo. Nunca vi nada igual, desde a beleza dos stands até as peças, quadros, jóias e tulipas indescritíveis!!! Além disso, a freqüência é bonita e elegante. A impressão que se tem é de um museu a venda. Desde um Rembrandt de 1658, por 47 milhões de euros (o quadro mais caro da feira), da Galeria Otto Naumann de Nova York, a um Brueghel deslumbrante da Galeria De Jonckheere, até inúmeros contemporâneos como Picasso, Bacon, Munch, Dubuffet e Chagall. Chama atenção nessa feira a presença marcante de compradores orientais, como os chineses.

Brueghel – Danse des Noces en Exterieur

Como chegar a TEFAF

O trem é uma ótima opção para quem sai de Paris (Thalys). Da Gare du Nord, em 2h10 chega-se em Liège, na Bélgica. O almoço no trem é muito gostoso e ganha-se tempo. De Liège, tem um trem que em 20 minutos vai direto à Maastricht. Outra possibilidade, é pedir um transfer do hotel. A estação de Liège é moderníssima e linda, projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Estação Liège

 

Estação Liège

A tela “Portrait of a Man with Arms Akimbo” de Rembrandt exposta na Tefaf foi arrematada em 2009, pela Galeria Otto Naumann Ltd de Nova York, em um leilão da Christie’s de Londres. O valor da transação ficou ao redor de $32 milhões de dólares. Na Tefaf, o valor da tela para venda era de $ 47 milhões de dólares, a obra mais cara de toda a feira.

Rembrandt – Portrait of a man with Akimbo

Os dois mais importantes antiquários portugueses especializados em porcelana Companhia das Índias, participam da Tefaf! É difícil dizer qual o mais bonito: Luis Alegria e Jorge Welsh

Em dezembro, quando fomos a Lisboa, tivemos uma experiência incrível no antiquário de Jorge Welsh. Fomos convidados para ir tomar um drink e conhecer o antiquário. Ele nos esperava com um champagne bem gelado. Mostrou-nos as peças mais importantes. “Geralmente eu mostro apenas 30% do que tenho”, nos disse.

Na sua galeria, todas as peças ficam dentro de armários com portas de madeira que correm, de forma que ele só mostra o que quer, tudo super bem iluminado. Depois, ainda nos convidou para jantar no restaurante Tavares Rico, que fica ao lado do antiquário.
Jorge Welsh – Ganso com présentoire – porcelana cia. das Indias – Séc.XVIII
Antiquário – Luis Alegria, travessa – porcelana Cia. das Índias – Séc. XVIII

Antiquário Brimo de Laroussille

Antiquário francês especialista em alta Idade Média e Renascença. Com objetos raros desses períodos, tornaram-se antiquários importantes tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

Antiquário Alessandra Di Castro

Alessandra Di Castro abriu sua galeria na Piazza di Spagna em Fevereiro de 2009. Mobiliário italiano e europeu, obras de arte, esculturas, pratas, pinturas e jóias. Ela foi super simpática conosco e nos deu entradas para todos os outros dia da feira.

Galeria De Jonckheere

Nome importante quando se fala em pintura flamenga, que até hoje desperta interesse no mundo todo. Fundada em 1976 em Bruxelas, a galeria se especializou em pesquisar e negociar pinturas da escola flamenga e holandesa. É considerada como galeria referência nesse tipo de pintura, e sua reputação foi construída com base nos rigorosos padrões pelos quais as pinturas são selecionadas. Sempre em evidência, a galeria de Paris é muito bem localizada, próximo do Palácio do Elysée, além de participarem das feiras de arte mais importantes no mundo. É interessante saber que Georges and François De Jonckheere podem ser consultados pelos colecionadores de arte, na compra e venda de uma obra que precise de sua ‘expertise’.

Galeria Malborough

Dois Dubuffets importantes no stand da Malborough. Essa super galeria, considerada uma das melhores do mundo, é especializada apenas em: impressionistas, pós impressionistas, grandes mestre europeus do século 20, expressionistas alemães, artistas americanos do pós guerra, e nos maiores artistas do século 20.

Galeria Wienerroither & Kohlbacher

A galeria austríaca exibia um guache de Egon Schiele de 1914 “Seated Semi–Nude”, maravilhoso!! custava a bagatela de 1.7 milhões de euros!!

Galeria Gana Art

Havia duas galerias coreanas com stand na Tefaf, o que me deu bem a dimensão da Coréia do século 21. A Gana Art tinha um Picasso “Busto de Mulher” de 1944, pintado em Mougins na Provence. E um Marc Chagall, “Bouquet de Fleurs” de 1937. Fundada em 1987 a Gana Art Center é uma instituição de arte com três galerias na Coréia. Em 1995 abriram uma filial em Paris (Gana Beaubourg) e em 2008 outra em Nova York. A nova galeria nova iorquina em Chelsea, acabou prevalecendo sobre a de Paris, devido as recentes tendências do mercado internacional de arte. Com isso trocaram Paris por Nova York.

Galeria E. H. Ariëns Kappers

Uma interessante impressão em papel de 11,8cm x 7,6cm, de Albrecht Dürer de 1514!! Absolutamente preservada! Fundada em 1980 por Erik Ariëns Kappers no hoje famoso bairro de Spiegelkwartier em Amsterdam, vizinho ao Rijksmuseum. Expert em obras primas no papel do século 15 ao 20. Desde 1987 associou-se com C.P.J. van der Peet.

Galeria Koopman Rare Art

Os stands de pratas inglesas realmente eram de tirar o fôlego!!

Um deles, a Koopman Rare Art tem o privilégio nos últimos 20 anos de ser vizinha das casas de penhores de prata de Londres. Entre essas empresas está a Timo Koopman & Lewis Smith com 45 anos de experiência em colecionar e negociar algumas das melhores e mais importantes pratas antigas para entrar no mercado inglês e internacional. Uma das maiores coleções de prata fina inglesa disponível no Reino Unido para compradores. A Koopman Rare Arte ganhou ,em 2004, o prêmio “British Antique Collectables” como marchand especialista em antiguidades em prata.

Graff – Diamantes e alta joalheria

Era o stand mais valioso da feira e de maior afluência e o único que não se podia fotografar! Só uma vitrine com sete peças com brilhantes foi avaliada em 100 milhões de euros!! Para dar uma idéia do que era o stand, dois exemplos de jóias expostas: anel em diamante azul em forma de pêra com mais de 20 quilates e colar em diamantes amarelos e brancos com 167 quilates. De acordo com a própria empresa, o termo Graff significa raridade, beleza e excelência. Lojas em Monte Carlo, Londres e Nova York.

Joalheria Graff

Dados importantes

Na vigésima–quarta Tefaf em Maastricht havia 261 marchands de arte, antiquários e donos de galerias, vindos de 16 países diferentes. A feira é tão importante no setor de arte, que de todos esses expositores, apenas sete eram novos e um voltou depois de longa ausência. Dois dos novos expositores, Malcolm Fairley e Grace Tsumugi Fine Arts, ambos de Londres, trouxeram para a feira o design japonês, que até então não estava bem representado na Tefaf. É fácil compreender depois desses números, que o seguro da feira tenha sido de $2 bilhões de dólares.

Ficamos apenas dois dias, o que foi muito pouco. Para quem gosta de arte, o ideal seria , no mínimo, quatro dias. Tefaf, é uma experiência única!

Centro antigo Maastricht – encontro de três épocas arquitetônicas

A cidade de Maastricht

Fundada pelos romanos no século 50 AC a cidade de Maastricht é a mais antiga da Holanda. Tem mais de 2 mil anos! O centro medieval, onde estão muitas das atrações de Maastricht, vale uma visita a pé. Da grande ponte que corta o Rio Maas a vista da cidade é linda. Misturando o estilo arquitetônico belga com o holandês tem igrejas antigas, praças e mercados ao ar livre tipicamente holandeses, restaurantes, lojas, bares, hotéis a volta e casas antigas muito simpáticas.

Na grande praça ficam as duas principais igrejas da cidade (a catedral é muito bonita) uma ao lado da outra e a prefeitura. Localizada na ponta sul da Holanda, muito próxima da Bélgica e da Alemanha, Maastricht oferece uma atmosfera especial e diferente do restante do país, devido à forte influência recebida dos países vizinhos. Capital da província de Limburg, há quem diga que Maastricht parece uma cidade estrangeira dentro da própria Holanda. Nela a cultura da Holanda e da Bélgica se misturam, com ingredientes adicionais e originais da Alemanha. Sendo holandesa, Maastricht não poderia deixar de ter centenas de bicicletas, muito comuns em qualquer cidade do país.

Maastricht – Centro antigo

Igrejas

A Basílica de St. Servan, igreja em estilo romeno, data de 1039, guarda relíquias em seu interior. Ao lado, a Igreja de St. John, em estilo gótico, também não deixa a desejar em termos de beleza. Uma curiosidade é que sua torre é avermelhada; por isso, ela se diferencia de outras igrejas da Europa. Dentro da Igreja St. John ainda existem pedras no chão que serviam de lápides para túmulos de pessoas importantes. Embora tenha sido construída no século XIII, em 1633 essa igreja se tornou protestante, o que mostra um pouco da dualidade religiosa existente na Holanda até nossos dias.

Restaurantes

Florian

Italiano, simpático, comida leve e serviço bom.

‘t Hegske

Holandês, comida ótima, super simpático para almoço.

Lojas

Nenhuma em especial, mas o impressionante é que têm todas as grifes famosas, desde Hermès até Louis Vuitton, numa cidade tão pequena!

Hotéis

Botticelli

Construído no começo do séc. XVIII, restaurado com muito cuidado para sua inauguração em 1997, no coração da cidade antiga.

Crowne Plaza Hotel Maastricht

Muito bem localizado, às margens do rio Maas, no centro da cidade, é o lugar ideal para ficar: bela vista, lugar tranquilo e walking distance até o centro. Excelente restaurante o ‘de Mangerie’ especializado em cozinha Mediterrânea e holandesa.

Château Hotel St Gerlach

O hotel Château St. Gerlach no belo Vale Geul, a menos de 10 km de Maastricht fica numa propriedade cuja história data de 1201. Ocupado por nobres durante alguns séculos. Foi restaurado por e Camille Oostwegel e hoje é um elegante hotel com jardins maravilhosos, restaurante francês, spa e piscina. Camille Ooswegel tem quatro hotéis e restaurantes pela Holanda, todos eles de luxo, e em lugares com história para contar.

Beaumont

Um prédio histórico situado no centro antigo, simpático e bem chique. Pertence a família do mesmo nome desde 1912. O arquiteto inglês David Chipperfield foi quem restaurou conservando seu estilo. Vimos muitas pessoas da feira hospedadas lá, o que é um bom sinal.

Tratado de Maastricht

O Tratado de Maastricht, também conhecido como Tratado da União Européia (TUE) foi assinado a 7 de Fevereiro de 1992 na cidade holandesa de Maastricht.

O Tratado da União Européia mais conhecido como Tratado de Maastricht foi um marco significativo no processo da unificação européia. Além da integração econômica até então existente entre diversos países europeus, o tratado estabeleceu três importantes pilares: a unificação política externa, a segurança comum e a cooperação policial e judiciária entre os países membros.

O resultado mais evidente do tratado foi a substituição da denominação Comunidade Européia pelo termo atual, União Européia. Instituiu igualmente a cidadania européia, reforçou os poderes do Parlamento Europeu e criou a União Econômica e Monetária.

Gostaríamos de participar aos leitores que fizemos uma parceria com a Explore Travel, uma agência de viagem especializada em roteiros personalizados.

Explore Travel

A Explore Travel foi fundada por Philippe Takla e Rodolfo Trussardi com o objetivo de oferecer viagens exclusivas e diferenciadas para os mais interessantes locais do globo. Trabalham apenas com fornecedores altamente qualificados, tais como a agência norte-americana Abercrombie & Kent e as viagens da National Geographic.

Localização – Av. São Gabriel 149 cj. 1001
CEP 01435-001 São Paulo, Brasil

Telefone – 55 11 3165-6145
E-mail – exploretravel@exploretravel.com.br

Website – http://www.exploretravel.com.br/

Para finalizar:

Mais espetáculo que feira, a TEFAF é deslumbrante! Desde um Cartier vintage até um Rembrandt incalculável! “É inacreditável o que se encontra” diz Erin Fitzpatrick of Salander-O’Reilly Galleries in New York — “fragmentos do mar morto, um colar de marajá e uma terra cota perdida de Bernini.”

Serviço:

MECC Maastricht

Maastrichts Expositie & Congres
Centrum Forum
100 6229 GV Maastricht
www.tefaf.com

Galeria Otto Naumann Ltd

22 East 80th. Street
10075 New York, Ny, US
Tel: +1 212 734 4443
www.ottonaumannltd.com

De Jonckheere

100, rue du Fabourg Saint-Honoré
75008 Paris, Fr.
Tel: +33 1 42 66 69 49
www.dejonckheere-gallery.com

7, rue de L’Hôtel de Ville
1201 Geneva, Switzerland
T +41 22 310 8080
www.dejonckheere-gallery.com

Luis Alegria

Av. Dr. Antunes Guimarães, 142
4100 Porto, Pt
Tel: +35 1 22 610 21 24
luis.alegria@iol.pt

Jorge Welsh

Rua da Misericórdia, 41 – 47
1200-270 Lisboa, Pt
Tel: +35 1 21 395 33 75
www.jorgewelsh.com

116 Kensigton Church St.

London W8 4BH
Tel+ 44 20 72 29 21 40
uk@jorgewelsh.com

Brimo de Laroussilhe

7, quai Voltaire
75007 Paris, Fr.
Tel: +33 1 42 60 74 76
www.brimodelaroussilhe.com

Antiquário Alessandra Di Castro

Piazza di Spagna 4
00187 Rome, It.
Tel: +39 6 69 92 31 27
www.alessandradicastro.com

Marlborough Fine Art Ltd.

6 Albemarle Street
London W1S 4BY, UK
Tel: +44 20 76 29 51 61
www.marlboroughfineart.com

Wienerroither & Kohlbacher

Strauchgasse 2
1010 Vienna, Austria
Tel: +43 1 533 99 77
www.austrianfineart.com

Gana Art Gallery

97 Pyeonchang-dong
Chongno-gu, Seoul, Korea
Tel: +82 2 720 1020
www.ganaart.com
newyork@ganaart.com

E. H. Ariëns Kappers

Nieuwe Spiegelstraat 32
1017 DG Amsterdam, Nl.
Tel: +31 20 623 53 56
www.masterprints.nl

Koopman Rare Art Ltd

53-64 Chancery Lane
London WC2A 1QS, UK
Tel: +44 20 72 42 76 24
www.koopmanrareart.com

Graff

6-7 New Bond Street
London WIS 3SJ, UK
Tel: +44 20 75 84 85 71
www.graffdiamonds.com

Florian Restaurant

Bredestraat 7
6211 HA Maastricht
Tel: +43 32 11 492
www.florianmaastricht.nl

Restaurant ‘t Hegske

Heggestraat 3a
6211 GW Maastricht
Tel: +43 32 51 762
www.hegske.nl

Botticelli

Papenstraat 11,
Maastricht 6211 LG, Nl.
Tel: +31 43 3526300
www.hotelbotticelli.nl

Crown Plaza Hotel Maastricht

Ruiterij 1
6221 EW Maastricht
Tel: +31 43 350 91 91
www.crowneplazamaastricht.com

Chateau St Gerlach Hotel

Joseph Corneli Allée 1
6301 KK Valkenburg aan de Geul, Nl.
Tel: +31 43 608 88 88
www.chateauhotels.nl

Beaumont Maastricht

Wycker Brugstraat 2,
6221 Maastricht, Nl.
Tel: +31 43 325 44 33
www.beaumont.nl

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

18 comentários em “Enjoy Tefaf!

  1. Yeda querida
    Amo tanto seus comentarios e artigos ,que plagiando a nossa querida Chris Gabriel :
    ” Se eu fosse homem me casaria com Voce p/ ter uma companheira de viagem like you.
    Bjs da fã
    ana

    Curtir

  2. Oi Yeda , puxa que legal ,adorei o seu Blog , e essas tulipas rodeadas de Artes por todos os lados………Que movimento bom esse Blog , muito instrutivo , criativo , rico de informações . Espaço muito importante para ser visitado com frequencia. Parabéns ! e obrigada por me ter dado a chance de visitar seu blog/ bjs Suzana

    Curtir

  3. Olá Yeda,
    Adorei seu blog. Conheço bem a TEFAF minha familia vai todo ano, é realmente um banho de cultura e história. Fiquei contente com a promoção do evento que vc fez , obrigada.
    Beijos
    Stella

    Curtir

  4. Yeda cara,
    muito obrigada pelo presente lindo! Já tinha ouvido falar da Tefaf, mas é melhor ainda.
    Gostei mesmo foi da evolução e do compartilhamento daqueles maravilhosos cadernos de viagem. Parabéns moça contemporânea.
    bjo.
    Margarida

    Curtir

  5. Querida Yeda,
    voce está de parabens pelo rico e original site que criou . Sempre com sugestões imperdiveis, tenho acompanhado de perto , como comentei com voce na Soc.
    Beijos curiosos
    Cristina

    Curtir

  6. Yeda querida
    voce tem TODA razao , que BELEZA TUDO!
    vou me informar para ver se um dia vou conhecer esse lugar de sonho e TAO sofisticado !
    e ADOREI os detalhes que voce vai descrevendo:
    desde as fotos da gare, da cidade e das exposicoes dos antiquarios !
    muito obrigada
    Guida

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s