III – Três Cidades Princesas: Budapeste, Viena e Praga

Continuando nosso roteiro das “Três Cidades Princesas” hoje vamos conhecer Praga, aproveitem!

A Cidade das Cem Cúpulas
Foto 1 - Vista de Praga com o Castelo ao Fundo
Vista de Praga com Castelo do Fundo – Foto Yeda Saigh
Um pouco de história
Praga sempre foi reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo: nos tempos antigos existiam 100 torres, que deu origem ao título – Cidade das Cem Cúpulas. Hoje são mais de 500 espalhadas pela cidade. O centro histórico é tão valioso que em 1992, tornou-se patrimônio cultural da humanidade da UNESCO.
Até Hitler, dizem, não permitiu que bombardeassem por achar Praga uma das cidades mais bonitas do mundo: se isso for verdade, foi muita sorte porque Praga realmente é uma das cidades mais belas que visitei.
Os tchecos também ficaram por mais de 40 anos no poder dos comunistas, e tendo sido também dominados pelos nazistas. Foi na Revolução de Veludo em 1993, que a Tchecoslováquia se separou em dois países: República Tcheca e Eslováquia. Praga é a capital da primeira e Bratislava da segunda.
5dedb-img_3663
Entrada da Cidade Velha – Foto Yeda Saigh
Acredito que uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é andar meio sem rumo e ir apreciando aos poucos tudo o que aparece na sua frente. Conhecer Praga assim é muito melhor. Pegamos um taxi e descemos na Ponte Carlos, de onde se tem uma vista de tirar o fôlego, depois caminhamos no centro antigo cheio de ruas com lojas, cafés, o relógio antigo, e praças!
Clementinum – Antigo Colégio Jesuíta de Praga. Torre Astronômica, Biblioteca Barroca, Capela dos Espelhos.
Antigo colégio jesuíta símbolo da reconquista católica, o Clementinum é um conjunto barroco localizado no coração da Cidade Velha. Ao redor de 4 torres encontramos: a biblioteca nacional, duas igrejas e três capelas, salas de exposições e de concertos, e uma torre astronômica. Construído no lugar de um antigo monastério dominicano, o edifício tem o nome de um antigo santuário romano, a igreja de São Clemente.
48238-klementinumsivek-com
Clementinum – Biblioteca – Foto Internet
Clementinum – Torre Astronômica, Biblioteca Barroca, Capela dos Espelhos e Antigo Colégio Jesuíta
Mariánské náměstí 5, Praga 1 – Cidade Velha
Tel.: + 420 222 220 879
3ff61-clementinumpragueguideuk
Clementinum – Foto Internet
Ponte Carlos
É a ponte mais velha de Praga que liga a Cidade Velha ao Castelo de Praga. Construída pelo rei Carlos IV no século XV, é sem dúvida, uma das pontes mais belas do mundo. Feita em pedras, com torres góticas, portões nas suas extremidades, e pilares que ostentam trinta estátuas barrocas de santos ou de situações religiosas. Independentemente da iluminação e do horário que for visitar, as fotos ficam sempre perfeitas. Não dá para visitar Praga e não andar na ponte Carlos: é como ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel.
20891-img_3645
Ponte Carlos em dia cheio de turistas – Foto Yeda Saigh
c9028-img_3673
Relógio Astronômico – Foto Yeda Saigh
Castelo de Praga
Muito importante na história dessa cidade, o castelo é onde os Reis da Boêmia, Imperadores Romanos, Presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca tiveram seus escritórios. Principal monumento histórico do país e atração número um de Praga, reúne uma série de palácios, igrejas, museus, jardins e salões.
Segundo o livro dos recordes Guinness, o Castelo de Praga é o maior castelo medieval do mundo, tem 70 mil metros quadrados, mas parece uma pequena cidade do século IX, e foi reconstruída várias vezes ao longo dos séculos por causa dos ataques, incêndios e demolições. Isso explica o estilo arquitetônico tão eclético.
2df11-castelopraga
Interior do Castelo de Praga – Foto Yeda Saigh 
As Jóias da Coroa Boêmia são mantidas em uma sala escondida dentro do castelo. O décimo primeiro Rei da Boêmia e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico Carlos I ordenou em 1347 a confecção da Coroa para a cerimônia de sua Coroação e a dedicou ao padroeiro do Reino, São Venceslau.
Curiosidade:
A maldição da Coroa de São Venceslau – existe uma lenda que afirma que se a Coroa for colocada sobre a cabeça de uma pessoa que não possui legitimidade para ser Rei, este morrerá no prazo de um ano. Em 1941, Reinhard Heydrich, governador nazista visitou a Catedral de São Vito para ver o Tesouro Tcheco. Dizem que durante sua visita ele colocou a Coroa em sua cabeça. Um ano depois em 1942, Heydrich morreu como consequência de um atentado.
c3a3e-coroaboe25cc2582mia-porwolfgngsauber
Coroa Boêmia de São Venceslau – Foto Internet
Lobkowicz Palace
Possui uma das mais antigas, completas e melhor conservadas coleções privadas da República Tcheca. O Palácio está dentro do Castelo de Praga. Pertence a família tcheca Lobkowicz, que foi expulsa da Tchecoslováquia durante a segunda guerra. A coleção reflete a vida cultural, social, política e econômica da Europa Central por mais de seis séculos.
Para se ter uma idéia da importância, o acervo tem quadros de: Brueghel, Canaletto, Bellotto, Cranach, Rubens, Veronese e muitos outros, obras de arte medieval e renascentista, cerâmica, que abrangem cinco séculos. Inclui também a melhor biblioteca particular na Europa Central, bem como uma coleção sem precedentes de instrumentos musicais e manuscritos autografados por muitos dos maiores compositores dos séculos XVIII e XIX incluindo Beethoven e Mozart. Vale muito a pena visitar!!
Recomendo comer um sanduíche na própria lanchonete do castelo para ganhar tempo pois, tem muita coisa interessante para ver.
bd5f6-lobkowicz
Lobkovicz Palace – Foto Internet
Lobkowicz Palace
Jirská 3, 119 00 Prague 1 – Prague Castle
Tel.: + 420 233 312 925
Catedral de São Vito
Construída no estilo gótico em 1344. É uma das principais construções da cidade e a maior igreja da República Checa, dentro do Castelo de Praga. Não deixe de ver a grande Capela de São Venceslau do século XIV, no interior da catedral, cujas paredes são cobertas por 1 300 pedras preciosas.
ec555-img_3730
Catedral de São Vito – Foto Yeda Saigh
Catedral de São Vito
3. nadvorí cp. 48. 119 01 Praha – Hrad
Teatro Nacional de Marionetes
Esse teatro tem uma longa tradição popular em Praga. Fantoches e atores mascarados apresentam óperas clássicas, como as famosas versões das óperas de Mozart: chama-se a Ópera das óperas, Don Giovanni e A Flauta Mágica. Outra atuação interessante é o “Espetáculo de Gala de Fantoches”, que é uma mistura dos melhores trabalhos dos artistas de fantoches.
d7a87-lojademarionetepraga
Teatro das Marionetes – Foto Yeda Saigh
 É impressionante ver como eles trabalham bem e rapidíssimo: dá para ver as mãos das pessoas que seguram as marionetes à toda, fazendo os bonecos mexerem os braços, as pernas e a cabeça, impressionante como conseguem dar vida aos bonecos. Não percam!
Geralmente a apresentação começa às 20h.
Endereço: Žatecká 1, Cidade Velha.
Municipal House
Belíssimo edifício art nouveau com uma escadaria de mármore imponente, a sala de concerto com uma abóboda e um vitral maravilhoso. Os concertos são belíssimos e a acústica excelente. Horas mágicas! Assistimos a um concerto belíssimo, onde a spala (primeiro violino), era uma moça bem bonita que tocou descalça. Todos os músicos estavam de preto e ela com um vestido estampado bem colorido com os pés descalços, chamou muito a atenção pela ousadia e pela beleza. É muito confortável assistir ao concerto e depois ir jantar no restaurante Francouzska Restaurace que é ao lado, sendo necessário fazer uma reserva.
fcbfd-smetana_hall_at_the_municipal_house_2528obecni_dum2529wiki
Municipal House – Foto Internet 
Municipal House
náměstí Republiky 1090/5, Prague 1
Tel.: + 420 222 002 129
Menino Jesus de Praga
Famosa estátua do menino Jesus venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga. Acredita-se que a imagem tenha sido esculpida no século XVI na Espanha em um mosteiro entre Córdoba e Servilha, como uma cópia de uma outra estátua do local. Ali foi adquirida por Doña Isabela Manrique de Lara y Mendoza, que a deu como presente de casamento à sua filha Maria Manrique de Lara, quando esta desposou o nobre tcheco Vojtech de Pernstejn. E depois doada à sua filha Polyxena permanecendo com ela até sua morte, quando foi doada aos Carmelitas Descalços de Praga, sendo instalada no oratório do seu mosteiro, onde recebia homenagens especiais duas vezes ao dia.
A estatueta tem 47 cm de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Sua fama de produtora de milagres data desde quando ainda pertencia à família espanhola, e os prodígios que operaria, segundo os que crêem, não cessaram de se multiplicar até o presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas se espalhando por todo o mundo católico. Anualmente milhares de peregrinos vão a Praga prestar suas homenagens a Jesus.
71013-jesus_pragueprague-fm
Menino Jesus de Praga – Foto Internet
Mucha Museum
No centro de Praga, esse pequeno museu é muito agradável de visitar, dedicado à vida e obra do mundialmente aclamado artista Alphonse Mucha e à sua pintura art nouveau. Tem uma seleção de mais de 100 pinturas, fotografias, desenhos à carvão, pastéis, litografias e recordações pessoais dele, que nos leva a ter uma intimidade com a vida de Mucha. Recomendo bastante e não se esqueça de visitar a loja que tem presentes bem interessantes.
224cc-muchawikipedia
Mucha Museum – Foto Yeda Saigh
Mucha Museum
Panská 890/7, 110 00 Praha, República Tcheca
Tel.: + 420 224 216 415
Franz Kafka Museum
Muito bem feito e bem conservado, nos faz mergulhar no universo de Kafka, entender a sua conturbada relação com o pai, as mulheres que passaram por sua vida e principalmente a sua grandiosa obra. Na loja tem uma grande coleção de todos seus livros, vale a pena conhecer!
2e95e-franzkafkawiki
Franz Kafka Museum – Foto Internet
Franz Kafka Museum
Cihelná 2b, 118 00 Praha 1, República Tcheca
Tel.: + 420 257 535 507
Casa Dançante de Vlado Milunic e Frank Gehry
Um prédio de escritórios no centro de Praga, projeto dos arquitetos Vlado Milunic e Frank Gehry em uma área vazia na qual havia um prédio que foi destruído durante o bombardeio de Praga em 1945. Foi inaugurado em 1996. O estilo não tradicional era muito controverso na época. No último andar tem um restaurante com uma bela vista de Praga, almoçamos lá e gostamos muito!
21fcb-la_casa_danzante_de_praga_1
Casa Dançante de Frank Gehry – Foto Internet 
Casa Dançante
Rašínovo nábřeží 80, 120 00 Praha 2
Tel.: + 420 221 714 444
Hotéis:
Four Seasons Praga *****
Simplesmente maravilhoso! Está à beira do Rio Vltava, um quarteirão da Ponte Carlos, no centro histórico de Praga. O hotel inclui o “Saúde 24hrs Club”, o nome já diz: massagens, sauna e academia oferecidos 24 hrs todos os dias. O Restaurante Cotto Crudo, com cozinha Italiana é uma excelente pedida.
Interessante observar que o hotel está situado em três prédios históricos e em um moderno. A decoração foi projetada em vários estilos, bem diferente. Os quartos com vista para o Rio Vltava são um must!
bbde1-vediturwebsite
Hotel Four Seasons – Foto Internet
Hotel Four Seasons
Veleslavínova 1098/2a 110 00 Praha-Staré Město, República Tcheca
Tel.: + 420 221 427 000
Hilton Prague Hotel *****
Às margens do Rio Moldava, entre a área empresarial e o centro histórico, o hotel tem três restaurantes e dois bares, incluindo o Bar Zest, o Café Bistro 24hrs, e o CzecHouse Grill & Rotisserie com cozinha internacional e tcheca. A academia é ótima, inclui terraço com piscina e um centro de Spa. Muito conveniente para umas comprinhas rápidas, fica ao lado do novo Shopping Center Palladium.
O Hilton Prague é tão popular que foi nomeado o “Melhor Hotel na República Tcheca” (TTG Travel Awards 2011) pelo quarto ano consecutivo.
Hilton  Prague Hotel
Pobřežní 311/1, 186 00 Praha, República Tcheca
Tel.: + 420 224 841 111
Moods Boutique Hotel ****
O novo Moods é um hotel boutique elegante, inaugurado em 2010. Está muito bem localizado no centro antigo de Praga, perto da estação de metrô Namesti Republiky e do Shopping Center Palladium. As massagens tailandesas são ótimas e o café da manhã é servido 24h por dia. Perfeito!
0e34a-moods_boutique_hotel_vladimir_zak_and_roman_vrtiska_afflante_2
Moods Boutique Hotel – Foto Internet
Moods Boutique Hotel
Klimentská 2006/28, 110 00 Prague, República Tcheca
Tel.: + 420 222 330 100
Madarin Oriental Praga *****
O hotel está situado em um mosteiro restaurado do século XIV. Fica no bairro Mala Strana, abaixo do Castelo de Praga, cinco minutos da Ponte Carlos, a decoração foi inspirada na Renascença. Verificar o Restaurante Essensia, culinária asiática muito bom. Recomendo!
c625d-mandarinoriental-com
Mandrin Oriental Praga – Foto Internet 
Mandarin Oriental Praga
Nebovidská 459/1, Malá Strana, 118 00, Prague 1, Czech Republic
Tel.: + 420 233 088 888
Restaurantes:
V Zatisi
É um dos segredos mais bem guardados da cidade velha. Fundado na encantadora Belém Square, este restaurante acolhedor e elegante serve um menu excepcional. Jantamos lá e foi perfeito!
87144-vzatisivodkitchen
Restaurante V Zatisi – Foto Internet
Restaurante V Zatisi
Liliová 216/1, 110 00 Praha 1, República Tcheca
Tel.: + 420 222 221 155
Bohemica Old Town Bar & Restaurant
Especializado em cozinha Tcheca e internacional, boa carta de vinhos, design bem chique. No centro histórico de Praga, o restaurante faz parte da construção histórica U Zlatého Anděla (Famosa Adega de Mozart). Em 1787 foi por pouco tempo, a casa de Wolfgang Amadeus Mozart.
e59e1-img_3699
Bohemica Old Town Bar & Restaurante – Foto Yeda Saigh 
Bohemica Old Town Bar & Restaurant
Celetná 588/29, 110 00 Praha 1, República Tcheca
Tel.: + 420 222 337 111
U Kalicha (O Cálice)
Um restaurante tradicional, histórico, ambiente divertido com comida típica tcheca, deliciosa! Para quem gosta de uma cerveja, esse é o local de encontro de provadores do mundo todo. Menus em várias idiomas inclusive em português. O preço está acima da média, mas recomendo este restaurante por ser um “ícone” da história do sec. XX de Praga.
b057b-ukalichafacebook
U Kalicha – Foto Internet
U Kalicha
Na bojišti 12-14 Praha 2, República Tcheca
Tel.: + 420 296 189 600
Zlatá Praha
Considerado um dos melhores em Praga, está no andar piso superior do hotel Inter Continental com uma vista impressionante da cidade e um ambiente elegante. O jantar à luz de velas e a música de piano ao vivo é simplesmente perfeito. Serve cozinha internacional, pratos tchecos locais e brunch aos domingos.
0242d-zlata25cc2581prahaporzlata25cc2581
Zlatá Praha – Foto Internet 
Zlatá Praha
Pařížská 30 110 00 Praha, República Tcheca
Tel.: + 420 296 631 111
Para terminar um pensamento de Franz Kafka, o famoso escritor tcheco:
“O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida”.
Vídeo:
Praga
Produzido por Cristina Tomé em Setembro 2007
Colaboradores:
– Ana Lúcia Sabóia
– Pedro Henrique de A. Pereira

Um comentário em “III – Três Cidades Princesas: Budapeste, Viena e Praga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s