Notícias do Rio de Janeiro – setembro de 2013

Visitar a cidade maravilhosa é sempre um prazer, além das praias, parques, lagoa, Pão de Açúcar e Cristo Redentor, o Rio foi enriquecido com mais dois novos museus que são um outro bom motivo para uma visita de fim de semana. Tem também um outro museu em uma reserva ecológica que está em alta, e chamou a atenção do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco.

A cidade do Rio de Janeiro virou um grande canteiro de obras: com a revitalização do centro antigo (Projeto Porto Maravilha) e muito investimento para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a cidade se torna cada vez mais atraente.
Casa Daro
Sete anos e R$67 milhões investidos, uma das obras mais imponentes de Botafogo, com uma arquitetura do século XIX, a Casa Daro abriu suas portas para a arte contemporânea da América Latina.
Foto 1 - Casa Daro
Casa Daro – Foto Yeda Saigh
Trata-se de um lindíssimo casarão de 1862 em Botafogo tombado pela Prefeitura, um dos marcos do neoclassicismo oitocentista da arquitetura brasileira. O projeto do arquiteto Francisco Joachim Bethencourt, responsável também pelo Centro Cultural Banco do Brasil e o maravilhoso Real Gabinete Português de Leitura (já falamos sobre ele no artigo sobre o Rio de Janeiro de 12/09/2011).
A Fundação Daros da Suíça em 2006 visitou esse casarão, se encantou com o local e comprou o imóvel: por sorte o Rio de Janeiro tinha o que eles procuravam e o Brasil ganhou esse maravilhoso Centro de Exposições de Arte Contemporânea da América do Sul. Outros lugares já tinham sido cogitados: desde um espaço em Havana, Cuba até prédios da Zona Portuária do centro do Rio. A Coleção Daros Latinamerica foi idealizada para fazer com que a arte contemporânea latino-americana fosse conhecida internacionalmente, e principalmente para fazer com que a América Latina conhecesse a si mesma.
Foto 2 - Páteo Interno da Casa Daro
Pátio Interno Casa Daro – Foto Yeda Saigh
O projeto foi inicialmente do Arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a partir de 2008 do escritório Ernani Freire Arquitetos Associados do Rio de Janeiro. Fizeram uma reforma monumental nesse casarão centenário que foi construído para ser um orfanato, e segundo o guia, era para os bastardos da nobreza, filhos ilegítimos, que pertencia a Santa Casa da Misericórdia. Depois foi ocupada pelo Colégio Anglo Americano do Rio de Janeiro.
Rua General Severiano 159
Botafogo – Rio de Janeiro
Tel.: + 55 (21) 2275 0246.
Museu MAR
O primeiro dos três museus do projeto Porto Maravilha, que abre suas portas ao público confirmando o porquê o Rio de Janeiro está se tornando uma vitrine do Brasil.
Foto 3 - Museu de Arte do Rio
Museu de Arte do Rio – Foto Yeda Saigh
O Museu de Arte do Rio ou MAR como muitos o chamam, é uma das âncoras culturais do Porto Maravilha, um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Inaugurado na comemoração dos 448 anos do Rio de Janeiro, dia 1º de março de 2013, tem 15 mil metros quadrados de construção e oito grandes salas de exposição, duas para cada mostra. Ao lado do museu está a Escola do Olhar, que atende professores municipais. Em apenas quatro meses de funcionamento, o museu recebeu mais de 170 mil visitantes.
Foto 4 - Museu de Arte do Rio
Museu de Arte do Rio – Foto Yeda Saigh
Os dois prédios que compõe o complexo passaram por muitas obras. O Palacete Dom João VI, inaugurado em 1916 e tombado pelo município em 2010, foi submetido a um longo e meticuloso processo de restauro para se transformar no pavilhão de exposições do MAR. Um dos maiores desafios da equipe da obra foi unir dois edifícios tão diferentes. A harmonia entre os imóveis foi possibilitada pela cobertura fluida que lembra ondas do mar, uma das características mais marcantes na arquitetura do complexo.
Foto 5 - Projeto Arquitetônico do MAR
Projeto Arquitetônico do MAR – Foto Yeda Saigh
A exposição “Rio Imagens: uma paisagem em construção” e “imagináRio” pretende ampliar a discussão em torno da construção social da paisagem carioca. A exposição fica no MAR até 31 de março de 2014.
Foto 6 - Exposição ImagináRio
Exposição ImagináRio – Foto Yeda Saigh
Foto 7 - Marcos Chaves
Marcos Chaves – Eu só vendo a vista, 1988 C-print/ Marcos Chaves – Eu só vendo a vista, 1988 Vídeo 5 – Foto Yeda Saigh
A exposição “O Colecionador – Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici”, com curadoria de Leonel Kaz e Luciano Migliaccio e projeto cenográfico assinado por Daniela Thomas e Felipe Tassara, apresenta 136 obras pertencentes ao marchand romeno radicado no Rio Jean Boghici (cujo apartamento pegou fogo o ano passado e perdeu muitas obras valiosas e raras). Em cartaz no MAR até 21 de setembro de 2013.
Foto 8 - Foto Caio Reisewitz
Foto Caio Reisewitz – Foto Yeda Saigh
A mostra “Vontade Construtiva na Coleção Fadel”, conta 250 obras da coleção do advogado carioca Sergio Fadel, com obras modernas e pós-modernas. A curadoria é assinada por Paulo Herkenhoff, também diretor cultural do MAR, e Roberto Conduru. As peças da coleção podem ser vistas até 20 de outubro de 2013.
Foto 9 - Friedrich Salathé - RJ
Friedrich Salathé – Rio de Janeiro – Foto Yeda Saigh
O programa Porto Maravilha Cultural também oferece aos visitantes do museu oportunidade de conhecer melhor a Região Portuária. O tour gratuito levará os interessados a pontos históricos e culturais do entorno do museu em visitas educativas às terças-feiras, aos sábados e domingos.
Vídeo – Um passeio pelo Museu de Arte do Rio
Produzido por Rio Cidade Olímpica
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5. Centro
Tel.: + 55 (21) 3031 2741
Museu Casa do Pontal
Minha amiga Lucia Ramenzoni foi que me contou muito entusiasmada sobre esse museu. É considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. O acervo foi um resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque.  É composto de 8.000 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX: obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil que são apresentadas tematicamente e abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas.
Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco, “O Museu Casa do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, pode também ser considerado como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.
Em seus mais de 35 anos de atuação, foram realizadas mais de 40 exposições no Brasil e em outros 14 países. Desde 1996, já atendeu mais de 400 mil pessoas através do seu Programa Social e Educacional, que envolve visitas teatralizadas e exposições itinerantes.
Exposição Temporária do Museu Casa do Pontal
A GVB Galeria de Arte, inaugurada em 2008, tem a proposta em apresentar projetos que provoquem o pensamento sobre fronteiras na arte. Propostas que visem diálogos e confrontações com as artes estabelecidas, as vanguardas, o pensamento e a crítica de arte, de forma a permitir que a criação artística seja pensada e vista por múltiplos ângulos.
6db67-casadopontalegdesign
Logo do Museu Casa do Pontal – Foto Internet
Museu Casa do Pontal
Estrada do Pontal, 3295 – Recreio Bandeirantes
Tel.: + 55 (21) 2490 4013
Projeto Porto Maravilha Rio de Janeiro
Assim como muitas grandes cidades do mundo como Barcelona e Londres que decidiram reviver suas antigas áreas portuárias, agora chegou a vez do Rio de Janeiro. O projeto é amplo e vai proporcionar muitos investimentos para a cidade, sem dizer da vida que trará para uma área esquecida e repleta de história. Com as escavações, esse mês foram descobertos artefatos da época do império como: como escova e pasta de dentes (sabor cereja, hortelã e pimenta), cachimbo e caneca, atrás da antiga Estação Leopoldina. O vídeo abaixo, mostra o projeto.
94871-porto-maravilhaporinformativosdosportos
Projeto Porto Maravilha – Foto Internet
b70d7-portomaravilhaporfiabci
Projeto Porto Maravilha – Foto Internet
Vídeo – O Porto do Rio após as obras
Por Michel Sanches·
Os Roteiros Geográficos
Eles estão de volta às ruas do Rio: programação de Outubro e Novembro. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer o roteiro mas ouvi dizer que é muito bom. Se trata do Núcleo de Estudos sobre Geografia Humanística, Artes e Cidade do Rio de Janeiro (NEGHA-Rio), ele voltaram a fazer o seus Roteiros Geográficos, já bem conhecidos passeios a pé pela cidade. São feitos com doutorandos da UERJ, há até passeio no Cemitério do Catumbi. Os passeios são gratuitos e as inscrições podem ser feitas por telefone: + 55 (21) 8871 7238 ou email: roteirosgeorio@uol.com.br
Foto 13 - Os Roteiros Geográficos
Os Roteiros Geográficos – Foto Internet
Teatro
”Nós sempre teremos Paris”.
Jacqueline Laurence dirige texto de Artur Xexéo
Vá assistir essa deliciosa comédia romântica, o espetáculo de Artur Xexéo embalada pelo repertório francês mais amoroso do século XX. O nome faz referência a uma das mais célebres frases do cinema mundial, dita no filme “Casablanca”. Ambientada num café no Boulevard Montparnasse, a peça dirigida por Jacqueline Laurence conta histórias de encontros e desencontros entre um casal.
Na trama os personagens brasileiros tiveram um encontro casual durante uma viagem de turismo a Paris. Sem falar francês, passaram uma tarde juntos e perceberam vários interesses em comum. Vinte anos depois, sem contato algum, voltam ao mesmo café de Paris onde se conheceram na expectativa de um reencontro e de, enfim, retomar o que poderia ser uma história de amor.
Acompanhados por três músicos que tocam ao vivo, Françoise Forton e Aloisio de Abreu cantam canções francesas que ajudam na narrativa. Com percussão, violão, baixo, piano e acordeom, a peça traz uma instrumentação mais intimista aliada às músicas que climatizam a cena.
Foto 14 - Nós sempre teremos Paris
Nós sempre teremos Paris – Foto Internet
Em cartaz até 28 de Setembro desse ano, no Teatro do Leblon
Rua Conde Bernadotte, 26 – Leblon
Tel.: + 55 (21) 2529 7700
Restaurantes:
Satyricon
Aberto em Ipanema em 1981, o Satyricon já nasceu badalado. Foi considerado o melhor peixe do Rio de Janeiro o mês passado pelo Rio Gastronomia 2013. Logo na entrada, um viveiro de frutos do mar chama a atenção. Os peixes e frutos do mar são selecionados pelos próprios donos Marly e Miro Leopardi. Experimente o pargo no sal grosso é o carro-chefe deles. Uma opção para quem quiser provar um pouco de cada iguaria é o Marenostrum: uma grande bandeja giratória com um mix de frutos do mar.
De tanto ser eleito o melhor na categoria, o restaurante foi um dos hors concours do Guia de Gastronomia Rio Show de 2010.
a1e20-satyriconporscomx
Restaurante Satyricon – Foto Internet
Satyricon Ipanema
Rua Barão da Torre, 192 – Ipanema
Tel.: + 55 (21) 2521 0627
Reserva por email: reservas.ipanema@satyricon.com.br
Esplanada Grill
Aberto desde 1988, é uma das casas mais tradicionais de Ipanema, considerada uma das melhores steak house da cidade: as carnes realmente são excelentes. Foi todo reformada em 2010, e é muito procurado para almoço.
4a0c0-esplanadagrill
Restaurante Esplanada Grill – Foto Internet
Esplanada Grill
Rua Barão da Torre, 600 – Ipanema
Tel.: + 55 (21) 2512 2970
Celeiro
A história do Celeiro começa nas areias da Praia do Pepê. O sanduíche natural, os sucos, os brotos, as pastinhas de ricota e o bolinho de cenoura das irmãs Herz aos poucos ganhou toda a praia. Em 1982, depois de muitos pedidos, o Celeiro abriu suas portas no Leblon.
Os segredos de Dona Rosa Herz aos poucos são revelados: receitas exclusivas, artigos sobre culinária e nutrição, dicas sobre procedimentos e ingredientes. O pão é artesanal e todo dia sai fresquinho.
O Celeiro é muito bem freqüentado, até mesmo por celebridades, e está cada dia mais famoso pela sua variedade de saladas e culinária saudável. O fusilli ao pesto com iogurte e o tabule de grão-de-bico com laranja e hortelã são ótimos!
Não deixe de comprar o livro de receitas, vale muito a pena!
Autor: Maria Rosa Herz Lacombe
Editora: SENAC São Paulo
Foto 17 - Restaurante Celeiro
Restaurante Celeiro – Foto Internet
Celeiro
Rua Dias Ferreira 199 Lj B – Leblon
Tel.: + 55 (21) 2274 7843
Brigite’s
Sob o comando de três mulheres: Ana Carolina Gayoso, Bia Stewart e Marina Hirsch, o mesmo trio que está à frente dos bem-sucedidos Sushi Leblon e Zuka, o Brigite’s oferece comidas leves e deliciosos! A carta de vinhos assinada pelo renomado sommelier Paulo Nicolay já é um convite.
Inaugurado em 2012, o restaurante possui piso em madeira de demolição, balcão para degustação de petiscos e drinks num clima mediterrâneo. As massas e o salmão gravlax são deliciosos!
Foto 18 - Restaurante Brigite's
Restaurante Brigite’s – Foto Internet
Brigite’s
Rua Dias Ferreira, 247A. – Leblon
Tel.: + 55 2274 5590
Sorveteria Venchi
A marca italiana de chocolate e gelato Venchi abriu sua primeira loja no País. Inaugurada em 1878 em Turim, essa famosa sorveteria italiana depois de conquistar Europa e Ásia, veio adoçar os cariocas no Leblon. Venchi ficou famoso pelo creme de chocolate preparado com as excelentes avelãs do norte da Itália, no Rio são 55 sabores de sorvete no menu da casa.
É uma boa opção ir tomar um sorvete depois de almoçar no Celeiro que é ao lado. Quando fomos a casa estava lotada de gente bonita
Foto 19 - Sorveteria Venchi
Sorveteria Venchi – Foto Internet 
Rua Dias Ferreira, 217, loja A, Leblon
Tel.: + 55 (21) 3596 5170.
Livraria Argumento
Fundada na década de 1970, em São Paulo na rua Oscar Freire, a Livraria Argumento foi uma das poucas a oferecer livros “proibidos” na época da ditadura militar. A loja do Leblon é muito bem freqüentada.
Foto 20 - Livraria Argumento
Livraria Argumento – Foto Internet
Café Severino na Argumento
É um espaço que funciona dentro da livraria, inaugurado em 1996, muito simpático para você dar uma parada, tomar um café, comer alguma coisa e ler os livros que comprou, bem no estilo Europeu. Ambiente acolhedor que abriga a exposição fotográfica permanente de Pedro Moraes.
Livraria Argumento
Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon
Tel.: + 55 (21) 2239 5294
Loja Heckel Verri – Ipanema
É uma loja super simpática que eu freqüento há alguns anos e que gosto muito. Há mais de vinte anos no Brasil, o estilista Heckel Verri tem uma clientela seleta de mulheres de mais de 40 anos. Toda vez que eu vou lá a loja está cheia e sempre tem novidades bem interessantes.
Foto 21 - Heckel Verri
Heckel Verri – Foto Internet
Heckel Verri – Ipanema
Av Henrique Dumont, 68. 
Ipanema
Tel.: + 55 (21) 2529 2434
Para terminar, nada melhor do que a lembrança de dois cariocas famosos:
Minha alma canta… Vejo o Rio de Janeiro! Estou morrendo de saudades.
Rio, seu mar, praia sem fim… Rio, você foi feito pra mim!
Antonio Carlos Jobim
Não faças de ti um sonho a realizar. Vai. Sem caminho marcado. Tu és o de todos os caminhos.

Cecília Meireles

Colaboradores:
– Ana Lúcia Sabóia
– Pedro Henrique de A. Pereira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s