Férias em Campos do Jordão

Chegou o inverno e é hora de escolher aonde passar as férias! Campos é uma ótima pedida para quem gosta de desfrutar de um clima muito agradável na montanha. Vamos começar pelos passeios, museus, hotéis e restaurantes. 

fdc2a-fotolocawebcamposcomborda
Campos do Jordão – Foto Yeda Saigh

Passeios


Lenz

O famoso bolo, LenzCake, é uma especialidade deliciosa, além das geléias divinas de Sabores de Frutas, um mini zoológico: é um belo passeio para se fazer em Campos. Localizado no topo da Serra da Mantiqueira, oferece aos visitantes duas trilhas: uma mais fácil até o mirante local, onde se tem uma linda vista e a outra mais difícil até uma bela cachoeira.
Estrada Paulo Costa Lenz Cesar, 2150 – Gavião Gonzaga – 55 (12) 3662-1077 e
55 (12) 3662-1421

eaed7-combolenz
Fazenda Lenz – Foto Yeda Saigh

7d4ac-foto2-lenz_7319
Fazenda Lenz – Foto Yeda Saigh

Alto do Lajeado
Vista privilegiada, de fácil acesso, o mirante fica logo após a entrada do Lenz no Bairro do Gavião Gonzaga. É um passeio muito bonito caminhar pela estrada até chegar ao mirante. É possível chegar até o Alto do Lageado de carro pela estrada do Toriba, e apreciar a estrada de ferro e a bela paisagem a sua volta.

30e03-foto3-altodolajeado_7256
Alto do Lajeado – Foto Yeda Saigh

 

Passeio de trem
Construída em 1914, a velha ferrovia turística proporciona passeios de bondinho percorrendo diversas estações do eixo central da cidade. Automotrizes fechadas com vidros panorâmicos fazem as ligações entre as estações de Campos de Jordão, Santo Antonio do Pinhal e Pindamonhangaba, passando pelo Reino das Águas Claras em Piracuama. 

7bbfa-foto4-passeiodetrem
Passeio de trem – Foto Internet

Pico do Itapeva
Um dos mirantes mais visitados de Campos do Jordão, esse ponto turístico reúne visitantes que buscam contemplar a natureza local, com vista para a Serra da Mantiqueira e a visão de sete cidades do Vale do Paraíba.O acesso é pelo Alto do Capivari ou pela Vila Inglesa por uma estrada asfaltada.O Pico do Itapeva é uma elevação rochosa brasileira com 2.030 metros de altitude, sendo um dos pontos mais altos acessíveis por automóvel no Brasil.

Estrada Pico do Itapeva. 

ba5ed-foto5a-vistadopicodeitapeva
Pico de Itapeva – Foto Internet

Tarundu
É um parque temático com 500.000 metros quadrados. São 30 tipos de atividades e além dos cavalos e pôneis para passeios, a tradicional hípica tem diversão e aventura de sobra! Os pequenos fazem a festa no mini golf, no arco e flecha, na tirolesa de 430 metros, no circuito de arvorismo, no paint ball e na Orbit Ball, que rola ladeira abaixo. Em julho também há uma pista de patinação no gelo. Para os pais, a dica é curtir o restaurante, com mesas na varanda e bela vista. Chegar lá é muito fácil pois existem placas indicativas nas avenidas da cidade. 

Avenida José Antônio Manso 1515, Campos do Jordão – 55 (12) 3662-2114 

f0b2c-foto6-tarundu
Tarundu – Foto Internet

Morro do Elefante
Tem 1800 metros de altitude e é o ponto turístico mais visitado da instância. Um platô com muitas árvores proporciona uma visão panorâmica de boa parte da cidade. Inaugurado em 1972, foi o primeiro teleférico a ser construído no Brasil, onde os visitantes poderão conhecer e descansar num jardim suspenso e ainda fotografar essa paisagem. Mas quem quiser contemplar esse passeio com certo conforto, deve pegar o Teleférico do Parque da Estrada de Ferro que sai do pé do Morro, ainda em Vila Capivari e que leva até o alto desse ponto turístico. 

Vila Capivari

O Centrinho de Capivari é um dos lugares mais chiques e badalados de Campos. A maioria de suas construções são baseadas na arquitetura européia. A intensa vida noturna atrai os visitantes que amam a noite. Ali encontram-se a maioria dos restaurantes, bares e cafés.  A arquitetura típica e única faz o visitante sentir-se numa autêntica cidade suíça. Ao passear pelas ruas, alamedas e jardins do Capivari, entendemos porque Campos do Jordão ficou conhecida como a Suíça Brasileira.

a6992-foto8-capivari-img_7308
Capivari – Foto Yeda Saigh

 

 

 

6c625-foto8vilacapivariimg_7311
Capivari – Foto Yeda Saigh

Gruta dos Crioulos
Localizada no centro de exuberante arvoredo tropical, a Gruta dos Crioulos é uma monumental pedra de 700 m2, meio arredondada, chata e côncava podendo abrigar inúmeras pessoas em seu interior. Diz a lenda que a Gruta dos Crioulos recebeu este nome porque os escravos se abrigavam nela, foragidos das fazendas na época da escravatura e eram liderados por Manoel Crioulo, através das terras que eram de propriedade do Sr. Cícero Prado. Segundo os moradores mais antigos, dizem que nas noites de lua cheia, quem andar pelos lados da Gruta dos Crioulos, ouve o arrastar de correntes e gemidos, pois os espíritos dos crioulos fugitivos ainda vagam pela região. 

 

 

b8746-foto9agruta-dos-crioulos
Gruta dos Crioulos – Foto Internet

Pico do Embiri

 

É um dos mirantes mais altos de Campos de Jordão, com cerca de 2000 mts. e uma vista privilegiada da região. Por muitos anos foi considerado o pico mais alto da cidade, porém em 2000 foi descoberto um pico dentro do Horto Florestal: uma montanha com 2.007mts., sendo este o atual ponto culminante de Campos do Jordão. Mas, como está numa zona de silêncio do Parque e não existe trilha acessível, o Pico do Imbiri continua a ser o mais visitado e de fácil acesso. 

 

74678-foto10-picodoimbiri
Pico do Imbiri – Foto Internet

Horto Florestal
Também conhecido como Parque Estadual de Campos de Jordão é um dos parques mais organizados do Brasil e ocupa cerca de metade do território da cidade. É uma área de 8.300 hectares de natureza preservada, com trilhas para caminhadas, araucárias centenárias, fauna diversificada, áreas de pic-nic e muito mais.Os riachos e cachoeiras dividem espaço com a mata nativa intocada onde afloram florestas de araucárias, rica em sua flora e fauna. Diversas trilhas bem definidas, possibilitam passeios com variados graus de dificuldade, distâncias e tempo de duração.
55 (12) 3663-3762

 

 

8a7c7-foto11-hortoflorestal
Horto Florestal – Foto Internet

Pedra do Baú

 

Localizada em São Bento do Sapucaí, pode ser avistada de diversos pontos de Campos do Jordão, como do alto do Capivari, Alto da Boa Vista, Estrada do Toriba, Pico do Imbiri, Auditório, entre outros! Com 1.905m de altitude, é formado por três grandes rochas, Baú, Bauzinho e Ana Chata. É ponto de encontro de montanhistas, escaladores, rapeleiros, praticantes de vôo livre, admiradores da natureza e de outros esportes de aventura. Próximo ao estacionamento há um mirante, com linda vista e uma pista de decolagem para vôo livre. Para os turistas que querem subir a pedra existem dois caminhos acessíveis, na face norte e sul, onde existe a via ferrata, escadas de ferro instaladas na pedra que possibilitam o acesso. 

514ca-foto12-pedradobau
Pedra do Baú – Foto Internet

Palácio Boa Vista
Foi inaugurado em 21 de julho de 1964, pelo governador Adhemar de Barros, para servir de residência de inverno do Governador. Mais tarde passou a ser um museu aberto ao público. Fica numa área de quase três mil metros quadrados, e possui 35 ambientes, onde abriga um grande acervo cultural e artístico, como obras de grandes artistas como Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Tarsila de Amaral, Aldo Bonadei. 

Av. Adhemar de Barros, 3001 – De 4ª feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h

73d92-foto13-palacioboavista
Palácio da Boa Vista – Foto Internet

Festival de Inverno
O Festival de Inverno de Campos do Jordão é considerado o maior evento da música erudita na América Latina, reúne grandes nomes do estilo através de apresentações e atrai pessoas de todas as partes do país. Em 2014 (45ª edição) será entre os dias 05 de julho e 03 de agosto. O destaque especial deste ano, fica por conta do piano, e conta com a participação dos russos Kirill Gerstein e Boris Giltburg, a ucraniana Valentina Lsitsa e solistas brasileiros com carreira internacional: Jean-Louis Steuerman e Arnaldo Cohen. Entre os regentes, além dos famosos Marin Alsop e Giancarlo Guerrero, destacam-se Marcelo Lehninger, Cláudio Cruz, Roberto Minczuk, Fabio Mechetti, John Neschling e Luiz Fernando Malheiro. Conhecido e respeitado internacionalmente, o Festival é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundoHoje, o Festival tem um público direto de dezenas de milhares de pessoas e por seus palcos passam mais de 3 mil artistas. 

 

eb80b-foto14a-festivaldeinverno
Festival de Inverno – Foto Internet

Museus  

Museu da Xilogravura

Possui 20 salas com mais de cinco mil obras de 400 artistas e é o único museu no Brasil dedicado a essa técnica. Entre seus artistas estão Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Tarsilla do Amaral, Lívio Abramo, Marcello Grasmann, Maria Bonomi, Regina Katz e muitos outros. Neste prédio também se encontra a sede da Editora Mantiqueira. Além das obras, o público poderá conhecer neste passeio um atelier xilográfico e também a biblioteca com materiais que explicam mais sobre essa técnica. 

Rua Eduardo Moreira Cruz, 295 – de 5ª a 2ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h

55 (12) 3662-1832

 

747b0-foto15-museudaxilogravura
Museu da Xilogravura – Foto Internet

Museu Felícia Leiner

Felícia Leirner foi uma escultora brasileira, nascida na Polônia. Em 1927, veio para o Brasil, país que adotou como pátria, até a sua morte. Aos 44 anos, iniciou seus estudos de escultura com o renomado artista Victor Brecheret. Seus primeiros trabalhos pertencem à fase Figurativa e datam de 1950 a 1958. Em 1953 e 1955, confirmou sua importância como artista ao participar das bienais internacionais de São Paulo. Na de 1955, foi agraciada com o Prêmio de Aquisição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Nessa época, sua obra teve importante reconhecimento no país e no exterior. Em 1957, suas esculturas foram incorporadas aos acervos do MASP e do Museu de Arte Moderna de Paris. Em 1978, doou suas peças ao Governo do Estado de São Paulo, e no ano seguinte por intervenção do governador Paulo Egydio Martins, criou o Museu Felícia Leirner, onde encontram-se mais de 80 peças da artista numa área de 350 mil metros quadrados. 


Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1880 – Horários: Terça a domingo das 10 às 18 h

55 (12) 3662-2334 

f95f0-foto16b-feli25cc2581cia_leirner
Museu Felícia Leirner – Foto Internet

 

 

Hotéis

Hotel Toriba*****
Construído em 1943 é um dos melhores e mais antigos hotéis de Campos do Jordão: não perdeu nem o charme e nem a categoria nesses 71 anos.  É um lugar ideal para relaxar e contemplar a natureza ao lado de seu maravilhoso jardim florido o ano todo. Possui um ambiente aconchegante em instalações que mantêm suas características originais, atmosfera e tradicional hospitalidade. O spa Occitane está deslumbrante, salas com ofurô para casal fazerem massagem juntos, massagistas de alto nível, piscina aquecida e uma sala de musculação com uma linda vista para o jardim. Não se esqueça de marcar um fondue no Toribinha que está lindo, reformado por Mario Gallo e Cristina Allegri. 

Estr. Ernesto Diedericksen, 2962 – 55 (12) 3668-5000 

 

0dc64-foto17-hoteltoriba_7168
Hotel Toriba – Foto Yeda Saigh

 

 

16c88-foto17-hoteltoriba_7241
Hotel Toriba – Foto Yeda Saigh

Botanique Hotel & Spa *****
Localizado à apenas 12 km de Campos do Jordão, é um hotel moderno e contemporâneo, totalmente integrado com a natureza, com vista panorâmica das montanhas. Possui uma piscina coberta com suítes de relaxamento, aplicação de tratamentos corporais, hidroterapias, saunas seca e úmidas e massagens. O restaurante oferece um menu brasileiro, com vinhos originados de vinícolas de qualidade do sul do Brasil. 

Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 – 55 (12) 3662-5800    55 (12) 3797-6877

http://www.botanique.com.br 

 

 

19f47-combobotanique
Hotel Botanique – Foto Internet

Hotel Vila Inglesa****
Localizado no bairro do Vila Inglesa, possui uma infraestrutura que satisfaz os mais exigentes visitantes. É o lugar ideal para descansar com a família, com diversas opções de lazer. O Vila Inglesa oferece além de muito conforto, entretenimento para pais, relaxamento no bar ou na sala de massagem e para os filhos, circuito de arvorismo, no kids club e no playground. 

Rua Marianne Baumgart, 3400 – Vila Inglesa – 55 (12) 3669-5000 

 

4be46-foto19-hotelvilainglesa
Hotel Vila Inglesa – Foto Internet

Restaurantes
 
Mina
Cozinha contemporânea do hotel Botanique Hotel &amp. Comandado pelo chef Gabriel Broide que é um entusiasta dos produtos regionais, usados por ele em preparos como a gargouille da mantiqueira, uma colorida composição de trinta pedacinhos de legumes locais frescos. Os ingredientes que crescem espontaneamente nos jardins do hotel acabam indo para o prato, caso da serralha, que ele salteia e serve junto de ovo caipira, farinha de embutidos e espuma morna de cogumelos.

Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 – 55 (12) 3797-6877

 

491b3-foto20-restaurantemina
Restaurante Mina – Foto Internet

 

Lenz Gourmet
Localizado no Lenz o ambiente é aconchegante atendendo especialmente os degustadores de iguarias exclusivas que apreciam bons vinhos. No café da manhã são servidas saladas orgânicas, minipizzas feitas com massa integral, grelhados e sanduíches.


Estrada Paulo Costa Lenz Cesar, 2150 – Gavião Gonzaga –  55 (12) 3662-1077 e

55 (12) 3662-1421 

7b55f-foto21lensgourmetimg_7271
Restaurante Lenz Gourmet – Foto Yeda Saigh

Confraria do Sabor
Com uma gastronomia sofisticada em um ambiente charmoso e aconchegante, o restaurante dá um toque especial no seu passeio pela cidade. O prédio onde se situa a Confraria do Sabor foi construído especialmente para o restaurante e a arquitetura foi  inspirada na Toscana. 

Avenida Doutor Vitor Godindo, 191, Vila Capivari – 55 (12) 3663-6550

e662d-foto22-confraria-do-sabor
Confraria do Sabor – Foto Internet

Ludwig Restaurante

Ambiente agradável com fina gastronomia, deixam os clientes com a sensação de estarem em casa. Bom atendimento, as salas possuem lareira e oferecem um ar de requinte e sofisticação. O Visual externo mostra uma natureza exuberante. Possui excelentes opções de fondue.

Rua Aristides de Souza Mello, 50 – Capivari – 55 (12) 3663-5111

3d8ad-foto23-restauranteludwig
Restaurante Ludwig – Foto Internet
 
Boa Viagem!
 
Yeda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário em “Férias em Campos do Jordão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s