Capital do Estado norte-americano de Massachusetts (New England), Boston é uma cidade incrível para se conhecer. Fundada pelos ingleses em 1630, é uma das mais antigas dos Estados Unidos, repleta de história. Terra dos Kennedy, que, como todos os imigrantes irlandeses, foram para lá no século 19. Boston é muito conhecida pelas universidades: além da Boston University (BU), Boston College e da Northeastern University (NU), que ficam no centro, as famosas Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão situadas em Cambridge, do outro lado do Charles River. Com cerca de 700 mil habitantes, é uma cidade muito alegre, cheia de gente jovem, bares, restaurantes e bairros animados, e fácil de circular.

Foto 1 - Escultura As if it were already here
Escultura “As if it were already there” – Foto Yeda Saigh
A foto acima é de uma escultura lindíssima da artista Janet Echelman, que parece uma grande rede de pesca que flutua 111mts sobre um dos parques públicos no centro da cidade.

Frequentei muito Boston, mas fiquei 12 anos sem voltar e a cidade mudou muito. São inúmeros os prédios de arquitetos renomados, como Renzo Piano, Alvar Aalto, Eero Saarinen, Ming Pei, Steven Holl e Frank Gehry. Comecei a visita pegando um ônibus turístico (Trolley Tour), que passa em todos os pontos principais da cidade (veja abaixo) e você pode descer e subir onde e quantas vezes quiser. É um programa para um dia inteiro.

 Principais pontos

John Hancock Tower, um dos 50 edifícios mais altos dos Estados Unidos, com 241 mts e 60 andares, dos arquitetos Ming Pei e Henry Cobb: seu desenho espetacular contrasta com a antiga igreja Trinity Church.

6e3af-foto2b22b-2bjohn2bhancock
Edifício John Hancock – Foto Yeda Saigh
Trinity Church, no coraçåo de Back Bay, igreja Episcopal, o edifício grandioso e histórico é classificado como um dos marcos arquitetônicos mais significativos de Boston.
71221-foto2b32b-2btrinity2bchurch
Trinity Church – Foto Yeda Saigh
New England Aquarium, um dos mais famosos do mundo, não perca o tanque gigante de 760 mil litros simulando um recife de coral caribenho.
http://www.neaq.org 

North End, onde está a casa de Paul Revere, o mais famoso patriota bostoniano, e Little Italy, bairro repleto de restaurantes italianos, pâtisseries e sorveterias, lotado de estudantes. Lá, vá a Hanover Street, a mais importante.

Faneuil Hall, um mercado e local de encontro que existe até hoje, desde 1742, onde políticos bostonianos que queriam se separar da Inglaterra se encontravam. Hoje o mercado é no primeiro andar;
6f505-foto2b42b-2bfaneuil2bhall2b
Faneuil Hall – Foto Yeda Saigh
Beacon Hill, um bairro histórico conhecido por suas estreitas ruas e famosas casas de tijolos e bay windows. É considerado um dos bairros mais caros de Boston. Uma delicia passear por ali e ir a pé, atravessando o Boston Common, um parque lindo onde fica o hotel Four Seasons, até a Newbury Street. Lá tem boutiques bem simpáticas. Se quiser parar para almoçar a Charles Street tem inúmeros restaurantes.
daf8f-foto2b52b-2bnewbury2bstreet
Newbury Street – Fotos Yeda Saigh
Copley Square, onde estão o Prudential Tower & Skywalk, prédio mais alto de Boston (se quiser, pode subir para ver a vista), a Boston Public Library e a Trinity Church.

Museum of Fine Arts, aberto ao publico desde 1876, o mais importante da cidade. Para ver desde arte egípcia até contemporânea. Sempre tem uma exposição temporária importante para visitar. Vimos a Hokusai (de arte e cultura japonesa). Não perca a loja do museu.

http://www.mfa.org/ 

1bc04-foto2b62b-2bmuseum2bof2bfine2barts-img_7160
Museum of Fine Arts – Fotos Yeda Saigh
MIT e Harvard (Cambridge), duas das mais famosas universidades do mundo, ambas Ivy league (grupo de oito universidades privadas de maior prestígio científico nos EUA e no mundo). Assim que descer do ônibus, tem vários estudantes que fazem tours pelos campus e pelos museus das duas universidades, for free, não perca!!
bded3-foto2b72b-2bharvard
Harvard University – Foto Yeda Saigh
Museum of Sciences, no meio da ponte Charles River Dam, o museu vale a visita e tem exposições muito interessantes voltadas para ciência e tecnologia.

No dia seguinte fomos visitar o famoso Isabella Stewart Gardner Museum, que foi aberto em 1903 na Fenway Court, um palácio de estilo veneziano. Em 2012, abriu um novo anexo – projeto de Renzo Piano, maravilhoso todo de vidro. Isabela era uma grande colecionadora de arte e você passeia por todas as salas decoradas, com 2.500 obras de arte, tapeçaria, moveis etc. da Europa, Ásia, mundo islâmico e America. Só para você ter uma ideia, tem quadros de Tintoretto e Ticiano! Outra maravilha do museu é o jardim, com cerca de 60 arvores das mais diversas variedades, caminhos estreitos e muros de tijolos. Vale a pena almoçar no restaurante ali e, ainda, fazer comprinhas na loja do museu.
http://www.gardnermuseum.org/ 

10fd4-foto2b82b-2bisabela2bgardener
Isabella Gardner Museum  – Foto Yeda Saigh
eda0c-foto2b8a2b-2bisabella2bgardener
Isabella Gardner Museum – Fachada de Renzo Piano – Foto Yeda
A tarde, fomos no Institute of Contemporary Art (ICA). Fundado em 1936, expõe arte contemporânea. O predito atual foi construído em 2006 no South Boston Seaport e projetado pelos arquitetos Diller Scofidio + Renfro. Ganharam o premio Harleston Parker Medal pela obra.
Outra visita imperdível é o John F. Kennedy Museu e Biblioteca, uma das atrações turísticas mais populares de Boston, que já recebeu a visita de mais de cinco milhões de pessoas de todo o mundo. O edifício foi projetado pelo arquiteto I. M. Pei e construída com os donativos de 36 milhões de particulares de todo o mundo. Foi oficialmente inaugurada a 20 de Outubro de 1979 e faz parte das dez bibliotecas presidenciais existentes nos Estados Unidos.
84ad5-foto2b92bkennedy2bmus
John F. Kennedy Museu e Biblioteca – Foto Internet
 Dessa vez, fiquei em um hotel no Seaport, walking distance do centro de Convenções, onde foi o Congresso de Psicanálise do qual participei. É muito bonito, super moderno e confortável: salas muito bem equipadas, tudo funciona, flores por tudo, realmente um espetáculo!
Foto 11 - Centro de Convenções
Centro de Convenções – Foto Yeda Saigh
Restaurantes
O prato mais famoso em Boston é a lagosta de New England. Não deixe de experimentar! Também é super tradicional de lá a Clam Showder, uma sopa de frutos do mar.

Toscano: um dos melhores restaurantes italianos de Beacon Hill. Culinária toscana, como diz o nome. Jantamos lá, fomos muito bem servidos e a comida estava ótima!

http://www.toscanoboston.com 

1cb48-foto2b112b-2brestaurante2btoscano
Restaurante Toscano – Foto Yeda Saigh

Daily Catch North End: especializado em frutos do mar e massa da Sicilia Não deixe de pedir lula.

http://thedailycatch.com/

Legal Seafood: tem vários endereços. Vá no Harborside e peca lagosta! .
bd02d-foto2b122b-2blegal2bseafood
Restaurante Legal Sea Foods – Foto Yeda Saigh
Morton’s The Steak: aqui, carnes e crabs. Para acompanhar, batatas assadas com sour cream divinas!! A primeira Morton’s abriu em 1978 em Chicago e hoje ela é considerada uma das melhores churrascarias do mundo pela maneira como tratam os clientes e pela qualidade da comida.
6d900-foto2b132b-2bmorton2527s2brestaurant
Morton’s Sea Foods – Foto Yeda Saigh

L’Espalier
Um dos melhores restaurantes de Boston. Cozinha francesa maravilhosa e um serviço de primeira do começo ao fim!
(61) 7262-3023
The Shops at Prudential Center, 774 Boylston St 02199 Boston

Hotéis

Renaissance Boston Waterfront ****
Foi o hotel que fiquei, muito bom, quartos charmosos e com vista linda para o porto, walking distance do Centro de Convenções do Congresso que eu participei e de restaurantes muito bons, tais como O Legal Seafood e o Morton’s.
(617)3384111
606 Congress St.

1b484-foto2b142b-2bvista2bda2bjanela2bdo2bquarto2bdo2bhotel2brenaissance
Vista do Hotel Renaissance – Foto Yeda Saigh

Boston Marriot Long Wharf ****
Muito chique com design sofisticado, serviço impecável, ótima localização ao longo do histórico cais de Long Wharf Boston. Fica numa rua sem saída, muito silenciosa e com uma vista deslumbrante. O restaurante do hotel, Waterline tem uma cozinha clássica da Nova Inglaterra, é muito simpático e o ambiente super agradável.

9a89e-foto2b152b-2bmarriot2blong2bwharf
Boston Marriott Long Wharf – Foto Internet
Hotel Four Seasons *****
brunch no Four Seasons
(61) 7338-4400
200 Boylston Str 02116 Boston MA
3a812-foto2b162b-2bhotel2bfour2bseasons
Four Seasons – Foto Internet
 Hotel The Colonnade Boston Hotel ****
ótima localização central em Back Bay walking distance para a Boston Symphony, Museum of Fine Arts e Northeastern University, serviço bom, experimente a Brasserie Jo, que oferece cozinha saborosa para todos os paladares, um centro de fitness totalmente equipado, e uma piscina no terraço para relaxar e desfrutar de um cocktail no meio de uma vista deslumbrante sobre o horizonte de Boston.
(61) 7424-7000

Hotel Eliot ****
Descubra um toque de Paris, no coração de Boston. Com suites elegantes e serviço personalizado premiado e um invejável endereço no bairro de Back Bay, Situado em uma das mais belas avenidas de Boston, você pode ir a pé passear na Newbury Str. e ver as lojas da Copley Place. O hotel tem dois restaurantes muito bons: Clio e Bar Uni Sashimi.
(61) 7267-1607
370 Commonwealth Ave 02215 Boston MA
http://www.eliothotel.com

9ee7e-foto2b182b-2beliot2bhotel
Hotel Eliot – Foto Internet

Hotel The Ritz-Carlton Boston Common
(61) 7574-7100
10 Avery St 02111 Boston MA
Charles Hotel (Cambridge)

c8c71-foto2b192b-2britz2bcarlton2bhotel
Ritz Carlton – Foto Internet
Para terminar um pensamento de um famoso escritor bostoniano, Edgar Allan Poe:
“Tudo o que vemos ou parecemos não passa de um sonho dentro de um sonho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s