Lima Fervilha!
14635-foto2b12b-2bcentro2bhisto25cc2581rico2binternet
Centro Histórico de Lima – Foto Internet

Porta de entrada para o Peru, Lima é conhecida por ter alguns dos melhores restaurantes do mundo! Com quase 9 milhões de habitantes, a capital peruana vem se reinventando nos últimos anos. Antes triste, está mais colorida e em completa ebulição. E um dos motivos é justamente a sua culinária. O chef Gastón Acurio, que comanda o concorrido Astrid y Gaston, e os restaurantes La Mar mundo afora, é uma das estrelas locais e já foi premiado inúmeras vezes pela revista britânica Restaurant, que elege os melhores chefs do planeta.

Mario Testino, fotógrafo peruano das celebridades, também brilha na cena de Lima.
49b96-foto2b22b-2bmario2btestino
Mario Testino e Lady Di fotografada por ele – Foto Internet
Uma vez na cidade, não deixe de saborear deliciosos ceviches e pratos à base de milho e batata, presentes em muitos dos menus dos restaurantes. Imperdível, ainda, ver os museus, que são maravilhosos, únicos do mundo na arte pré-colombiana. Numa visita, vale a pena ir ao centro histórico revitalizado e sua Plaza de Armas (repare nos balcões maravilhosos de madeira das construções antigas) e ao bairro de Barranco, cool, repleto de bares e galerias. Buen viaje!

 

d99e5-foto2b32b2b-palacio_gobierno_
Palácio do Governo – Foto Internet
Onde comer

Astrid y Gastón
: sua história começa em 1994, quando Gastón Acurio e Astrid Gutsche, recém-chegados de Paris, onde estudaram arte culinária, fundaram o restaurante em uma pequena casa em Miraflores. Começou com comida francesa e depois passou para a peruana. Em 2014 se instalaram na Casa Moreyra, antiga sede da fazenda San Isidro com mais de 300 anos de idade. À mesa, alta gastronomia moderna peruana.
56930-foto2b42b-2brestaurante2bastrid2by2bgaston
Restaurante Astrid y Gastón – Foto Internet
Chez Wong: ceviche delicioso preparado pelo próprio sr.Wong na frente dos clientes na casa dele. O lugar é simples, não tem cardápio e só atende com reserva. Mas vale muito! Tel. +511 470-6217.

 

bb358-foto2b52b-2brestaurante2bchez2bwong
Restaurante Chez Wong – Foto Internet
Central: um dos melhores da América Latina, do jovem chef Virgilio Martinez e Pía León. Há horta própria no local. Virgilio é apaixonado por viagem e investiga ingredientes ainda não documentados que possam trazer maior riqueza à cozinha local. Ele trata sua própria água, com processo de osmose inversa, o que resulta numa água muito pura. Reserve com 60 dias de antecedência, reservas@centralrestaurante.com.pe.
http://www.centralrestaurante.com.pe
4ef79-foto2b62b-2brestaurante2bcentral
Restaurante Central – Foto Internet
Don Fernando: há mais de 20 anos, os irmãos Vera-Horna, descendentes de duas famílias que cultivavam a arte da boa, montaram esse restaurante. Os pratos são da cozinha tradicional do norte do Peru, feitos por gerações, como arroz com pato.
http://www.donfernando.com.pe/


Rafael
: uma fusão de sabores – do Peru à França, passando por outros cantos de mundo visitados pelo chef Rafael Osterling. O restaurant fica emu ma casa republican limeña do século passado
http://www.rafaelosterling.pe

Os museus
Museo Nacional de Arqueología, Antropolgia e Historia del Perú: seu acervo inclui desde o 
período da pré-cerâmica até o início da República. A construção serviu de casa para os revolucionários da independência sul-americana San Martín, de 1821 a 1822, e Bolívar, de 1823 a 1826.
http://mnaahp.cultura.pe

58851-foto2b72b-2bmuseo2bde2barqueologia
Museu Nacional de Arqueologia – Foto Internet

MATE – Museu Mário Testino: a maior coleção das obras do fotógrafo peruano famoso no mundo da moda. Na coleção permanente, há fotos desde Brad Pitt à Princesa Diana. O bairro de Barranco, onde está situado o museu, está super cool no momento.
http://www.mate.pe

866db-foto2b82b-2bmate
MATE – Museu Mario Testino – Foto Internet
Museu de Arte de Lima (MALI): a coleção reúne de mais de 12 mil obras, que vão desde o período pré-colombiano até os dias de hoje. Oferece uma pesquisa de 3 mil de arte no Perú.
http://www.mali.pe

Museu Larco: fundado em 1926 pelo arqueólogo peruano Rafael Larco Hoyle, oferece em suas galerias um verdadeiro panorama de 5 mil anos de história do Peru pré-colombiano. Os jardins são lindos e o museu fica em um casarão do século XVII, erguido em cima de uma pirâmide pré-colombiana do século VII. O museu fica aberto até as 22h e você pode aproveitar e jantar no restaurante, que vale a pena. Curiosidade: é um dos poucos museus no mundo no qual os turistas podem conhecer seu depósito e admirar os 45 mil objetos arqueológicos.
http://www.museolarco.org
15c44-foto2b92b-2bmuseo2blarco
Museu Larco – Foto Internet
Museo Oro del Peru: Miguel Mujica Gallo sempre teve paixão pela ourivesaria pré-inca do Peru e conseguiu reunir mais de 7 mil peças das culturas mochica, chimú e nasca.
6d2db-foto2b132b-2bmuseo2bdel2boro-peru
Museu do Ouro – Foto Internet
Hotéis
Hotel B: a construção, da belle époque, serviu de refúgio para o presidente peruano Augusto Leguía na década de 1920. As características arquitetônicas foram preservadas a decoração é linda, repleta de obras de arte.
http://hotelb.pe/

Foto 11 - Hotel B
Hotel B – Fotos Internet
Belmond Miraflores Park: conhecido por seus jardins deslumbrantes, situado do lado do Pacífico, com vistas de tirar o fôlego para o mar. Serviço personalizado excepcional. A localização é perfeita, no sofisticado bairro de Miraflores, no coração da cidade.
http://www.belmond.com/pt-br/miraflores-park-lima/

Foto 4 - Hotel Belmond Miraflores Park
Hotel Belmond Miraflores – Foto Internet
 
Não podia terminar esse artigo, sem um pensamento do laureado com o  Nobel de Literatura Mário Vargas Llosa:
 
“A literatura não é algo que nos faça felizes, mas ajuda-nos a defendermo-nos da infelicidade”.

Por Antonella Salem, http://www.whiz.com.br 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s