Essa semana nossa correspondente, Antonella Salem, vai nos levar à um passeio muito especial na Grã Bretanha.
Oxfordshire – Foto Antonella Salem
Oxfordshire
Uma viagem pela região de Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra, e repleta de deliciosas descobertas: de pequenos vilarejos que parecem cenário de filme – e muitos deles foram! Visitamos palácios, jardins maravilhosos, restaurantes e hoteizinhos super charmosos.
A convite do VisitBritain, o órgão de turismo da Inglaterra, participei de um roteiro muito exclusivo, que começou no hotel Le Manoir aux Quatr’ Saisons, em Great Milton, a uma hora de carro a noroeste de Londres. Propriedade do reconhecido chef francês Raymond Blanc, o hotel faz parte da exclusiva rede Belmond (a mesma do Cipriani de Veneza e dos hotéis e trem no Peru). O hotel tem um estilo country, com somente 32 suítes decoradas individualmente.
Belmond Le Manoir aux Quart’Saisons – Foto Antonella Salem
A minha, chamada de Lemongrass, foi inspirada nas viagens de Raymond pelo Oriente. Paredes e teto de rattan, um aquário iluminado com peixinhos coloridos, entre o quarto e o banheiro compõem uma atmosfera zen, de serenidade. Na hora de dormir, dá para apagar a luz do aquário.
Suite Lemongrass – Hotel Le Manoir aux Quart’Saisons – Foto Internet
No primeiro ano de sua abertura, em 1984, o hotel já conquistou duas estrelas no guia Michelin por seu restaurante de gastronomia excepcional. Imperdível não provar um dos menus degustação, de cozinha francesa clássica com ingredientes fresquíssimos. Tudo orgânico, colhido nos jardins de verduras e ervas do local. Vale a pena passear por lá e ver a produção de delícias – alcachofras gigantes, legumes variados, estufas com todos os temperos e verdes… O hotel tem uma escola de culinária – para os interessados em gastronomia
De lá fomos para Oxford, famosa pela universidade, a mais antiga da Inglaterra, desde 1096 e considerada uma das dez melhores do mundo. Não há um único campus.
Cidade Universitária de Oxford e o Rio Tâmisa – Foto Antonella Salem
As faculdades se espalham pela cidade toda, com 40 colégios: é interessante fazer tudo a pé. La estudaram Bill Clinton, Tony Blair, Oscar Wilde, entre outros. Uma das faculdades, a Christchurch College, foi escolhida para servir de cenário das filmagens de Harry Potter. Entrando lá, você realmente se sente dentro do filme! Oxford também foi berço de livros importantes e famosos na literatura mundial, como Alice no Pais das Maravilhas, (1.865) de C. Lewis Carroll (que foi professor de matemática), e O Senhor dos Anéis, de J.R R. Tolkien, e muitos outros. Quem adora a história de Alice, pode fazer um tour que leva aos lugares onde supostamente Caroll teria se inspirado para escrever o livro, como o poço que seria o buraco onde ela cai, a casa do Chapeleiro (que, na verdade, era um alfaiate) e a casa da governanta, que na história foi representada pela rainha.
Tour Alice no País das Maravilhas – Foto Antonella Salem
Tem também uma lojinha com tudo da história – o primeiro manuscrito, imã de geladeira, xícaras de chá, bules etc. O tour deve ser contratado com o especialista professor Mark Davies do Museu de Oxford.
Em Oxford, fiquei em um hotel que foi uma antiga cadeia: Malmaison Hotel. O estilo é contemporâneo mas a estrutura é original e os quartos foram instalados nas antigas celas – janelas pequenas.
Para jantar, duas dicas: Cherwell Boathouse, à beira do Rio Tâmisa,
Experimente os menus sazonais preparados pelo chef Nick Welford. O restaurante foi eleito pela Wine List do Ano pela Good Food Guide de 2014 e 2013, e está aberto todo o ano.
Um dos mais antigos pubs de Oxford, comida britânica clássica alem de pães caseiros, tortas, pudins, peixes, saladas de verão, chutneys caseiros, picles e conservas. Existe há 800 anos!! conhecido também pelo maravilhoso jardim. http://the-perch.co.uk/
The Perch Restaurant – Foto Antonella Salem
Todos sempre com muitas opções gostosas de peixe.
De Oxford, fomos para Cotwolds (40 minutos de carro), região repleta de vilarejos antiquíssimos que parecem ter saído de livros de fabulas inglesas. No caminho, vale a pena conhecer o outlet Bicester Village, que tem marcas inglesas famosas, como Burberry e Penhaligon’s (fragrâncias, fundada há mais de 135 anos). Também não deixe de visitar o Blenheim Palace, castelo barroco do século 18, onde nasceu Winston Churchill.
Blenheim Palace – Foto Antonella Salem
Nos Costwolds, o ideal é ficar hospedado em alguma cidadezinha, alugar um carro para fazer os passeios tranquilamente.
Costwold Village – Foto Antonella Salem
E como uma Toscana inglesa. Fiquei em Minster Lovell, no hotel Old Swan and Minster Mill, uma cabana inteira de pedra com interiores super aconchegantes, lareira, um rustico de muito bom gusto. O hotel tem uma parte mais moderna, mas vale a pena ficar na antiga, que existe desde 1445. Uma outra opcao e alugar uma casa e viver um pouco a vida de lá. http://www.oldswanandminstermill.com/ http://luxurycotswoldrentals.co.uk/
Hotel Old Swan and Minster Mill – Foto Antonella Salem
Hotel Old Swan and Minster Mill – Foto Antonella Salem
Não deixe de jantar no hotel Old Swan and Minster Mill
Dicas de restaurante na região de Cotwolds:
The Wild Rabbit, para o almoço (perto de Daylesford), tem uma atmosfera rústica, bacana e ecofriendly. http://www.thewildrabbit.co.uk/
Os programas no dia-a-dia são inúmeros! Daylesford é um deles, uma fazenda em plena produção que tem um mercado, tipo empório Santa Maria, que de vende tudo orgânico: verduras, vinhos e até roupas de lã de ovelha. Carole Bamford, a dona, montou ali floricultura, restaurante e ate spa. Se você for para Londres vá no restaurante deles, que também e imperdível. http://daylesford.com/
Daylesford Farm – Fotos Internet
Outro passeio que vale a pena e a visita dos jardins orgânicos de Highgrove, propriedade do príncipe Charles. A casa não esta aberta a visitação e deve-se reservar o tour guiado com antecedência. Recomendo muito a visita! Preste atenção nos presentes que o príncipe Charles ganhou de chefes de estado, marajás etc. Se você optar pelo Champanhe Tea Tour, o passeio termina no Orchard Restaurant, com um chá bem inglês e pianista ao vivo.
Highgrove Gardens – Foto Antonella Salem
Povoados locais não não podem ficar de fora na programação são:
Stow-on-the-Wold, com lojinhas de queijos, balas artesanais e peças de cashmere
Bibury, à beira do Rio Coln, é a vila mais linda que eu já vi.
Bilbury – Foto Antonella Salem
Bourton-on-the-Water, a “Veneza inglesa”, fiquei impressionada com a réplica do vilarejo em miniatura – crianças enlouquecem!
Bourton on the Water – Foto Antonella Salem
Bampton, cenário de Downtown Abbey, você pode visitar, entre as locações, o local que serviu como o hospital na série e onde ha fotos das gravações, livros e souvenirs; Cirencester, à beira de um rio, é um povoado muito charmoso e um dos mais fotografadas da região. Lá, você vê as pessoas cuidando das flores das fachadas de suas casas, com o maior cuidado.