Um passeio por Oxfordshire

Essa semana nossa correspondente, Antonella Salem, vai nos levar à um passeio muito especial na Grã Bretanha.

4dd25-foto2b12boxfordshire2bantonela
Oxfordshire – Foto Antonella Salem
Oxfordshire
Uma viagem pela região de Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra, e repleta de deliciosas descobertas: de pequenos vilarejos que parecem cenário de filme – e muitos deles foram!  Visitamos palácios, jardins maravilhosos, restaurantes e hoteizinhos super charmosos.
A convite do VisitBritain, o órgão de turismo da Inglaterra, participei de um roteiro muito exclusivo, que começou no hotel Le Manoir aux Quatr’ Saisons, em Great Milton, a uma hora de carro a noroeste de Londres. Propriedade do reconhecido chef francês Raymond Blanc, o hotel faz parte da exclusiva rede Belmond (a mesma do Cipriani de Veneza e dos hotéis e trem no Peru). O hotel tem um estilo country, com somente 32 suítes decoradas individualmente.
7f431-foto2b22b-2bbelmond2ble2bmanoir2baux2bquatr25272bsaisons
Belmond Le Manoir aux Quart’Saisons – Foto Antonella Salem

A minha, chamada de Lemongrass, foi inspirada nas viagens de Raymond pelo Oriente. Paredes e teto de rattan, um aquário iluminado com peixinhos coloridos, entre o quarto e o banheiro compõem uma atmosfera zen, de serenidade. Na hora de dormir, dá para apagar a luz do aquário.

a401a-foto2b32b-2bsui25cc2581te2blemon2bgrass2b-2bhotel2ble2bmanoor2baux2bquatr2527saisons
Suite Lemongrass – Hotel Le Manoir aux Quart’Saisons – Foto Internet
No primeiro ano de sua abertura, em 1984, o hotel já conquistou duas estrelas no guia Michelin por seu restaurante de  gastronomia excepcional. Imperdível não provar um dos menus degustação, de cozinha francesa clássica com ingredientes fresquíssimos. Tudo orgânico, colhido nos jardins de verduras e ervas do local. Vale a pena passear por lá e ver a produção de delícias – alcachofras gigantes, legumes variados, estufas com todos os temperos e verdes… O hotel tem uma escola de culinária – para os interessados em gastronomia

De lá fomos para Oxford, famosa pela universidade, a mais antiga da Inglaterra, desde 1096 e considerada uma das dez melhores do mundo. Não há um único campus.

45ac6-foto2b42b-2bcidade2buniversita25cc2581ria2bde2boxford2be2bo2brio2bta25cc2582misa
Cidade Universitária de Oxford e o Rio Tâmisa – Foto Antonella Salem
As faculdades se espalham pela cidade toda, com 40 colégios: é interessante fazer tudo a pé. La estudaram Bill Clinton, Tony Blair, Oscar Wilde, entre outros. Uma das faculdades, a Christchurch College, foi escolhida para servir de cenário das filmagens de Harry Potter. Entrando lá, você realmente se sente dentro do filme! Oxford também foi berço de livros importantes e famosos na literatura mundial, como Alice no Pais das Maravilhas, (1.865) de C. Lewis Carroll (que foi professor de matemática), e O Senhor dos Anéis, de J.R R. Tolkien, e muitos outros. Quem adora a história de Alice, pode fazer um tour que leva aos lugares onde supostamente Caroll teria se inspirado para escrever o livro, como o poço que seria o buraco onde ela cai, a casa do Chapeleiro (que, na verdade, era um alfaiate) e a casa da governanta, que na história foi representada pela rainha.
e48d9-foto2b52b-2btour2balice2bno2bpais2bdas2bmaravilhas
Tour Alice no País das Maravilhas – Foto Antonella Salem
Tem também uma lojinha com tudo da história – o primeiro manuscrito, imã de geladeira, xícaras de chá, bules etc. O tour deve ser contratado com o especialista professor Mark Davies do Museu de Oxford.

http://oxfordwaterwalks.co.uk

Em Oxford, fiquei em um hotel que foi uma antiga cadeia: Malmaison Hotel. O estilo é contemporâneo mas a estrutura é original e os quartos foram instalados nas antigas celas – janelas pequenas.

8c932-foto2b62b-2bmalmaison2bhotel_oxford
Malmaison Hotel Oxford – Foto Internet
Para jantar, duas dicas: Cherwell Boathouse, à beira do Rio Tâmisa,
Experimente os menus sazonais preparados pelo chef Nick Welford. O restaurante foi eleito pela Wine List do Ano pela Good Food Guide de 2014 e 2013, e está aberto todo o ano.
356a3-foto2b72b-2bcherwell2bboathouse2brestaurant
Cherwell Boathouse Restaurant – Foto Internet

Gee’s Restaurant, no centro de Oxford, rústico, pratos artesanais da  cozinha tradicional inglesa numa casa icônica de vidro.

0eb2d-foto2b82b-2bgees2brestaurant
Gee’s Restaurant – Foto Internet
Almoço no The Perch.
Um dos mais antigos pubs de Oxford, comida britânica clássica alem de pães caseiros, tortas, pudins, peixes, saladas de verão, chutneys caseiros, picles e conservas. Existe há 800 anos!! conhecido também pelo maravilhoso jardim.
http://the-perch.co.uk/
b3c76-foto2b92b-2bthe2bperch2brestaurant
The Perch Restaurant – Foto Antonella Salem
 Todos sempre com muitas opções gostosas de peixe.

De Oxford, fomos para Cotwolds (40 minutos de carro), região repleta de vilarejos antiquíssimos que parecem ter saído de livros de fabulas inglesas. No caminho, vale a pena conhecer o outlet Bicester Village, que tem marcas inglesas famosas, como Burberry e Penhaligon’s (fragrâncias, fundada há mais de 135 anos). Também não deixe de visitar o Blenheim Palace, castelo barroco do século 18, onde nasceu Winston Churchill.

68a4b-foto2b102b-2bbleinheim2bpalace
Blenheim Palace – Foto Antonella Salem
Nos Costwolds, o ideal é ficar hospedado em alguma cidadezinha, alugar um carro  para fazer os passeios tranquilamente.
37a63-foto2b112b-2bcotswold2bvillage
Costwold Village – Foto Antonella Salem

E como uma Toscana inglesa. Fiquei em Minster Lovell, no hotel Old Swan and Minster Mill, uma cabana inteira de pedra com interiores super aconchegantes, lareira, um rustico de muito bom gusto. O hotel tem uma parte mais moderna, mas vale a pena ficar na antiga, que existe desde 1445. Uma outra opcao e alugar uma casa e viver um pouco a vida de lá.
http://www.oldswanandminstermill.com/
http://luxurycotswoldrentals.co.uk/

77da9-foto2b122b-2bhotel2bold2bswan2band2bminster2bmill
Hotel Old Swan and Minster Mill – Foto Antonella Salem
cd40c-foto2b12a2b-hotel2bold2bswan2band2bminster2bmill2bjpg
Hotel Old Swan and Minster Mill – Foto Antonella Salem
Não deixe de jantar no hotel Old Swan and Minster Mill
Dicas de restaurante na região de Cotwolds:
The Wild Rabbit, para o almoço (perto de Daylesford), tem uma atmosfera rústica, bacana e ecofriendly.
http://www.thewildrabbit.co.uk/
97a8b-foto2b132b-2bthe2bwild2brabbit
The Wild Rabbit – Foto Internet
Jantar no The Feathered Nest Country Inn
Nether Westcote OX7 6SD, UK
5564e-foto2b142b-2bthe2bfeathered2bnest2bcountry2binn
The Feathered Nest Country Inn – Foto Internet
Almoço no Russell’s – Broadway
Jantar no The Maytime Inn
Asthall
Burford, OX18 4HW

http://www.themaytime.com/

Os programas no dia-a-dia são inúmeros! Daylesford é um deles, uma fazenda em plena produção que tem um mercado, tipo empório Santa Maria, que de vende tudo orgânico: verduras, vinhos e até roupas de lã de ovelha. Carole Bamford, a dona, montou ali floricultura, restaurante e ate spa. Se você for para Londres vá no restaurante deles, que também e imperdível.
http://daylesford.com/

9d33c-foto2b152b-2bdaylesford2bfarm
Daylesford Farm – Fotos Internet
Outro passeio que vale a pena e a visita dos jardins orgânicos de  Highgrove, propriedade do príncipe Charles. A casa não esta aberta a visitação e deve-se reservar o tour guiado com antecedência. Recomendo muito a visita!  Preste atenção nos presentes que o príncipe Charles ganhou de chefes de estado, marajás etc. Se você optar pelo Champanhe Tea Tour, o passeio termina no Orchard Restaurant, com um chá bem inglês e pianista ao vivo.
c6e73-foto2b162b-2bhighgrove2bgardens
Highgrove Gardens – Foto Antonella Salem

Povoados locais não não podem ficar de fora na programação são:

Stow-on-the-Wold, com lojinhas de queijos, balas artesanais e peças de cashmere
Bibury, à beira do Rio Coln, é a vila mais linda que eu já vi.
60867-foto2b172b-2bbibury
Bilbury – Foto Antonella Salem

Bourton-on-the-Water, a “Veneza inglesa”, fiquei impressionada com a réplica do vilarejo em miniatura – crianças enlouquecem!

42bff-foto2b182b-2bbourton2bon2bthe2bwater
Bourton on the Water – Foto Antonella Salem

Bampton, cenário de Downtown Abbey, você pode visitar, entre as locações, o local que serviu como o hospital na série e onde ha fotos das gravações, livros e souvenirs;  Cirencester, à beira de um rio, é um povoado muito charmoso e um dos mais fotografadas da região. Lá, você vê as pessoas cuidando das flores das fachadas de suas casas, com o maior cuidado.

Para quem adora cavalgar, não perca uma cavalgada pelas montanhas, entre campos com ovelhas.
http://www.cotswoldsriding.co.uk/

2966f-foto2b202b-2bantonella2bsalem
Antonela Salem
Boa Viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s