Terra de Mozart, Schubert, Mahler e Haydn, e da imperatriz Sissi, a Áustria é um país que respira música, tradição e reúne paisagens lindas que parecem saídas de um livro de contos de fadas. Uma das nações com melhor qualidade de vida da Europa, é o antigo centro do outrora poderoso Império Austro-Húngaro dos Habsburgo. O roteiro começa em Viena, a bela capital.

Ficamos no elegante Hotel Sacher, um dos mais antigos da cidade, de 1876, que está super conservado. Um clássico!

A primeira coisa que fizemos foi experimentar, na sala de estar, a Sacher Torte, de chocolate com geleia de damasco. Você pode encontrar essa famosa torta em toda a Áustria, mas a original é a do hotel. A verdadeira receita se mantém segredo de família e o diferencial está no chocolate, feito lá.

É uma delícia andar a pé pelos arredores do Sacher, com localização privilegiadíssima, em frente à Ópera e a poucos passos da catedral Stephansdom. Vale a pena subir ao topo da torre e ver a cidade de cima.
Na porta da catedral, você pode fazer um passeio em uma das carruagens, que também dá uma boa ideia do centro de Viena.
Jantamos pertinho, no Plachutta’s Gasthaus zur Oper, que serve o tradicionalíssimo wierner schnitzel, bife de vitela à milanesa, com salada de batatas.
https://www.sacher.com/
http://www.lhw.com/hotel/Hotel-Sacher-Wien-Vienna-Austria?rooms=1&numadult1=2&numchild1=0
http://www.plachutta-oper.at/en/gasthaus_zur_oper/
Viena é uma cidade repleta de atrações e histórias de reis e rainhas (os Habsburgos reinaram por muitos séculos). Imperdível ir ao Belvedere, um dos palácios, transformado em museu, que exibe a adorada pintura O Beijo, de Gustav Klimt, e ao Albertina (cuja coleção permanente inclui de Monet a Picasso).

Também não deixe de ir à confeitaria Demel e ver os confeiteiros decorando bolos, fazendo flores de glacé.
- Confeitaria Demel – Foto Antonella Salem
No café do Palácio de Schönbrunn, a antiga residência de verão da imperatriz Sissi, é possível assistir à preparação do apfelstrudel. Para quem adora cozinha, vale a pena marcar uma aula no restaurante Wrenkh Kochsalon (moderno e descolado) e aprender a fazer o schnitzel e outros pratos típicos. O Palácio de Schönbrunn merece a visita com guia. Construída em 1713, a edificação barroca foi residência de verão dos Habsburgo. Aqui Sissi viveu durante muitos anos ao lado do imperador Francisco José (que governou de 1848 a 1916).
https://www.belvedere.at/en
http://www.albertina.at/en
http://www.demel.at/
http://www.wrenkh-wien.at
http://www.schoenbrunn.at/

Depois de conhecer os interiores do palácio, passeie pelos jardins e vá até o zoológico de Schönbrunn, o mais antigo da Europa (1752), onde vimos pandas gigantes, elefantes, tigres e leões-marinhos.

Dedique uma manhã para assistir ao treino dos cavalos da raça Lipizzaner na Spanish Riding School, ao som de música clássica, e depois, visitar os estábulos. Adoramos!

Entre os museus, o de História Natural exibe esqueletos de dinossauros, recriações de espécies extintas e cristais – paraíso para as crianças.

Vizinho, o Mumok é endereço na cidade da arte contemporânea.

Viena para crianças
O Hotel Sacher recebe muito bem os pequenos hóspedes. Já na chegada, ficha de check-in especial, um guia de Viena para crianças no quarto, kit com xampu, creme, sabonetinho, nécessaire, roupão e chinelos, além do teddy bear, que é feito em várias versões. Ganhamos o ursinho vestido de porteiro. No spa, há um tratamento facial especial para as meninas, que termina com um copo de smoothie de frutas. À noite, no quarto, é só pedir à recepção: o filme “Sissy, A Imperatriz”, imortalizada por Romy Schneider, será um ótimo “warm up” para seus dias na cidade.
Salzburgo
De Viena, o trem para Salzburgo leva pouco mais de duas horas, e o visual campestre é inesquecível.

Assim que chega, você se sente em uma daquelas cidadezinha das fábulas infantis. Além de caminhar pelas ruelas do centro e ver as muitas lojinhas, vá até a casa onde nasceu Mozart – hoje um museu fascinante, que reúne desde objetos pessoais até partituras antigas.

Na cidade, o Hotel Sacher também é uma ótima escolha, elegante e muito bem localizado. Salzburgo foi cenário do filme A Noviça Rebelde e com certeza você irá ouvir alguém cantando as músicas pelas ruas. Fãs adoram visitar algumas das locações.
Opte por fazer o tour você mesmo (ao invés de se juntar ao passeio ) super turístico de ônibus) – é só pedir no hotel o mapa com as atrações do filme. Bem no coração da cidade, Mirabell Gardens abriga a fonte onde os personagens Maria e as crianças encenaram “Do Re Mi”. Outro cenário incrível é o convento Nonnberg, fundado entre os anos de 713 e 715, considerado o mais antigo do mundo.
https://www.sacher.com/
http://www.lhw.com/hotel/Hotel-Sacher-Salzburg-Salzburg-Austria?rooms=1&numadult1=2&numchild1=0
http://www.mozarteum.at/en/museums/mozarts-birthplace.html
Tyrol
De Salzburgo, viajamos, também de trem (1h50), para Innsbruck e as montanhas do Tyrol, famosas pelos esportes de inverno. A meia hora da estação central, o Interalpen-Hotel Tyrol parece um grande chalé, com atmosfera aconchegante e bem familiar.

O staff do hotel, tão amável, veste trajes típicos dos Alpes. Do terraço do quarto, todo de madeira, dá para ver os picos nevados.

Na temporada, o hotel é a base perfeita para quem quer fazer crosscountry skiing e ski alpino na estação de Seefeld.
Na volta, o spa, e suas piscinas aquecidas, será delicioso. E o hotel tem uma programação para adultos e crianças, que inclui ioga e aulas de ginástica.

Passeio imperdível para um dia todo, o Castelo de Neuschwanstein, aquele que inspirou Walt Disney, está do outro lado da fronteira, na Alemanha, a uma hora de estrada do Interalpen (você pode alugar um carro com GPS ou contratar um motorista).

Perto de Fussen, o castelo foi construído em 1869 por Ludwig II, rei da Baviera, para ser seu refúgio. O tour para ver os interiores tem hora marcada e você deve reservar pelo menos uma hora para subir a pé ou de charrete a partir do vilarejo de Hohenschwangau. Só esse trajeto e a vista exterior do castelo já vale o programa.
https://www.interalpen.com/en/hotel/
http://www.neuschwanstein.de/

Boa viagem!!