Um fim de semana uruguaio

Que me desculpem los hermanos portenhos, mas o “paisito” está dando um banho de civilidade em todos nós sul-americanos!!!

Foto 1 - Mapa Uruguai
Mapa Uruguai
Foto Internet

Esta é a minha primeira visita ao Uruguai, já zanzei razoavelmente pelo continente, fui repetidas vezes a “mi Buenos Aires querida”, e me confesso arrependida de não ter vindo antes a este pequeno país tão simpático (população de cerca de 3,5 milhões).

É bem verdade que a “celeste” nas semanas anteriores a minha viagem me influenciou positivamente pelo bonito que os uruguaios fizeram na Copa. Amo Cavani, Suarez nem tanto, “soy celeste”.

Foto 2 - Time de Futebol - 69123
Time de futebol
Foto Internet

Com casamento gay aprovado desde 2013, marijuana liberada, altos índices de alfabetização e longevidade, mais baixa desigualdade social entre os vizinhos, Montevidéu segue contemporânea e tranquila. Para uma carioca como eu, é um luxo poder sair à noite caminhando sem medo de perder a carteira ou celular e transitar por ruas bem asfaltadas e calçadas sem buracos.

Foto 3 - Montevideo
Montevideo
Foto Internet

 Montevidéu tem uma situação geográfica muito especial. É banhada pelo estuário do Rio da Prata justamente quando o rio se encontra com o mar. Sua orla, isto é, as ramblas, são avenidas que margeiam o rio/mar por 21 quilômetros. São largas, os prédios residenciais foram construídos bem afastados dando uma sensação de amplitude. As ramblas são bastante atraentes, especialmente, para caminhadas.

Foto 3a - Ramblas de Montevideo
Ramblas de Montevideo
Foto Internet

Geralmente quando planejo uma viagem consulto o The Guardian, New York Times e blogs de viagem. Como a cidade de Montevidéu não é grande, as dicas são finitas e a maioria das fontes converge! Quem também nos deu dicas foi José, uruguaio dono de um “bar a vin” chamado Symposium Vinhos, que fica no bairro de Laranjeiras no Rio de Janeiro.

Foto 4 - Jornais de consulta
Jornais de consulta
Foto Internet

A Praça da Independência é a mais importante com uma estátua enorme do General Artigas belíssima e imponente. Ele é a figura com maior destaque na história do país por seu papel determinante na luta pela independência da Argentina.

Foto 5 -Estátua do General Artigas na Praça da Independência
Estátua do General Artigas na Praça da Independência
Foto Ana Saboia

Preste atenção nas esquinas da praça e admire o edifício antigo de desenho excêntrico Palacio Salvo. É um ícone de Montevidéu no estilo art déco eclético. Data de 1928, foi a torre mais alta da América Latina até 1935 quando perdeu o posto para o Kavanagh de Buenos Aires.

Foto 6 - Excêntrico Edifício Palácio Salvo
Excêntrico Edifício Palácio Salvo
Foto Ana Saboia

Ali fica o Teatro Solis (inaugurado em 1856, prédio em estilo neoclássico) importante recinto cultural com programação variada de ópera, dança e música clássica.  Vale muito a pena assistir a um espetáculo, programe-se!

Foto 7 - Teatro Solis
Teatro Solis
Foto Ana Saboia

O museu Torres Garcia (Pietonal Sarandi 683) é pequeno e singelo, vale a visita. Foi fundado pela família do artista. Sua obra de óleos e madeiras foi construída a partir de um sistema estético e filosófico “universalismo construtivo”. Viveu em Nova York, Barcelona e Paris, conviveu com os grandes expoentes de sua época (1874/1949).

Museo Torres Garcia
Museo Torres García
Foto Internet

O Uruguai é definitivamente um país de mente aberta, nada conservador comparado aos vizinhos. Montevidéu é uma das poucas cidades do mundo que tem uma praça dedicada a diversidade sexual. A prefeitura inaugurou em 2005 um prisma nesta praça com a seguinte inscrição: Honrar a diversidade é honrar a vida. Montevidéu pelo respeito a todo tipo de orientação e diversidade sexual. Fica situada na Calle Policia Vieja entre Sarandi e Bartolomé Mitre.

Punta Carretas é um bairro misto – residencial e comercial –  com vários hotéis. Nos hospedamos no Oliva Luxury Hotel na Calle Garcia Cortina 2371. Um prédio baixo, discreto, moderno e bem decorado com quartos e banheiros muito confortáveis.

Foto 9 - Oliva Luxury Hotel
Oliva Luxury Hotel
Foto Internet

Neste bairro tem um shopping center do mesmo nome com lojas que vão de Zara Home a Gap Kids, entre dezenas de outras. A curiosidade sobre este prédio é que foi uma prisão onde em 1971 teve uma fuga célebre, sendo um dos fugitivos, o famoso ex-presidente tupamaro Pepe Mujica (2010/2015).

Preste atenção na Avenida General Artigas, cruza a cidade de ponta a ponta, é larga, arborizada com vegetação até no canteiro central. Ainda tem muitos prédios e casas baixas.

Minha estadia em Montevidéu não foi longa o suficiente para dar conta de tudo. Não tive oportunidade de explorar o bairro Pocitos. Ouvi falar bem, parece ser o reduto da moda da classe média alta. Tem vários restaurantes e bares, hotéis magníficos.

Foto 10 - Bairro Pocitos
Bairro Pocitos
Foto Internet

O Bar Fun Fun (se pronuncia como se escreve) na Calle Soriano 922, fundado em 1895, é conhecido como “el rincon de la nostalgia e de la bohemia”. Tem um show de tango cantado e dançado. Sabe aquela música “Besame mucho”? É este o clima… Na nossa noite, 75% dos presentes eram conterrâneos e os artistas, para agradar a esta plateia, tocaram e cantaram músicas sertanejas!!! O lugar tem as paredes cobertas de lembranças, retratos, bandeiras etc. Parece bem turístico, tem um cardápio variado de belisquetes e um aperitivo chamado “uvita”.

Foto 11 - Bar Fun Fun
Bar Fun Fun
Foto Internet

No subsolo do Bar Tabaré (Callle Zorilla de San Martin 154) se ouve um tango mais erudito com guitarra e bandoneón. A presença é de 90 % de locais, servem jantar com também com cardápio variado.

Foto 12 - Bar Tabaré
Bar Tabare
Foto Internet

A visita a vinícola Bouza é um must. A atmosfera é europeia, moderna e de bom gosto. Fica cerca de 40 minutos de carro de Montevidéu.

Foto 13 - Vinícola Bouza
Vinícola Bouza
Foto Ana Saboia

Vale a pena almoçar no restaurante, aliás foi minha refeição favorita, assados perfeitos e costeletas de cordeiro, que não devem nada às francesas. O salão é bonito e agradável com lareira a todo vapor.

Foto 14 - Restaurante Vinícola Bouza
Restaurante Vinícola Bouza
Foto Ana Saboia

Do pacote da visita faz parte também uma degustação de 4 vinhos acompanhados de tira gostos muito gostosos, por 150 reais!

Foto 15 - Prova de vinhos na Vinícola Bouza
Prova de vinhos na Vinícola Bouza
Foto Ana Saboia

 La Perdiz – restaurante simpático, baby bife muito bom.

Guipúzcoa 350, Punta Carretas, www.laperdizrestaurant.com.uy

Garcia – belo ambiente com o grill de frente para o salão

Guipuzcoa 331, Punta Carretas, www.garcia.com.uy

El Palenque – restaurante tradicional, bife angus genial. Panqueque de dulce de leche imperdível !

Pérez Castellano 1579- no Mercado del Puerto, www.elpalenque.com.uy

 

Colonia do Sacramento

Colonia fica cerca de 2 horas de Montevidéu. É uma das cidades mais famosas do país.  Seu centro histórico é patrimônio cultural da UNESCO.  Foi fundada em 1628 por portugueses, depois devolvida aos espanhóis em disputa por pontos estratégicos na América do Sul.

Foto 16 - Portão do Centro Histórico de Colônia
Portão de entrada no Centro Histórico de Colonia
Foto Ana Saboia

Com essa história, sua arquitetura mescla azulejos portugueses com o estilo espanhol de alguns casarões.

Foto 17- Rua do Centro Histórico de Colônia
Rua do Centro Histórico de Colonia
Foto Ana Saboia

Tem um comércio bacana, principalmente as echarpes e ponchos de pura lã.

Foto 18 - Poncho de design típico de pura lã
Poncho de design típico de pura lã.
 Foto Ana Saboia
Foto 19 - Casa no Centro Histórico de Colônia
Casa no Centro Histórico de Colônia
Foto Ana Saboia

Tem vários restaurantes e hotéis charmosos. Passamos uma noite no Las Terrazas Posadas Boutique (Calle Manoel Lobo 281)

Foto 20 - Las Terrazas Posadas Boutique
Las Terrazas Posadas Boutique
Foto Internet

e jantamos no El Charco (Calle San Pedro 116). Ambos excelentes em todos os aspectos.

Foto 21 - Restaurante Colonia
Restaurante Colonia

Um dado curioso sobre Colonia é a proximidade de Buenos Aires, que fica do outro lado do Rio da Prata, exatamente em frente. O trajeto pode ser feito de carro ou barco/balsa, em 1 ou 3 horas dependendo do tipo de ferry!!!

Foto 22 - Buquebus
Buquebus
Foto Internet

Vale muito a pena a visita, passear pela pequena cidade é muito agradável. A vista do rio, é linda, muito tranquila!

 

Boa Viagem!!

 

Colaboradora: Ana Saboia

Um comentário em “Um fim de semana uruguaio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s