Nápoles

É conhecida mundialmente pela sua história, sua música, seus encantos naturais e por ser a terra natal da pizza. O centro histórico de Nápoles é Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Vesúvio pode ser considerado o cartão postal da cidade. Está a nove quilômetros a oeste de Nápoles e é o único vulcão na Europa continental a ter entrado em erupção nos últimos cem anos, embora atualmente esteja adormecido.

Foto 1 - chegada Nápoles
Chegada em Nápoles – vista do Vesúvio
Foto Yeda Saigh

 

Nápoles foi construída a poucos metros de uma outra cidade já existente, Partênope, que passou a ser chamada de Paleópolis (cidade velha). Foi conquistada pelos romanos em 327 a.C. e no século VI d.C. passou para domínio bizantino. Em 1139, passou a pertencer ao Reino da Sicília. Sua universidade foi fundada em 1224. Em 1282 passou para a coroa de Aragão, tornando-se o reino de Nápoles. Foi anexada ao Reino da Sardenha em 1860 e ao Reino de Itália em 1861.

Foto 2 - Baía de Nápoles
Baía de Nápoles
Foto Sandra Toledo

Vesúvio

O Vesúvio é mais conhecido pela erupção em 79 d.C., que resultou na destruição das cidades romanas de Pompeia e Herculano. Ambas jamais foram reconstruídas, apesar de habitantes sobreviventes e saqueadores ocasionais terem realizado diversos despojos nos escombros. A localização das cidades foi eventualmente esquecida, até serem acidentalmente redescobertas no final do século XVIII.

Desde então, o vulcão entrou em atividade diversas vezes, sendo considerado atualmente um dos mais perigosos do mundo devido a sua tendência de erupções explosivas e à população de 3 000 000 habitantes em suas proximidades, o que faz desta a região vulcânica mais populosa do mundo.

Foto 2a - Fontana do Gigante jpg
Fontana do Gigante
Foto Yeda Saigh

 

A proximidade do vulcão fascina o viajante. Há ainda excursões que levam à cratera do colosso adormecido, porém vivo.

Foto 3 - Vesúvio jpg
Vesúvio
Foto Yeda Saigh

 

Nápoles serve de ponte para se chegar a costa Amalfitana, famosa pela beleza de suas praias, tais como Capri, Ravello e Positano. Outro ponto turístico muito procurado é Pompeia que também é próxima a Nápoles.

Não podemos nos esquecer da genial escritora napolitana Elena Ferrante, autora de quatro romances de muito sucesso ambientados na cidade. Nápoles está a todo vapor para o desfrute dos turistas!

Foto 3a - Castel Nuovo
Castel Nuovo
Foto Yeda Saigh

Como se trata da pátria da pizza, é compreensível que no centro não se encontre Starbucks ou Mac Donalds ou outras marcas internacionais para disputar espaço com a verdadeira comida de rua napolitana: croquetes de batata, flor de abobrinha frita, pedaços de pizza, anchovas fritas entre outros petiscos vendidos em qualquer esquina em cones de papel pardo.

Ficamos no Hotel Excelsior, gostamos muito, ótima localização:

Hotel Excelsior*****

Situado no Passeio Marítimo, junto ao emblemático Castel dell’Ovo, o Eurostars Hotel Excelsior é o primeiro edifício que dá as boas vindas ao visitante que chega a Nápoles por via marítima. Com espetaculares vistas panorâmicas sobre o Vesúvio, sobre o Golfo de Nápoles e as paradisíacas ilhas de Ischia e Capri, o Excelsior desfruta de uma invejável e inigualável situação de privilégio. O café da manhã está incluído na diária e é muito bom, servido num salão maravilhoso.

Jantamos no hotel no Ristorante La Terrazza que é ótimo, tem um terraço com uma linda vista para o Vesúvio e a comida é bem gostosa. É um restaurante panorâmico, situado no último piso e tem uma parte interior e uma parte fora no roof garden do hotel, com vistas panorâmicas inesquecíveis. O restaurante oferece pratos de cozinha mediterrânea e internacional enraizados na tradição napolitana.

Endereço: Via Partenope, 48, 80121 Napoli NA, Itália

Telefone: +39 081 764 0111

https://www.eurostarshotels.it/eurostars-hotel-excelsior.html

Foto 4 - Hotel Excelsior
Hotel Excelsior
Foto Yeda Saigh

Outro hotel muito bom que visitamos e fica ao lado do hotel Excelsior é o:

 Grand Hotel Vesúvio *****

Desde 1882 esse hotel é a casa napolitana dos viajantes e das celebridades de todo o mundo. No coração da cidade, o hotel dispõe de 160 quartos com 21 suites, dois restaurantes panorâmicos, clube de fitness com piscina coberta, salões para eventos, bar, serviço de embarcações privadas, serviço Audi com motorista e garagem.

Endereço: Via Partenope, 45, 80122 Napoli NA, Itália

Telefone: +39 081 764 0044

https://www.vesuvio.it

Foto 5 - Hotel Vesúvio
Grand Hotel Vesúvio
Foto Internet

 Um bom programa é passear pelas ruas de compras, são super arborizadas e muito simpáticas, lojas boas, cafés e gente bonita.

Uma das melhores maneiras de se conhecer uma cidade hoje em dia é através do hop on hop off, um meio de transporte de turismo: o ônibus percorre todos os pontos turísticos mais importantes de uma cidade, paga-se um bilhete que vale para o dia inteiro e você pode descer onde quiser, faz a visita ao museu ou a uma igreja, retoma o Hop On Hop Off e continua o seu percurso.

Foi o que fizemos, pegamos o Hop On Hop Off e descemos no:

Foto 6 - -city-hop-on-hop-off-tour-in-naples-149258
Hip On Hip Off
Foto Internet

 

Museu Arqueológico Nacional,

Um dos museus mais importantes do mundo! Maravilhoso! abriga uma extensa coleção de arte da Antiguidade. Vimos a Coleção Farnese, uma fabulosa coleção de arte que Fernando IV herdou de sua avó. Ao longo dos anos o acervo cresceu com objetos oriundos de escavações nos arredores do vulcão Vesúvio. É o sucessor do antigo Museu Real Bourbon, um dos mais antigos e importantes da Europa.

Foto 7 - Museu Arqueolólico Nacional
Museu Arqueológico Nacional
Foto Yeda Saigh

 

Joias Farnese

A coleção Farnese de gemas gravadas foi feita por Cosimo de Medici e Lorenzo, o Magnífico durante o século XV e ampliada mais tarde pela família Farnese. Entre suas atrações está a Taça Farnese, um dos maiores camafeus do mundo, feito de uma peça sardônica proveniente da corte dos Ptolomeus.

Foto 8 - Taça FarneseJPG
Taça Farnese
Foto Internet

 

Mosaicos vesuvianos,

Esta seção é formada por fragmentos de decoração de pisos e paredes de Herculano, Pompeia e Estábia, com cenas e figuras de inspiração grega. São importantes as cenas de autoria de Dioscórides de Samos e os mosaicos da “Casa do Fauno” de Pompeia, além de itens na rara técnica de opus sectilium, uma composição com mármores de várias cores.

Foto 9 - Mosaicos Vesuvianos
Mosaicos Vesuvianos
Foto Yeda Saigh

e a coleção erótica dos Bórgias que está dentro do:

 Gabinete Secreto

É super interessante! Vale muito à pena visitar com calma. Criado em 1817 como Gabinete de Objetos Obscenos, para coletar uma multiplicidade de peças que só podiam ser conhecidas mediante autorização especial, e desde que o solicitante fosse “pessoa de idade madura e de conhecida moral”. Em meados de 1850 o Gabinete foi fechado à visitação, mas foi reaberto por ordem de Giuseppe Garibaldi durante o processo de unificação italiana, quando este conquistou Nápoles em 1860. A coleção foi publicada em catálogo em 1866.

Foto 10 - Gabinetto Segreto
Gabinetto Segreto
Foto Yeda Saigh

 

Progressivamente a censura do Reino de Itália restringiu o acesso culminando com o fechamento total durante o período fascista, quando somente podia ser visitado com autorização do Ministério da Educação. A censura perdurou até 1967 e a sala foi definitivamente aberta ao público em abril do ano 2000. Hoje não existe nenhum tipo de censura, porém menores de 14 anos só podem entrar se acompanhados dos pais ou professores.

Piazza Museo, 19

http://cir.campania.beniculturali.it/museoarcheologiconazionale/

Foto 11 - Gabinete Secreto
Gabinetto Segreto
Foto Yeda Saigh

 

Afrescos de Pompeia

Embora com reduzido número de exemplares, removidos de casas daquela cidade, é de grande importância por apresentar um rico panorama da pintura decorativa romana dentre os séculos II a.C. e I d.C., a qual é sucessora direta da pintura grega, hoje praticamente toda desaparecida. As peças mostram temas mitológicos, literários, naturezas-mortas, paisagens, retratos e cenas da vida diária e das cerimônias religiosas relativas aos lares e penates, além de alguns exemplares com motivos arquiteturais.

Foto 12 - Afrescos Pompeia
Afrescos Pompeia
Foto Yeda Saigh

Depois Hop On Hop Off de novo até o maravilhoso:

Museu de Capodimonte,

Instalado num antigo palácio da Casa de Bourbon, antigamente residência de verão dos reis do Reino das Duas Sicílias. Inaugurado em 1957, o objetivo era abrigar a fabulosa coleção de arte da Família Farnese, que Carlos VII, rei de Nápoles e da Sicília, tinha herdado da mãe, Elisabetta Farnese, última descendente da família ducal de Parma.

Foto 13 - Museu Capodimonti
Museu Capodimonte
Foto Yeda Saigh

 

Foto 14 - Jardins Museu Capodimonti
Jardins do Museu de Capodimonte
Foto Yeda Saigh

O acervo abriga alguns dos grandes nomes da pintura italiana e internacional. Visitamos o primeiro e o segundo andar, a coleção é realmente maravilhosa! Inclui Ticiano, Rafael, Parmigianino , Bruegel, o Velho, El Greco e um Caravaggio lindíssimo!

Foto 15 - Caravaggio - Museu Capodimonti
Caravaggio
Foto Yeda Saigh

 

Igualmente importante é a coleção de arte contemporânea, única na Itália, na qual está o Vesúvio, de Andy Warhol.

Endereço: Via Miano, 2, 80131 Napoli NA, Itália

Telefone: +39 081 749 9111

http://www.museocapodimonte.beniculturali.it

Foto 16 - Vesúvio de Andy Warhol
Vesúvio de Andy Warhol
Foto Yeda Saigh

Depois Hop On Hop Off de novo até Catedral de Nápoles, maravilhosa!!

Catedral de Nápoles

Suntuosa catedral de fachada neogótica e capelas repletas de obras de arte, mosaicos e relíquias do século IV. A atual catedral foi construída pela casa de Anjou e abriga o batistério mais antigo do Ocidente. A catedral apresenta uma série de diferentes estilos arquitetônicos, a fachada é neogótica do purismo italiano, suas portas são góticas do século XIV e o salão principal barroco.

Endereço: Via Duomo, 147, 80138 Napoli NA, Itália

Telefone: +39 081 449097

Foto 17 - Catedral de Nápoles
Catedral de Nápoles
Foto Internet

 

Depois fomos a pé até a Igreja San Severo, conhecida também como Cristo velado, é uma pequena capela lotada de esculturas e afrescos e o famosíssimo Cristo Velado.

Capela de Sansevero

Um dos museus mais importantes de Nápoles, a igreja está agora desconsagrada, fica ao lado do palácio da família dos príncipes Sansevero, separada por um beco outrora encimado por uma ponte suspensa que permitia aos membros da família o acesso privado ao local de adoração.

A capela abriga obras-primas como o Cristo velado de Giuseppe Sanmartino, conhecido em todo o mundo por seu véu de mármore que quase se reclina sobre o Cristo morto, a Pudicícia de Antonio Corradini e o Disinganno de Francesco Queirolo. O mausoléu é sobretudo um templo maçônico cheio de simbologias, que reflete o gênio e o carisma de Raimondo di Sangro, sétimo príncipe de Sansevero.

Endereço: Via de Sanctis Francesco, 19/21, 80134 Napoli NA

Telefone: +39 081 551 8470

Foto 18 - Capela Sansevero - Cristo Velado
Capela de Sansevero – Cristo Velado
Foto Internet

Fomos duas vezes no restaurante Gambrinus, uma para tomar um sorvete e outra para jantar. É conhecido por ter o melhor babá ao rum da Itália!

 Gran Caffè Gambrinus

No início dos anos 70, Michele Sergio começou a batalha para recuperar os cafés localizados no coração de Nápoles. O Gran Caffè Gambrinus sempre foi o café frequentado pelos presidentes italianos da República visitando Nápoles. É herdeiro da antiga tradição do café napolitano. Pelo menos desde o século XIX, o café em Nápoles é mais do que apenas uma bebida. As pastelarias Gran Caffè Gambrinus são especializadas na produção de sorvetes refinados. Um café internacional no centro de Nápoles.

Foto 19 - Restaurante Gambrinus IMG_0391
Restaurante Gambrinus
Foto Sandra Toledo

Fomos num restaurante em frente ao hotel, La Scialuppa, bem simpático, vista linda para Nápoles, comida muito boa, frequência ótima.

Endereço: 5, Piazzetta Marinari, 80132 Napoli NA

Telefone: +39 081 764 5333

http://ww12.ristorantelascialuppa.net

Foto 20 - Restaurante La Scialuppa
Restaurante La Scialuppa
Foto Yeda Saigh

Outro restaurante muito bem recomendado:

 Ciro a Mergellina

Ótima comida, excelente serviço e muito bem frequentado.

Endereço: Via Mergellina, 21, 80122 Napoli NA, Itália

Telefone: +39 081 681780

http://www.ciroamergellina.it

Foto 21 - restaurante Ciro a Mergelina
Restaurante Ciro a Mergelina
Foto Internet

 

Restaurante Rosiello

Um bom lugar para se ir jantar, muito simpático, comida boa, serviço bom.

Endereço: Via S. Strato, 10, 80123 Napoli NA, Itália Horário

Telefone: +39 081 769 1288

http://www.ristoranterosiello.it

Foto 22 - restaurante Rosiello
Restaurante Rosiello
Foto Internet

 

Para finalizar um pensamento da grande escritora napolitana Elena Ferrante:

 

“Toda escolha tem sua história, muitos momentos de nossa vida estão espremidos num canto só esperando uma brecha, e no final essa brecha aparece.”

 

Boa Viagem!

 

Colaboradora: Ana Saboia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s