Minha querida amiga e colaboradora do blog Diário de Viagens, Ana Lúcia Saboia, nos enviou esse delicioso relato de sua viagem à Bourgogne.
Aproveitem!
Une petite balade en Bourgogne

Foto Ana Saboia
Voilà La Bourgogne no Outono!
Outubro é um mês bem agradável, ainda se pode apreciar as flores vivas e as folhas caindo das árvores num tom verde amarelado! Para turismo, é o início da baixa estação, portanto com algumas vantagens! Lugares mais vazios e melhor atendimento!

Foto Ana Saboia
Sim, Beaune é a cidade central da região! O Hospice de Beaune “Hotel de Dieu” está perfeitamente preservado, foi fundado em 1457, e tem estilo gótico! Esse “hotel” é um dos mais célebres do mundo por sua arquitetura única, é inconfundível. No passado, era um local destinado para receber e cuidar dos doentes pobres, pela igreja católica! A visita é um must.

Foto Ana Saboia
O passeio pelas ruas de Beaune, dando umas paradinhas para degustar uns bons “verres” é um prazer indescritível, não só para os conhecedores de vinho como também para qualquer mortal de bom gosto!

Foto Ana Saboia
Bem, as cidades vizinhas Pouligny, Pommard, Chassagne-Montrachet et Mersault são pequenos condados, todos da mesma cor com construções típicas e ruas estreitas onde mal passa um carro. Muito calmas, as cidades tem uma pequena praça e uma igreja! A escolhida foi Mersault para nossa estadia de três dias na região! Considerada grande tem 1.500 habitantes!

Foto Ana Saboia
Não encontrei nem um pedaço de papel na rua, em quase todas as casas havia gerânios cultivados em pequenas jardineiras nas janelas e belas trepadeiras nas paredes externas!

Foto Ana Saboia
Jantamos em 2 restaurantes em Mersault simples, mas bem sofisticados e modernos com atendimento personalizado! Ambos tinham apenas um casal trabalhando, chef na cozinha e a mulher atendendo as mesas!

Foto Ana Saboia
No Goutte d’Or , a mulher japonesa e o chef francês, tinham restaurante no Japão e estavam na Bourgogne há apenas um ano e meio. Pratos delicados e saborosos, louça moderna a estilo japonês.

Foto Ana Saboia
No L’Episode o casal era duplamente francês. Fica dentro de uma “court”, só tem 12 lugares e estava lotado! Um casal de irlandeses com um bebê de 5 meses dormindo no carrinho, um outro de holandeses, nós, e o resto franceses! Comida caprichada com estética contemporânea, e pela primeira vez, aceitamos degustar um vinho “bio”. (Biológico) por sugestão deles. Por sinal, delicioso.

Foto Ana Saboia
Aliás, é importante fazer um parênteses aqui. Os vinhos da Bourgogne são muito conhecidos e desejados. Com o crescimento do mercado mundial e, sobretudo, do chinês, seus preços aumentaram muito nos últimos anos. Hong Kong é o principal entreposto onde os grandes vinhos são negociados, inclusive para a própria França.

Foto Ana Saboia
Atualmente há muitos grandes investidores franceses e estrangeiros oferecendo milhões de euros para os vinhedos de pequenos produtores locais, trazendo grande preocupação sobre o futuro desta região tão especial cujos vinhos são, na minha opinião os melhores.
Tenho todo o respeito pelos Bordeaux, mas amo de paixão Pinot Noir et Chardonay.

Foto Ana Saboia
O almoço mais considerado foi no restaurante Le Montrachet em Pouligny. Antes de começar servem dois amuses bouches delicados e deliciosos, depois a entrada uma bisque des crevettes bem temperada, prato principal Poulet de Bresse sobre quinoa e sobremesas lindas e gostosas.

Foto Ana Saboia
Finalizamos com chave de ouro essas pequenas férias. Antes do trem para Paris chegar, nos sentamos num bar à vin em frente à Gare de Beaune e experimentamos uma receita tradicional da cozinha bourguignonne, “ouefs meurette”. São uns ovos pochês mergulhados num molho quase igual ao de bouef bourgignon. Dos deuses!!!!!

Foto Ana Saboia
Boa Viagem!