Palma de Mallorca

Essa semana minha querida amiga, Márcia Alves, vai nos contar sobre sua viagem à Palma de Mallorca!

“Saímos de São Paulo e fomos direto à Palma de Mallorca (Ilhas Baleares) com escala em Madri, vôo bem longo e fuso horário de 5 horas. As Ilhas Baleares são formadas por quatro ilhas: Mallorca, Menorca, Formentera e Ibiza. A Mallorca é a maior delas e geralmente as pessoas vem para Mallorca de Barcelona. Fomos comemorar o aniversário de uma amiga e aproveitando participamos de um tour de bicicleta, que é muito famoso na Ilha toda. 

Palma de Mallorca
Foto Internet

Um pouco de história: 

Palma é uma cidade turística e capital da ilha espanhola de Mallorca na Espanha. A catedral de Santa María, é um ponto de referência gótico iniciado no século XIII, com vista para a Baía de Palma. Ao lado, La Almudaina é uma fortaleza árabe de estilo mourisco convertida numa residência real. A oeste da cidade, o Castelo de Bellver, no topo da colina, é uma fortaleza medieval com uma forma circular singular. 

No Aeroporto de Palma, alugamos um carro e fomos direto ao Hotel Finca Serena Mallorca. Um hotel no campo,  no município de Montuiri, junto à natureza, com  produção de azeite, produtos orgânicos, com muito charme e conforto.

Hotel Finca Serena Mallorca 
Foto Márcia Alves

Hotel Finca Serena Mallorca 
Foto Márcia Alves

O hotel tem como diretor gastronômico “Oscar Velasco”, o restaurante Jacarandá e um Spa, tudo muito bem cuidado.

Restaurante Jacarandá 
Foto Márcia Alves

A noite saímos para jantar em outro município da ilha, Deiá, Restaurante El Olivo no La residencial Belmond, lugar maravilhoso, com uma vista linda para o mar durante todo o percurso até chegarmos no alto da serra.

Belmond Hotel
Foto Márcia Alves
Belmond Hotel
Foto Márcia Alves

De manhã, caminhamos pela propriedade do hotel e fomos a Palma almoçar. Comemos tapas, presunto ibérico e croquetas no porto da ilha com visual muito lindo dos barcos ancorados.

Restaurante El Olivo
Foto Márcia Alves

Depois fomos à Catedral de Santa Maria de Palma de Mallorca, de estilo gótico conhecido como Catalão, maravilhosa, com lindos vitrais e a colaboração de Gaudi no altar que fica ao lado do altar principal. A Catedral fica à beira do mar mediterrâneo.

Catedral de Santa Maria de Palma de Mallorca 
Foto Internet
Catedral de Santa Maria de Palma de Mallorca 
Foto Márcia Alves

Fundación Juan March

fundada em 1955 por Juan March, que era o homem mais rico da Espanha. A sede da Fundação fica onde era a residência da família em Palma durante décadas. Hoje exibem exposições, bem como séries de concertos e palestras. É um centro cultural no coração de Palma com uma coleção de escultura contemporânea e esculturas medievais de Virgens e Presépios de artistas como Henry Moore e Eduardo Chillida, entre outros. Também há um magnífico presépio, que começou a ser colecionado no século XVIII, que é considerado a joia da coleção. Outras peças em destaque são os manuscritos e as encadernações artísticas assinadas por artistas franceses e espanhóis. Na Páscoa e no Natal esse maravilhoso presépio é exposto ao público.

Fundación Bartolomé March
Foto Internet

A noite, fomos jantar no Flamingan, cozinha mediterrânea espanhola, melhor peixes e frutos do mar, não perca!! vista para o Puerto desportivo de Portals.

Passeamos pelo centro de Palma e voltamos ao hotel. De noite, como nesta época já escurece mais tarde, saímos para jantar em outro município da Ilha, peixes e frutos do mar muitos frescos e paella muito gostosa. 

É muito importante e valorizado em Palma de Mallorca o turismo de bike e vale muito a pena fazer: inclusive o melhor é contratar um guia, no hotel oferecem esse serviço.

Os habitantes tem o hábito de usar bikes
Foto Márcia Alves
Passeio de bike pelas estrada
Foto Márcia Alves

No dia seguinte nossos amigos saíram de bicicleta com um guia para um passeio para o outro lado da ilha rumo a Valdemossa, cidadezinha que tem em todas as casas quadros de santos e de Santa Catalina, padroeira da cidade. Depois fomos para a Sóller, uma das cidades mais bonitas do interior de Mallorca. Em 1912 foi inaugurado o trem que uniu Palma e Sóller, uma maravilhosa obra de engenharia que atravessa as montanhas. 

Fizemos o mesmo trajeto de carro costeando o mar e sempre com uma vista maravilhosa das falésias.

Valdemossa – Santa Catarina 
Foto Márcia Alves

Almoçamos no restaurante Ca’s Patro March, uma vista maravilhosa e peixes frescos. Aconselho reservar com antecedência porque é muito procurado.

Restaurante Ca’s Patro March
Foto Márcia Alves

No dia seguinte fizemos uma caminhada e fomos passear nos arredores do hotel, andamos de coche com cavalos pela cidade antiga e moderna. Bairro árabe, lindo passeio!

Outros restaurantes que nos recomendaram mas que não tivemos tempo de conhecer:

Bens D’Avall, na montanha tramuntana, ir lá se você já tiver ido em Deia

Es Taller em Valldemossa para jantar

Sa Roqueta em Portitxol, melhor peixe da cidade, tradicional 

El Txoko de Martin  passeio marítimo perto do porto

El Camino no centro de Palma, melhor para jantar

Palma de Mallorca
Foto Marcia Alves

Para terminar um pensamento do escritor nativo de Palma de Mallorca, Camilo José Cela:

Yo creo que no hay tiempo para nada; yo creo que si el tiempo soba es porque, como es tan poco, no sabemos qué hacer con él.”

BOA VIAGEM!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s