Rio de Janeiro II

Continuando a tratar da Cidade Maravilhosa, hoje vamos falar de programas turísticos, restaurantes e hotéis no Rio de Janeiro.

1 – Maracanã

Ir ao Maracanã fazer uma tour é uma experiência muito diferente, principalmente para garotos. Nós leigos, não temos a menor idéia do tamanho da área construída além do que vemos, o campo de futebol propriamente dito. O passeio começa já na entrada, passando pela Calçada da Fama onde estão eternizados 91 pares dos pés dos maiores craques de futebol mundial e, acreditem, uma única mulher: Marta, a melhor jogadora de futebol feminino do mundo! Em seguida vimos painéis ilustrativos e auto explicativos, que contam a história do futebol, da construção do Maracanã, dos principais jogos e campeonatos e também das cinco copas conquistadas pelo Brasil.

Vimos também o show do Frank Sinatra, que foi o maior de toda a história do estádio e o maior de público do cantor. De lá fomos ao sexto andar para ter uma visão panorâmica do Maracanã: arquibancadas, tribunas e gramado. Continuamos a tour até a tribuna de honra e visitamos a parte interna: até as cadeiras que João Paulo II e a Rainha Elizabeth usaram estão lá. O passeio, que está só começando, ainda tem grandes emoções. Entramos numa espécie de túnel do tempo com murais e sons que imitam o barulho da torcida (os meninos vibraram). Visitamos os vestiários, a sala de aquecimento com gramado sintético e baliza. É nesse espaço que os jogadores se esquentam antes de entrar.
Uma curiosidade:

Essa sala é climatizada exatamente com a mesma temperatura que os jogadores encontrarão no campo! Agora, a grande sensação é entrar no campo. A imensidão do Maracanã comove a todos. Na entrada do “campo sagrado” pudemos contemplar a beleza da arquitetura. O Maracanã dispõe de estudantes bilíngües só para atender os visitantes e um coordenador.

 

Maracanã – Jogador mostrando sua perícia com a bola

Não visitei, mas soube que foi inaugurado em 2009, um Centro de Memória em frente à Calçada da Fama.

Para alegria dos fãs do esporte, há sempre um jogador, fazendo manobras incríveis com a bola de futebol, sem deixá-la cair no chão. Conhecido como futebol free style ou street style, é uma variante do futebol, em que um jogador mostra habilidades de equilibrar a bola em várias partes do corpo.

 

Estádio do Maracanã

O Estádio do Maracanã foi inaugurado em junho de 1950, no Rio de Janeiro, para que o Brasil pudesse sediar a Copa do Mundo, já que a Europa encontrava-se abalada pela Segunda Guerra Mundial. Com grande incentivo do jornalista Mário Filho, que depois foi homenageado dando seu nome ao estádio, a obra finalmente pôde ser concretizada.

2 – Jardim Botânico
Maravilhoso e vale muito a pena uma visita. As palmeiras imperiais da entrada são lindíssimas!! Existem plantas do mundo todo, tudo muito bem cuidado e catalogado: é uma verdadeira aula de botânica e um prazer imenso poder passear por suas alamedas e observar a exuberância dessa natureza.
Fundado por Dom João VI em 1808, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro festejou em 2008 seus 200 anos totalmente revitalizado. O cartão de visitas da cidade, conhecido internacionalmente por sua beleza, riqueza e diversidade, encanta os visitantes pela importância histórica, cultural, científica e paisagística. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, sua área foi definida pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera.
O acesso é livre, funciona todos os dias e existe permanentemente dentro do Jardim Botânico mostras exposições e cursos sempre ligados à cultura ambiental. Existe um Instituto de Pesquisa do IBAMA que desenvolve programas sobre genética florestal (sementes e mudas). Dela pode-se ir a Floresta da Tijuca e a Vista Chinesa, donde se descortina vista panorâmica dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro, como por exemplo: Lagoa Rodrigo de Freitas, Jockey Club, Oceano Atlântico, Cristo Redentor e o Corcovado.
Andar pelas alamedas é deixar para trás o calor e o caos da cidade. Debaixo da sombra das árvores centenárias, busca-se inspiração e energia. Foi lá que o maestro Tom Jobim compôs belas canções, regendo a sinfonia dos pássaros.
Jardim Botânico

 

3 – Caminho do Bem-te-vi (Cláudio Coutinho)

Fazer cooper em volta do Pão de Açúcar é um presente de Deus! A pista do Caminho do Bem-te-vi (Cláudio Coutinho) fica na Praia Vermelha, em volta dos morros da Urca e do Pão de Açúcar. É muito fácil chegar lá e estacionar. Tem uma sinalização ecológica com totens e placas muito bonitas e bem feitas pelo caminho, que indicam a presença de animais, o modo como devem ser tratados e sobre a flora local.
Trilha da Urca

Cláudio Coutinho foi o preparador da seleção tri campeã brasileira de futebol.

É mais uma opção, muito gostosa de se fazer quando for ao Rio. Uma curiosidade: é a primeira unidade de conservação do eco sistema típico de Mata Atlântica, criado na cidade do Rio de Janeiro.

 

Vista do Passeio do Bem Te Vi

 

Restaurantes:

1 – Lorenzo Bistrô

São três ambiente para diferentes estados de espírito: no 1º andar, uma varanda, bem descontraída, rouba a cena. Ao subir as escadas, chama atenção uma coleção com emblemáticos rótulos de vinho consumidos pelo restaurateur João Luiz Garcia, o Janjão. Há ainda o terraço, com iluminação à luz de velas e vista para o Cristo. No mais perfeito estilo de um autêntico bistrô, com suas paredes de tijolo pintada de branca, cartazes antigos, meia luz, mesas pra lá de apertadas e uma sensação deliciosa de caos. É um dos bons restaurantes do Jardim Botânico, ambiente descontraído, freqüentado por jovens descolados.

2 – Margutta Restaurante

Na lista dos mais nobres da cidade, o Margutta encanta com sua cozinha italiana mediterrânea, especializada na leveza e na autenticidade dos peixes e frutos do mar com temperos inconfundíveis. É um restaurante muito simpático freqüentado pela fina flor da sociedade carioca. Serviço muito bom e é necessário marcar lugar.

3 – Gula Gula

São 25 anos de histórias que começaram quando o engenheiro aposentado, Fernando de Lamare, abriu uma lojinha de refeições rápidas no Leblon para ocupar seu tempo livre. Hoje, são onze endereços, com ambiente descontraído e receitas cheias de bossa. Aconselho a ir na filial da Henrique Dumont que é uma casa super simpática (ex-casa da mãe de uma amiga). O serviço é ótimo, a comida muito boa e o horário flexível para quem está na praia: abre cedo e só fecha tarde da noite.

4 – Garcia e Rodrigues

O charmoso bistrô faz sucesso há 12 anos e fica em uma das ruas mais famosas do bairro do Leblon, a Ataulfo de Paiva, em um verdadeiro point freqüentado por famosos, ao lado de importantes nomes do comércio local, como a Livraria Letras & Expressões, a doceira Colher de Pau de d. Ritinha, grande figura, faleceu há dois anos. Um dia conversando com ela me falou: só fecho a Colher de Pau dois dias por ano: no Natal e no dia 1º (por isso fez e faz tanto sucesso), tem uma filial na Rua Farme de Amoedo: o responsável é o filho de D.Ritinha), a Farmácia Piauí (sempre de plantão) e a Banca Piauí, onde se encontra jornal de vários lugares do mundo.

 

Garcia e Rodrigues

 

5 – Alessandro e Frederico

Ótima opção para café da manhã, está sempre cheio. Se não tiver lugar, pode ir ao lado, no Multi Frutas, que antes servia só sorvete; foram espertos e agora servem café da manhã para os que não conseguiram lugar no Alessandro e Frederico.
Almoçar e jantar no Alessandro e Frederico (são dois irmãos) é também uma excelente opção e esse ano ganharam o prêmio de a melhor pizza do Rio de Janeiro.

 

Alessandro e Frederico

 

6 – Porcão

Apesar do nome pouquíssimo sugestivo, O Porcão oferece um buffet maravilhoso e um serviço impecável. É uma boa pedida para almoçar ou jantar no Rio. Tem comida para todos os gostos e todas muito boas, desde sushi até picanha fatiada, passando por salmon e caviar. Sobremesas nem se fala: de bavaroise e creme brulé a todos os tipos de sorvetes e frutas maravilhosas. Não é à toa que já tem várias filiais nos Estados Unidos.

7 – Cesar Park

Não vou falar do hotel, mas sim de ter o privilégio de tomar café da manhã no 23 andar: é um programão!! A vista é espetacular e pode-se frequentar mesmo sem estar hospedado.

 

Café da manhã no César Park

Flats

1 – Ipanema Guinle
Uma ótima opção de flat, localização privilegiada, na Prudente Moraes, entre Garcia d’Ávila e Aníbal de Mendonça, mal comparando, a Oscar Freire de São Paulo. Todas as lojas de grife estão situadas nessas ruas. O serviço é ótimo, piscina, sauna, sala de Ginástica e coffee shop. Uma dica: peça andar alto e final 5 que tem vista para a praia.

Fachada do Ipanema Guinle

 

2 – Promenade Palladium na General Artigas, Leblon. Um bom flat para ficar, rua calma, perto dos bons restaurantes da Rua Dias Ferreira (Baixo Leblon). Uma boa dica: caso você se hospede peça para ficar no 4o. andar, dá a sensação de estar numa casa por que se pode ver a copa das árvores. É a dois quarteirões da praia.

3 – Por último falarei de um hotel muito especial que fica no bairro de Santa Teresa. Chama-se Térèze, charmoso, decoração com toques orientais de muito bom gosto. Além do restaurante que é ótimo, com vista do morro de Santa Teresa deslumbrante, tem o bar dos Descasados (o nome já diz tudo), uma espécie de lounge em um terraço todo iluminado com velas e também com vista. Os donos são franceses, super simpáticos, mas não consegui ver os quartos, que dizem serem lindos, nem o spa, porque era muito tarde.

Térèze

 

Para boas compras recomendo além do Fashion Mall (já conhecido, mas ótimo) o Shopping Leblon, que é relativamente novo e muito simpático.

Uma boa opção aérea para ir ao Rio é a companhia Azul. Sai de Viracopos e tem um serviço de shuttle do Shopping Eldorado. Viracopos é um aeroporto bem mais tranqüilo que Congonhas, principalmente na alta estação. Tem boas lojas, bom café e devido a localização parece que você está numa fazenda. E o melhor, chega em Santos Dumont e as passagens tem preços melhores!

Uma boa notícia: o caderno de Turismo do Jornal do Brasil (publicado todas as sextas) não tem anúncios no meio dos artigos! Para quem gosta de guardar artigos, como eu, foi um presente! Para mim sempre foi uma dificuldade ler os cadernos de turismo dos jornais com tanto anúncio no meio dos artigos. O caderno agrícola do OESP, por exemplo, tem os anúncios nas últimas páginas e não no meio dos artigos. Por quê não fazer o mesmo com o caderno de Turismo?

Aproveitem o Rio e boa viagem!

Serviço

Estádio Maracanã – Jornalista Mário Filho
R. Professor Eurico Rabelo, s/n – Maracanã
Rio de Janeiro – RJ, 20271-150
Tel: (21) 2568-9962

Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico, 920 – Jardim Botânico
Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 3874-1808 / 3874-1214

Caminho do Bem-Te-Vi (Pista Cláudio Coutinho)
Praça General Tibúrcio, s/n – Praia Vermelha, Urca
Rio de Janeiro, RJ

Lorenzo Bistrô
Rua Visconde de Carandaí, 2 – Jardim Botânico (esq. Com Lopes Quintas)
Rio de Janeiro – RJ, 22460-020
Tel: (21) 2294-7830

Margutta Restaurante
Avenida Henrique Dumont, 62 – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ, 22410-060
Tel: (21) 21 2259-3718

Gula Gula Leblon
Rua Rita Ludolf, 87 loja A – Leblon
Rio de Janeiro – RJ, 22440-050
Tel: (21) 2294-8792

Garcia e Rodrigues
Avenida Ataulfo de Paiva, 1251 – Leblon
Rio de Janeiro – RJ, 22440-034
Tel: (21) 2512-8188

Alessandro e Frederico Restaurante
Rua Garcia D’Ávila, 151/loja D – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ, 22421-010
Tel: (21) 2521-0828

Hotel Cæsar Park Ipanema
Avenida Vieira Souto, 460 – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ, 22420-000
Tel: (21) 2239-0789
Tel: (11) 3049-6666

Ipanema Guinle
R Prudente de Morais, 1415 – Ipanema
Rio de Janeiro – RJ, 22420-043
Tel: (21) 22879609

Promenade Palladium
Av. General Artigas, 200 – Leblon
Rio de Janeiro – RJ, 22441-140
Tel: (21) 2489-7301

Santa Teresa Hotel
R. Felício dos Santos, s/n
Santa Teresa, RJ – 20240-240
Tel: (21) 3380-0220

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s