Viagem ao Sul I

Começarei falando de algumas praias do litoral sul de Santa Catarina, ou como eles dizem: da Santa, Bela Catarina.

Praia da Ferrugem

É uma das melhores praias perto de Garopaba, a uma hora de Florianópolis. O acesso pela BR-101 está em estado médio de conservação. É engraçado reparar que muitas pessoas em Florianópolis guardam o sotaque deixado por influência da colonização portuguesa (açoriana) e chamam essa rodovia de “Brioi”.

Outro ponto interessante é que pelo menos nessas praias, é muito difícil encontrar catarinenses; a maioria são argentinos, gaúchos, curitibanos e paulistas, mas nada de catarinenses.

A Pousada do Engenho da Lagoa é muito charmosa e de muito bom gosto: tem 7 suítes e uma sala enorme dando para a piscina, de onde se pode ver um braço da Lagoa Encantada. Os donos são gaúchos e estão sempre presentes, dispostos a agradar os hóspedes. Servem almoço e jantar: um ótimo prato, chamado por eles de “à la minuta” (arroz, feijão, bife, batata e ovo frito), para quem chega com muita fome e não pode esperar. É uma boa pedida principalmente para quem está com crianças. O café da manhã é farto e delicioso com vários tipos de pães, frutas, frios, geléias, iogurtes, sucos, chás e café. Vale lembrar que a qualquer hora do dia ou da noite servem bolos, frutas, sanduíches, sucos e outras bebidas.

Na praia da Ferrugem, há dois bares na areia bem à vontade, onde se pode almoçar (uma tainha ótima, fresquinha e um bolinho de peixe muito bom). É uma praia para surfistas e tem ótimos professores. Dali pode-se ir a pé para a praia da Barrinha, onde tem casas lindas, dando para a praia. Uma vantagem enorme que observei nessas praias: não se pode construir muito perto da areia. Deixam sempre uma faixa de vegetação (a maior parte é de “pinus maritimus”) depois da linha onde acaba a areia, o que torna a visão, para quem anda na praia, muito mais bonita uma vez que não há construções poluindo e enfeando o visual. É um belo cooper fazer essas duas praias e leva-se cerca de 1 hora.

80190-foto1-pousadaengenhodalagoa
Pousada Engenho da Lagoa – Praia da Ferrugem – Foto Yeda Saigh

Praia do Rosa

É uma praia linda, mais estruturada que a Ferrugem em matéria de restaurantes e lojas. Fica mais ou menos a 15 km da Ferrugem e a 70 km (ao sul) de Florianópolis. Quando você não estiver hospedado lá é um ótimo lugar para se ir jantar e ver lojinhas. Rodeada por morros, a Praia do Rosa tem o formato de uma meia-lua. Nos cantos norte e sul, ficam as áreas próprias para o surfe, e a maioria das pessoas é jovem e bonita. Uma coisa que impressiona nessas praias é ver a beleza das pessoas. Rapazes e moças lindos, loiros, olhos azuis, altos e corpos bem feitos. Não é por acaso que a maioria de nossas modelos famosas vêem de lá.
Ao centro fica a Lagoa do Meio, com água salgada e tranqüila, mais freqüentada por famílias e casais. Atrás dos morros, ainda se esconde um conjunto de quatro lagoas. A Lagoa de Ibiraquera é tida como um dos melhores locais para a prática do windsurfe no Brasil.

Restaurantes

1 – Gecko um lugar mágico, com astral tailandês, em meio a um jardim com cascata, pontes e gazebos. Drinks especiais, aperitivos gostosos, ostras, sushis e crepes completam este cenário. Uma boa opção é escolher comer do fora vendo o céu estrelado. Praia do Rosa.

515a8-foto2-restgeckopraiadorosa
Restaurante Gecko – Praia do Rosa – Foto Yeda Saigh

2 – Tigre Asiático em frente ao Gecko, uma estrela do Guia 4 Rodas em 2008, tem uma decoração muito bonita de móveis tailandeses, com variadas imagens de Budha. No menu, gastronomia de 3 paises: Tailândia, Indonésia e Japão com sabores picantes, doce e salgado proporcionando uma exótica combinação. E para completar, a arquitetura é feita com telhas, portas e janelas importadas de Bali. Praia do Rosa.

3 – Lua Marinha – Um restaurante muito especial, que dá para o lago. A “chef “é uma moça, chamada Thaís, uma curiosidade: é ela quem prepara a comida para o Cirque du Soleil. Decoração simpática e ótima comida. Praia do Rosa.

4 – Pizzas Sol – Ainda na praia da Ferrugem a pizza é ótima e fica a dez minutos da Pousada do Engenho da Lagoa.

Na praia do Rosa pegue o Caminho do Rei e encontre esses outros endereços:

5 – Crepe Georgette
Conta Georgette (a dona) que: “A idéia de montar uma creperia surgiu depois de quase duas décadas de trabalho como professora na Suíça. Tomei coragem, chutei o balde e abri o Crepe Georgette na Praia do Rosa no ano de 2000. Cozinhar eu já gostava, crepe então era a minha perdição. Sonhava com queijo derretendo, caldas de chocolate e deliciosos camarões.”
Vale a pena comer um delicioso crepe e conhecer esse ambiente acolhedor e o lindo visual do lugar.

5 – Bistrô Pedra da Vigia, junto a Pousada Regina Guest House
Pequeno restaurante da Regina Guest House onde quem trabalha são os proprietários.
Funciona à noite, aberto ao público em geral, possui um cardápio enxuto, com pratos influenciados pela cozinha francesa.

6 – Refúgio do Pescador
Localizado junto a Pousada Hospedaria das Brisas, o restaurante recomendado pelo “Guia 4 Rodas” oferece sabores da culinária espanhola, portuguesa, italiana, francesa e, claro, da tipicamente brasileira. É interessante saber que também atende o público em geral, sem ser os hóspedes do hotel.

Pousadas da Praia do Rosa

1 – Solar Mirador – São apenas 11 charmosas suítes e 1 bungalô chamado de Lua de Mel. Todas as suítes com varanda e vista para o mar. Deck panorâmico com tatames
Piscina com hidromassagem. SPA para 5 pessoas com vista para o mar.

2 – Bougainvilles – Construção despojada, tem o estilo de um grande chalé praiano. A arquitetura levou em conta e respeitou muito a natureza, ela parece entrar dentro de casa.

3 – Quinta do Bucanero – Localizado no município de Imbituba. O restaurante é famoso e também pertence ao Roteiro do Charme. De qualquer recanto da Pousada Quinta do Bucanero se pode ver a Praia do Rosa.

4 – Moradas Bella Vista
As moradas estão situadas no morro do Caminho do Rei,a 500 metros da praia e 80 metros sobre o nível do mar, com uma vista inesquecível da praia ideal para ver a lua nascer ou o amanhecer. Localizadas num local tranqüilo e sossegado, afastadas da estrada geral, garantindo aconchego, segurança e privacidade.
A pousada se encontra em área verde cercada e tem um caminho para o mar que parte do terreno para os hóspedes chegarem a praia.

5 – Fazenda Verde do Rosa, a única pousada a beira mar da Praia do Rosa. O projeto Verde do Rosa nasceu em 1985; um casal de gaúchos, que apostou na vida junto à natureza, desfrutando das ondas e da opção de criar os filhos na beira da praia. Sua visão era a de conciliar um estilo de vida alternativo, longe do grande centro urbano, com a missão de estimular a vida simples e sustentável, com o máximo respeito à mãe natureza. São 14 cabanas, todas equipadas, com vista para o mar em meio aos jardins. Cada uma delas recebeu o nome de uma das praias da região, com o intuito de instigar o visitante a conhecê-las além do Rosa. Atrás da Fazenda do Rosa pode-se alugar casas de muito bom gosto, no morro, em cima da lagoa, com vista espetacular de toda a praia e da lagoa. E o melhor é que elas tem o serviço da Fazenda do Rosa. Uma vez na Fazenda, para chegar à praia basta caminhar 20 metros pela trilha exclusiva dos hóspedes, um privilégio sem comparação que faz toda diferença.

Desfrute, relaxe, aproveite, surfe ….o Rosa, a vida…

Garopaba

Vale a pena dar uma volta e conhecer Garopaba. Boas lojas, sendo a maior delas a sede da Mormaii (artigos de surf e esportes aquáticos). O criador da Mormaii foi o médico Marco Aurélio Raymundo. Ele sentiu os efeitos da água fria prejudicando o seu desempenho no surf, numa manhã gelada de 1974. O local era Garopaba, no sul do Brasil, onde o jovem médico recém-casado se instalou para clinicar no posto de saúde local e criar seu filho numa praia tranqüila e com boas ondas. Nas horas vagas, o jovem médico, conhecido como Dr. Morongo, passou a desenvolver e costurar suas próprias roupas de borracha. Depois fez outras para seus amigos, e logo instalou uma pequena fábrica na garagem de sua casa. Este empreendimento se transformou na maior fábrica de roupas de neoprene da América Latina. O nome da empresa Mormaii é derivado da junção do apelido de seu criador – Morongo – com o nome de sua ex-mulher, Maira e “i” dobrado, deriva de Hawaii.
Na avenida a beira mar, saia à direita e vá visitar uma igrejinha antiga, muito simpática em cima do morro com vista para a baia.Praia da Silveira

Para chegar a praia da Silveira em Garopaba, atravessa-se o morro da Silveira, no alto do qual há uma Igreja e uma bela vista para a baía. É sem dúvida uma das melhores praias de Garopaba, isolada de tudo e talvez a mais linda das praias da região. Vizinha (ao sul) da Praia de Garopaba. Rica em vegetação, esta praia quase nativa guarda encantos únicos, difíceis de encontrar reunidos em um só local. Rodeada de montanhas e controlada a nível ambiental por seus moradores e grande parte de seus freqüentadores, a Silveira consegue se manter livre da urbanização desenfreada, que impera nas regiões com as mesmas características naturais. É considerada uma das melhores praia do Brasil para a prática do surf pelo tamanho e formação de suas ondas, com ondulações que chegam tanto de nordeste, de leste ou do sul. Estuário de desova da tainha, a Silveira recebe também aficcionados de pesca artesanal, que tentam a captura de peixes nobres como o robalo, badejo, garoupa, sargo, entre outros.
1f82d-foto3-praiadsilveira_2
Praia da Silveira – Foto Yeda Saigh

Praia da Guarda

No caminho para o Jurerê paramos na nessa maravilhosa praia. Imersa na Mata Atlântica essa pequena vila de pescadores, 50 km ao sul de Floripa, virou recanto de gente bonita depois de descoberta por surfistas em busca de ondas na década de 70. É a meia hora da praia da Ferrugem, indo para Floripa. Uma praia linda! Você chega e para o carro num estacionamento. É uma vilinha com lojas muito simpáticas, lindos chapéus e biquínis com saídas para vender. A travessia para a Praia da Guarda é feita em um barquinho, onde cabem 7 pessoas, a R$2,00 por pessoa. Atravessa-se uma lagoa para chegar na praia da Guarda. Praia de areia branca enorme com ondas. Na volta fomos visitar a pousada de Paulo Zulu – Zululand – são vários chalés de tamanhos diferentes com piscina. Fica a três quarteirões do barco que pegamos para ir a praia da Guarda.
a6e98-foto4-travessiadaguarda
Travessia para a Praia da Guarda – Foto Yeda Saigh

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – É uma unidade de conservação e proteção integral do ecossistema e da biodiversidade. 90 mil hectares de área.

Serviço:

Pousada Engenho da Lagoa
Rua das Taboas, s/no, Capão
Barra da Ferrugem, Garopaba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3254.0032 e (48) 9162.4530
e-mail: contato@engenhodalagoa.com.br

Gecko
Estrada Geral da Praia do Rosa, s/nº (em frente ao Tigre Asiático)
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.7045

Tigre Asiático Restaurante
Centrinho do Rosa
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.7045
e-mail: tigreasiaticorestaurante@hotmail.com

Lua Marinha
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3354.0543
luamarinha@gsurf.com.br

Sol Pizzas
Rua Delegado Frontino Martins, 60
Estrada Geral da Ferrugem, Garopaba,
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3254.3900

Crepe Georgette
Caminho do alto do Morro, s/no (em frente à Pousada Caminho do Rei)
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.6646 e 9631.1241
Website: http://www.crepegeorgette.com.br

Bistrô Pedra da Vigia (junto a Regina Guest House)
Caminho do Alto do Morro, s/no
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.6066 e 3355.6247
pousadadavigia.com.br

Restaurante Refúgio do Pescador
Estrada do Alto do Morro, s/no (junto a Pousada Hospedaria das Brisas
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.6020

Pousada Solar Mirador
Estrada Geral do Rosa, s/no
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.6144

Morada dos Bougainvilles Pousada
Estrada do Alto do Morro, s/no
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.6100

Pousada Quinta do Bucanero
Estrada Geral do Rosa, s/no,
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.6056

Moradas Bella Vista Pousada
Topo do Caminho do Rei
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.6421

Fazenda Verde do Rosa
Estrada Geral da Praia do Rosa, s/nº,
Praia do Rosa, Imbituba
Santa Catarina, Brasil
Tel. (48) 3355.7272 e 3355.6060

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s