Viagem aos Emirados Árabes Unidos

Essas próximas semanas vamos viajar pelo Golfo Pérsico começando pelos Emirados Árabes Unidos.
Vamos visitar três deles: Dubai, Abu-Dhabi, que é a capital e Sharjah.
Dubai

Chegar em Dubai já é uma surpresa, o aeroporto é maravilhoso, enorme e limpíssimo. De São Paulo a Dubai são 13h30 de vôo e a diferença de fuso é de seis horas a mais. A Emirates é a melhor opção para ir, são muito gentis, a executiva é super confortável.

O serviço de recepção que a Interpoint (Operadora de Turismo que organizou a viagem) nos sugeriu foi fantástico, eles só faltam te pegar dentro do avião, ajudam a andar pelo aeroporto, indicam onde fazer leitura ótica dos olhos (em vez de impressão digital dos dedos), enfim, você se sente muito bem recebida, vale a pena!

ba8ed-foto1-aeroportodubai
Aeroporto de Dubai – Foto Yeda Saigh

Fomos direto para um hotel no deserto, o Banyan Tree Al Wadi (é uma cadeia de hotéis), 40 mns de carro, um resort com uma arquitetura linda, bem combinada com deserto. Os chalés são incríveis, enormes, decoração árabe, mas de muito bom gosto, todos com piscina de fundo infinito!

b939b-foto2-entradahotelbanyantree
Entrada do Hotel Banyan Tree – Foto Yeda Saigh
73e6c-foto3-chaletbanyantree1
Chalet do Hotel Banyan Tree – Foto Yeda Saigh
f82c3-foto4-jardimhotelbanyantree
Jardim do Hotel Banyan Tree – Foto Yeda Saigh
90475-foto5-piscinachaletdesertobanyantree
Piscina do chalet do Hotel Banyan Tree – Foto Yeda Saigh

Os hóspedes do hotel no deserto podem frequentar a sede da praia e vice versa. Para isso é só pegar um shuttle do próprio hotel (15 mns) e ir até um barquinho para atravessar um braço do Golfo Pérsico no mar da Arábia e chegar no beach club do hotel. Tem todas as mordomias: toalhas, vestiários, serviço de bar na praia, que é linda e de areia branca. Dá para fazer um belo cooper.

edf28-foto6-hotelbanyantreepraia
Entrada do Hotel Banyan Tree praia – Foto Yeda Saigh

 

3ab30-foto7-hotelbanyantreepraia
Hotel Banyan Tree praia – Foto Yeda Saigh
Além disso o hotel oferece vários programas interessantes como fazer um passeio Hawk walk (passeio de falcão), visitar a criação e ver a demonstração que fazem com os falcões.

Contam um pouco sobre o treinamento e costumes das aves.

O falcão peregrino africano é a ave mais rápida do mundo, voa a 360 km por hora, mais rápida que qualquer animal. Você participa se quiser: põe uma luva grande na mão esquerda, os falcões pousam na sua mão e depois ganham um presente (um pedaço de carne). Dá um pouco de medo. Servem bebidas e biscoitos durante a demonstração e você desfruta um lindo por do sol.

43d9f-foto8-demonstraccca7acc83ofalcacc83obanyantree
Demonstração Falcões Hotel Banyan Tree – Foto Yeda Saigh
8993e-foto9-demonstraccca7acc83ofacacc83o
Demonstração Falcões Hotel Banyan Tree – Foto Yeda Saigh
e543a-foto9a-falcacc83oi
Demonstração Falcões Hotel Banyan Tree -Foto Yeda Saigh
Outro programa bárbaro que o hotel oferece é no spa e se chama Rain Forest. É um percurso de uma hora andando por diversas salas, cada uma focada num tipo de tratamento com água: você anda em caminhos de pedras dentro da água para relaxar os pés, ora quente, ora gelada; passa em baixo de jatos de chuveiros frios, quentes, coloridos, bem forte; sauna úmida, sauna seca, iced igloo (você entra dentro de uma sala com neve!!), balde de água gelada na cabeça, piscinas enormes com mini cachoeiras, diferentes tipos de jacuzzis; enfim, você sai de lá encolhido e limpíssimo de tanto banho, é ótimo!
5bd8f-foto10-rainforest
Rain Forest – Hotel Banyan Tree – Foto Yeda Saigh
 Após um lauto breakfast no terraço com uma linda vista para o deserto, fomos para Dubai, mais ou menos uma hora de viagem em estradas maravilhosas, seis pistas de cada lado.

A escolha de hotéis é farta, ficamos no Park Hyatt que recomendo muito, um preço não exagerado. O hotel é muito bonito, serviço impecável, quartos ótimos, quatro restaurantes muito bons: um francês Traiteur, um libanês, Café Arabesque , onde se toma o café da manhã, um tailandês, The Thai Kitchen (peça um hot pot, fondue tailandês, divino!!) e um no terraço The Terrace, com uma vista linda para a baía onde servem brunch maravilhoso.

866dc-foto11-hotelparkhyatt
Park Hyatt Hotel – Foto Yeda Saigh

Dubai é uma cidade surpreendente, supera muito as expectativas no bom sentido! linda, cheia de flores por toda parte, bem cuidadíssima, tem aproximadamente dois milhões e setecentos mil habitantes, sendo que 80% são estrangeiros e 74% são homens (operários de outros países – Índia, Paquistão, Sri Lanka e Filipinas, contratados por um período, que não trazem a família). Nos sete Emirados são oito milhões e duzentos mil habitantes. A moeda é o dirham, mas aceitam dólar em todo lugar.

O que ver em Dubai
Visitamos a parte antiga de Dubai que se chama de um lado do rio Creek, Bur Dubai, e do outro Deira. Bastakyah, a primeira vila iraniana de lá, fica em Bur Dubai. Visitamos também o Museu Dubai, super lindo, bem grande, com uma parte a céu aberto. Na entrada o chão de areia mostra o início da civilização, como viviam os beduínos, como eram as casas, com paredes feitas em coral retirado do mar, a pesca da pérola, e conta toda a história do cotidiano de vida do povo.

É muito interessante e vale a pena conhecer para se inteirar um pouco da história deles. Ir também ao Museu da moeda e acompanhar toda a história, desde o início até o dirham de hoje. E uma mesquita (não pudemos entrar).

86275-foto11a-museudubai
Museu Dubai – Foto Yeda Saigh
7bb90-foto11b-museudubai
Museu Dubai – Foto Yeda Saigh
Fomos à Deira, atravessando o rio Creek em um barco, abra, que se pega em frente ao museu (tem muitos na beira do rio Creek); são lindos, de madeira e a vista da cidade durante a travessia é fantástica! O Creek é o único rio natural de Dubai, salgado, e desemboca no Golfo Pérsico. Em Deira ir ao soukh de especiarias Spice soukh, experimentar de tudo, a grande novidade é pó de Viagra!!! todos oferecem. Fomos também no Gold soukh do ouro, dá para fazer tudo a pé: é incrível ver tantas vitrines com tantas jóias de ouro e sem segurança nenhuma. Um dos pontos mais agradáveis de viajar aos Emirados é a segurança: não tem perigo de roubo nenhum, você pode andar na rua com jóias, bolsa, celular, enfim o que quiser, que é super seguro!
6e2fe-foto12-travessiariocreek-dubai-20120107-01015
Travessia do rio Creek – Foto Yeda Saigh
e55a0-foto12a-souksespeciariasdubai
Soukhs em Deira – Foto Yeda Saigh

Visitamos o The Palace The Old Town Hotel – um dos mais bonitos de Dubai, realmente vale a pena conhecer, é uma construção de dois andares e tem uma arquitetura mais clássica, de bom gosto. O hotel é lindo, as piscinas com lounges em tendas são super bem decoradas.

1fe1e-2631759-the-palace-the-old-town-hotel-exterior-8
The Palace The Old Town Hotel – Foto Yeda Saigh

Assistimos ao show da fonte luminosa Burj Dubai Lake Fountain, que fica entre o hotel The Address, o Dubai Mall e o Burj Khalifa: é um espetáculo, tem a cada meia hora e você pode assistir de vários lugares.

Nós entramos em um restaurante para ver o show da fonte, lindíssimo, ao som de thriller de Michael Jackson.

 

85371-foto14-fontedubai
Burj Dubai Lake Fountain – Foto Internet

Fomos conhecer a Veneza de Dubai: um enorme canal construído pelo homem, com 75kms de extensão, 150 mts de largura e 6 mts de profundidade, com gôndolas atravessando de um lado para outro, vários restaurantes franceses, italianos, cubanos, é muito simpático, e estava lotado de gente. Um bom programa para se ir a noite passear e jantar.

aa2b2-foto15-veneza-dubai
Veneza de Dubai – Foto Yeda Saigh

Visitamos o Sharjah Museum of Islamic Civilization em Sharjah, um emirado vizinho de Dubai; arquitetura bem bonita, mas dentro nada de muito importante. As pessoas mais simples que trabalham em Dubai costumam morar em Sharjah: é tudo mais barato.

61b57-foto16-museusharjah
Sharjah Museum of Islamic Civilization – Foto Yeda Saigh

Fomos ao Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, 165 andares. Para subir no Burj você tem que entrar pelo Dubai Mall, conhecido como o maior shopping do mundo! Dá para subir até o 124 andar, onde tem um belvedere para ver toda a cidade. Leva um minuto para subir. A vista é espetacular! Dá para ver desde o Golfo Pérsico, que é turquesa! até o deserto. Não esqueça de ver a fonte de cima, é super bonita.

ac21b-foto17e28093precc81diodubai
Burj Khalifa – Foto Internet
6e2cb-foto18-vistadoburjkhalifa
Vista da fonte do Burj Khalifa – Foto Yeda Saigh
Na saída do Burj Khalifa visitar o aquário que é enorme e lindo, tem 300 tubarões!! e também o Zoológico Marítimo: não se esqueçam que tudo isso está dentro do shopping!!!!

Passeamos por Jumeirah, bairro residencial muito bonito, com casas lindas: no final dessa avenida está o Burj Al Arab, o famoso hotel com formato de vela, um dos prédios mais famosos de Dubai, só dá para visitar se estiver hospedado lá.

b0c78-foto19-burjalarab
Burj Al Arab – Foto Yeda Saigh

Fomos conhecer Palm Islands – uma ilha artificial com o desenho de uma palmeira: no final da estrada está o Atlantis Hotel, portentoso!! Mas, de gosto um pouco carregado, ficamos meio impressionados na chegada. O lustre no hall de entrada do hotel é gigantesco e todo de Swarowski colorido, tem ótimos restaurantes como o The Edge e o Bar Nobu. A vista do hotel é linda porque é bem no meio do Golfo.

76c21-foto20-atlantis1
Hotel Atlantis – Foto Yeda Saigh
6af74-foto21-atlantis
Entrada Hotel Atlantis – Foto Yeda Saigh

Um programa diferente é ir no parque aquático do Hotel Atlantis, o maior de Dubai. O programa com os golfinhos é super organizado: você aluga roupa de borracha, depois vai para uma sala onde tem uma aula muito legal com slides sobre golfinhos, e depois vai para o mar nadar com eles, é muito divertido!

O outro parque aquático de Dubai se chama Wild Wadi, também muito conhecido, mas bem menor do que o do hotel Atlantis.

Ir para Marina Dubai e ver a Palm Island do 23º andar do Madinat Jumeirah Dubai. É uma vista espetacular de toda a baía, de onde se vê bem a ilha. Vale a pena tomar um drink para relaxar e aproveitar um por do sol muito especial.

5ca75-foto22-palm_jumeirah
Palm Islands – Foto Internet

Visitamos o Emirates Mall – é um shopping muito bonito, com a famosa pista de ski, é realmente inacreditável!! Tudo super organizado. Você compra o ticket e está incluído o aluguel da roupa, os skis, a bota, e os bastões, só tem que comprar as luvas (e tem que usar porque é muito frio); são duas estações com ski lift de cadeirinha. Vale muito a pena: é uma experiência e tanto esquiar ao lado do deserto dentro de um shopping!!!

cd0d9-foto23-skidubai1
Pista de Ski – Foto Yeda Saigh

Fomos conhecer o metrô, as construções são lindas, moderníssimas anda-se dentro através de tapis roulants, tudo limpíssimo.

Shopping Dubai Mall – tem todas as lojas que existem no mundo! Uma parte só para as griffes mais importantes. Vimos muitas mulheres árabes, com todo o tipo de burca, comprando muito. Saem das lojas muito carregadas, as vezes com uma empregada ajudando a carregar as sacolas.

cf6a9-foto24-dubaimall_14
Shopping Dubai Mall – Foto Yeda Saigh
 Curiosidades:
Todos os muçulmanos usam uma túnica com um turbante na cabeça. O turbante é o que diferencia o muçulmano em relação as outras religiões: usá-lo é a maneira de mostrar que se faz parte do islamismo. Quanto mais elevada a posição, maior o turbante.
Todas as muçulmanas são obrigadas a usarem a burka (cobre tudo) , Niqab ( só mostram os olhos) , Hijab (lenço que cobre o pescoço e os cabelos) ou Xador (capa longa que cobre tudo menos o rosto). Causa até um certo desconforto ver essas mulheres cobertas em restaurantes, tendo que enfiar a comida por baixo do véu em pleno século XXI!!
Viagem organizada por Heloisa Levi da Interpoint
Aguardem Abu Dhabi,

Boa viagem!

Colaboradora: Virginia Figliolini Schreuders

8 comentários em “Viagem aos Emirados Árabes Unidos

  1. Oi amiga,
    Eu nao acreditei que voce esteve nos Emirados! Gabi esta estudando em Sharjah!! Estou adorando o seu artigo e vamos segui-lo direitinho!
    Super obrigada!
    Beijos com saudades,

    Sonia

    Curtir

  2. Adorei receber seu e-mail!Estou indo hj para Miami,na volta bateremos um papo sobre viagens…Vc é incrível,como acha tempo para tudo o que faz?????
    Bjs
    Monique

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s