Continuando a viagem de carro pela Europa, através do diário do leitor Claudinei Quaresma, essa semana vamos visitar Paris. Aproveitem!

29/12/09
Desembarque, Aeroporto Paris – Charles De Gaulle
Retiramos nosso carro reservado no Brasil, fomos procurar nosso hotel reservado com um dia de antecedência pela internet.
Dirigir em Paris, sem dificuldades; os franceses neste quesito são educados. Mas preste atenção em alguns pontos turísticos, pois alguns não tem faixas de sinalização. Outro fato muito importante em Paris: observamos que os pedestres tem prioridade total ao atravessar uma via na faixa, independente do semáforo estar aberto ou fechado, eles atravessam sem olhar para os lados. No início levei vários sustos, mas com o tempo nos acostumamos.
Aonde parar? Procure uma Tabac (tabacaria) e compre cartão de estacionamento.
Como estávamos de carro ficamos hospedados a 10 km do centro de Paris; depois do check-in fomos conhecer a Champs Élysées e procurar um lugar para jantar.
Muito fácil estacionar em Paris, porque não tem flanelinha para atrapalhar, mas em compensação, tem indiano vendendo de tudo.
 Champs Élysées
Dia 30/12/09
Torre Eiffel
Fomos na parte da manhã, para não perder muito tempo em filas, concentração de brasileiros, pior que na Disney. (risos…)
Optamos por subir de elevador, tem uns loucos que sobem de escada, fomos ao 3º andar, vista linda.

    Vista de Paris do alto da Torre Eiffel
    Vista do Campo de Marte
Chegue cedo…
 Base da Torre Eiffel e os milhares de turistas
Jardin du Luxembourg
O Jardim do Luxemburgo ou Jardin du Luxembourg é o maior parque público da cidade de Paris, com mais de 224 mil m², localizado no 6º arrondissement. O Jardim atualmente pertence ao Senado da França, que está sediado no famoso Palácio do Luxemburgo.

Palácio de Luxemburgo – Senado
Jardim de Luxemburgo
Pantheon
   Panteão
O Panteão de Paris (Panthéon de Paris) é um monumento em estilo neo-clássico, situado no monte de Santa Genoveva, no 5.º arrondissement de Paris, em pleno Quartier Latin. À sua volta alguns edifícios importantes, como a igreja de Saint-Étienne-du-Mont, a Biblioteca de Santa Genoveva, a Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), a prefeitura do 5.º arrondissement e o Liceu Henrique IV.
Catedral de Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha “Île de la Cité” em Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena.

Catedral de Notre Dame
Detalhe da fachada da Notre Dame
Notre Dame – Vista da nave principal
Dia 31/12/09
Museu do Louvre
Acordamos cedo e seguimos para o Louvre, chegando tivemos uma surpresa! uma fila gigantesca, procuramos outras formas de não enfrentar a fila e não perder o dia, descobrimos que não é necessário pegar a fila para comprar as entradas.

Dica: procure uma escada que dá acesso ao subsolo do Louvre, lá encontramos várias máquinas que emitem o ticket de entrada com cartão de crédito, em 10 minutos já estávamos dentro do Louvre.
Para estacionar use cartão de estacionamento, tem vagas na parte de trás do Museu.
  Fila dos desinformados para visitar o Louvre
Pirâmide de Vidro – Pátio Museu do Louvre
Vista interna da pirâmide de vidro do Louvre
Mona Lisa, a Gioconda de Leonardo da Vinci
Hôtel des Invalides
O Hôtel National des Invalides, ou Palácio dos Inválidos, é um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Louis XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também um cemitério militar e sede de vários museus.

Entre as personalidades ilustres lá sepultadas estão Napoleão Bonaparte, assim como o coração de Sébastien Le Prestre de Vauban, ilustre arquiteto militar francês, responsável pelas táticas de guerra francesas, o qual criou, na época de Louis XIV, uma série de fortificações militares, tornando o reino impenetrável.

    Les Invalides
Palácio de Versalhes (Château de Versailles)
Patrimônio Mundial pela UNESCO. Um pouco distante do centro, 25km, 30minutos de carro. Considerado um dos maiores do mundo, o Palácio de Versalhes possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque. É um dos pontos turísticos mais visitados da Franca, recebe em média oito milhões de turistas por ano e fica a três quarteirões da estação ferroviária. Construído pelo rei Louis XIV, o “Rei Sol”, a partir de 1664, foi por mais de um século modelo de residência real na Europa, copiado muitas vezes.
 Palácio de Versailles
Capela de Versailles
Galeria dos Espelhos de Versailles
Jardim do Palácio Versailles
Stade de France
8km do centro de Paris, 10 minutos de carro.
O Stade de France é um estádio multi-uso localizado na cidade de Saint-Denis, ao norte de Paris. Foi construído no ano de 1998 (ano em que a França sediou sua segunda Copa do Mundo). O estádio tem a capacidade de abrigar 79.959 torcedores. Foram gastos 407 milhões de euros na construção.

Foi palco do Jogo de Abertura (10 de Junho, Brasil 2 X Escócia 1) e da Final da Copa do Mundo de 1998, no dia 12 de Julho, entre Brasil e França, na qual a seleção francesa se sagrou campeã, vencendo a partida por 3 x 0.
Mas chegamos muito tarde, não foi possível fazer o tour.
Estádio da França
Vista externa do Stade de France
Voltando ao hotel e pensamos em possibilidades de algum lugar para a virada do ano.
Opção 1: Passar a virada na Torre Eiffel? Não, estava muito frio e como em Paris não tem queima de fogos e em anos anteriores houve quebra-quebra, boatos que ficamos sabendo em Paris, decidimos não arriscar.
Opção 2: Ficamos sabendo de uma festa no Café de la Musique, compramos os ingressos e fomos à para a festa…
01/01/2010
Paris, hotel, meio dia, ressaca total…
Até a semana que vem, onde continuamos nossa viagem em Bruxelas…..

Um comentário em “Europa de carro II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s