Bienal de Arquitetura Veneza

Essa semana vamos publicar um artigo muito interessante sobre a Bienal de Arquitetura de Veneza, escrito pela nossa correspondente de Copenhagen, Mariana Matarazzo.
52acf-arsenale_02
Arsenale Galeria – Foto Internet

A Bienalle Architettura di Venezia teve sua 13a edição este ano, minha primeira vez e garanto, não tem nada mais interessante do que isso. Recomendo não só para estudantes de arquitetura como eu, mas também para amantes de arte e para aqueles curiosos em saber o que  se passa na mente dos grandes nomes da arquitetura,  para assim, entender melhor a origem de grandes obras, um prazer sem fim.

fa4fe-arsenale
Arsenale – Foto Internet

O programa requer no mínimo dois dias pois a exposição é grande e acontece no Giardini, no Arsenale, e em alguns pontos espalhados pela cidade.

Este ano ela foi curada pelo arquiteto David Chipperfield sob o tema: Common Grounds, o que possibilitou uma vasta quantidade de interpretações. Nas palavras do curador do pavilhão brasileiro Lauro Cavalcanti, este tema propõe uma reflexão sobre: “pontos de acordo; espaço de convivência; interfaces das áreas de conhecimento; diálogo de arquitetos de gerações distintas; cruzamento de arquitetura, artes plásticas, história e pensamentos sobre a cidade; expressões locais e internacionais.”

06278-pavilha25cc2583onordico
Pavilhão Nórdico – Foto Internet

No Giardini você encontrará os pavilhões de cada país imerso em um grande jardim, onde as nações apresentam algum destaque da sua produção local ou uma questão polêmica que eles estejam enfrentando. O destaque absoluto é o pavilhão Nórdico do arquiteto vencedor do Pritzker Prize, Sverre Fehn, que concilia com perfeição, espacialidade ampla,  integração do espaço interno com o externo, atmosfera serena através da luz difusa e uma temperatura agradável – imperdível.

O pavilhão brasileiro, por sua vez, é assinado pelos arquitetos Henrique Mindlin, Giancarlo Palanti e Amerigo Nino Marchesin e este ano homenageou os arquitetos Lúcio Costa e Marcio Kogan como representantes de duas gerações de arquitetos com atuação interdisciplinares. Outro destaque é o pavilhão finlandês, do arquiteto Alvar Aalto que seria apenas um pavilhão temporário e foi restaurado para a mostra deste ano.

fbe08-pavilha25cc2583ochines
Pavilhão Chinês – Foto Internet

Já o Arsenale reside em um edifício que era o maior centro de produção da época pré industrial, datado do século 13. Agora, ao invés de docas, oficinas e armazéns o espaço é usado para apresentar as obras, idéias e provocações dos melhores arquitetos do mundo através de instalações site specific ou exposições. Nomes como Norman Foster, Luigi Snozzi, Herzog & de Meuron, Zaha Hadid e Valerio Oligati estão presentes entre tantos outros, uma imersão nas questões que andam permeando os grandes escritórios mundiais. Destaque para o filme do arquiteto Peter Zunthor dirigido por Wim Wenders.

62cad-pavilhacc83ojapones
Pavilhão Japonês – Foto Internet

Também é possível viver a Bienalle pela cidade a fora. Caminhando pelas ruas de Veneza você encontrará alguns pavilhões de países ou exposições. Além de poder viver a mostra em meio o labirinto veneziano, é uma experiência inusitada, e a cada pavilhão encontrado a sensação se torna ainda mais gratificante.

A exposição de Álvaro Siza é sem dúvida um desses encontros. Seus desenhos despretensiosos feitos durante viagens ao longo de sua vida foram expostos e são extremamente sensíveis em “Viagem sem programa.”

922f7-veneza
Veneza – Foto Internet

Ou seja, todos reunidos, pensando sob um mesmo tema as questões da atualidade e a importância da arquitetura – e das artes –  nos dias de hoje e para o futuro. Os edifícios, as técnicas, as inspirações, os problemas, os sucessos, tudo em um dos cenários mais bonitos do mundo.

A dica é: corra para Veneza.

texto_mariana matarazzo

fotos_axel chevroulet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s