O Novo Museu Whitney

O Museu Whitney foi inaugurado a semana passada. Projetado pelo arquiteto Renzo Piano (Centro Pompidou/ Beaubourg – Paris), situado entre o High Line e o Rio Hudson, o novo edifício do Whitney vai poder mostrar, pela primeira vez, todo seu inigualável acervo da arte americana moderna e contemporânea.

Foto 1 - Área externa Museu Whitney
Área Externa do Museu – Foto Lia Franco

Foto 2 - Detalhe Escada Museu Whitney
Detalhe da Escada – Foto lia Franco

Gertrude Vanderbilt Whitney (1875/1942) foi  a fundadora do museu em 1931. Ela nasceu na rica família Vanderbilt e se casou com um rapaz da família Whitney. Era uma  escultora e colecionadora de arte, principalmente de artistas americanos, que no início do século XX, tinham muita dificuldade de expor e vender seus trabalhos. Reconhecendo os obstáculos enfrentados por esses artistas, a Sra. Whitney começou a comprar e mostrar suas obras, tornando-se assim a principal patrona da arte americana desde 1907 até sua morte em 1942. Ela era uma proeminente figura social e anfitriã, que sempre defendeu os artistas americanos.

Foto 3 - Jasper Johns - Three Flags 1958
Jasper Johns – Three Flags 1958 – Foto Lia Franco

Em 1914, a Sra Whitney fundou seu estúdio em Greenwich Village, onde apresentou exposições desses artistas americanos, cujos trabalhos haviam sido desconsiderados pelas galerias tradicionais.

 

Foto 4 - Obras de Arte
Obras de Arte – Foto Lia Franco

Em 1929 ela já tinha uma coleção com mais de 500 obras, que ofereceu para o Museu Metropolitan de Nova York. Quando sua oferta foi recusada, ela montou seu próprio museu, com um formato novo e radicalmente diferente: seria exclusivamente sobre a arte e os artistas americanos.

 

Foto 5 - Obras de Arte
Foto Lia Franco

 

 

Foto 6 - Andy Warhol - Green Coca Cola 1962
Andy Warhol – Green Coca Cola – Foto Lia Franco

Em 1954, 

o museu mudou-se para W, 54th St., devido ao seu crescimento. Em 1963 o Museu adquiriu o edifício Marcel Breuer na 75th St., Madison Av., sendo inaugurado em 1966.

O novo Museu Whitney abriu suas portas no Meatpacking, novo polo cultural de Nova York, na 99 Gansevoort St., em 01 de maio de 2015.

Foto 7 - Terraço Museu Whitney
Terraço do Museu – Foto Lia Franco

A inovação tem sido uma característica marcante do Whitney desde o seu início. Ele foi o primeiro museu dedicado à obra de artistas americanos e o primeiro museu de Nova York a apresentar uma grande exposição de um artista de vídeo (Nam June Paik em 1982). Figuras como Jasper Johns, Cy Twombly, e Cindy Sherman tiveram suas primeiras retrospectivas no museu Whitney.

Foto 8 - Fachada Museu Whitney
Fachada do Museu – Foto Lia Franco

 Aproveitem o Museu!

Yeda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s