Para terminar essa viagem pelo Canadá, depois de termos viajado por Vancouver e Montreal, essa semana vou falar de Québec, a mais antiga cidade francesa das Américas. Fomos de Montreal para Québec de carro por uma estrada linda!

Um pouco de história
Québec é a cidade mais antiga do país e capital da província de Québec, a maior do Canadá. Localiza-se às margens do Rio São Lourenço, cerca de 250 quilômetros de Montreal: tem cerca de 600 mil habitantes.

A cidade de Quebec é a única cidade entre o Canadá e os Estados Unidos cuja muralha ainda encontra-se em pé.

O nome da cidade, bem como a da província, vêm de uma palavra de origem algonquina, que significa passagem estreita.

A cidade de Québec é a mais antiga cidade francesa das Américas, tendo sido fundada em 3 de julho de 1608. Com o Tratado de Paris, os territórios franceses no Canadá passaram definitivamente para controle inglês.
Os franceses que iniciaram a colonização da região, anteriormente conhecida como Nova França, estavam interessados no comércio de peles de animais, fosse pela caça ou por contatos comerciais com nativos indígenas da região.

Québec é a única província canadense com uma maioria francófona (79%) e uma minoria anglófona (8,3%). É também a província com a maior porcentagem de bilinguismo. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país e o francês seu único idioma oficial.

Por causa da colonização francesa, a população do Quebec é, em sua maioria, católica, ao contrário do resto do país, onde os protestantes são maioria. Outra influência francesa está em seu sistema de justiça. Québec é a única província que tem um sistema misto: código civil de origem francesa e código criminal de origem britânica.

Alugamos um carro e fomos de Montreal para Québec, 250 kms de uma estrada ótima, viagem muito agradável, paisagens lindas. No outono as cores das árvores ficam deslumbrantes, se tingem de vermelho, laranja e vários tons de verde!

Ficamos no Hotel Manoir Victoria, dentro das muralhas, nada de muito especial, mas correto, ótimo café da manhã.
Passeios
Em Québec dá para visitar muitas coisas a pé, fizemos um grande tour, saindo do hotel e subindo até a Praça do Château Frontenac, o hotel mais antigo e maior de Québec.

Passeamos por um belvedère lindo com vista sobre toda Quebec fora da muralha. Tem vários restaurantes e hotéis. Andamos a pé na Promenade des Gouverneurs, subimos 300 degraus!!

Voltamos e paramos para jantar no SAM restaurante dentro do hotel Fairmont Frontenac, muitos turistas orientais.

Depois fomos passear na Praça du Petit Champlain muito movimentada, cheia de lojas e restaurantes.

Praça du Petit Champlain
Foto Yeda Saigh
Musée des Beaux Arts – MNBAQ
Localizado no coração do belo Parque Plains of Abraham – o museu é muito bonito, tem uma parte antiga e uma mais recente. Tem um restaurante e um auditório de 250 lugares.
Endereco: 179 Grande Allée E, Ville de Québec, QC G1R 5H3, Canadá

A exposição do momento era uma grande retrospectiva da obra de Pierre Bonnard (1867-1947). Bonnard, pintor francês, gravador e artista de cartazes, bem como membro fundador do movimento vanguardista Nabis, é amplamente conhecido pela originalidade de suas brilhantes composições e seu incomum manejo da pintura. A exposição examina o trabalho do pintor na perspectiva de um de seus principais postulados: “O objetivo não é pintar a vida, mas tornar a pintura viva”.

O Papa Francisco declarou esse ano de 2016 o ano da Misericórdia. Em várias igrejas do mundo abriram-se novas portas que foram denominadas de Portas Santas. Passando-se por uma delas ganha-se uma benção especial.

Não deixe de visitar a rua Petit Champlain de dia, muito simpática, cheia de lojas, compras, restaurantes, é uma rua para pedestres, rue piétonne.

Para terminar um pensamento de Paulo Coelho:
“Viajar é desapegar-se do teu mundo por um tempo”
Boa Viagem!
Viagem maravilhosa!!!!
CurtirCurtir