Fernão de Noronha

Fernão de Noronha

Quem ainda não conhece Fernão de Noronha, arrume suas malas, é um dos lugares mais bonitos do Brasil! Estive lá há alguns anos, mas amigos queridos meus acabaram de chegar e me mandaram algumas dicas.

Foto 1 - Vista dos Dois Irmãos
Vista dos Dois Irmãos – Foto Thais Saigh

Hoje o arquipélago pertence ao estado de Pernambuco e é formado por 21 ilhas, numa extensão de 26 km², sendo uma principal e a maior de todas como a única ilha habitada. As demais são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA.

Foto 2 - Mirante
Mirante – Foto Thais Saigh

Programar uma viagem a Fernando de Noronha, pode significar a realização de um sonho da maioria dos brasileiros. No Arquipélago, temos a sensação de estar em uma parte do Brasil que deu certo: são 17 quilômetros quadrados à 545 km da costa, onde vive uma população de apenas 3.012 habitantes e o turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo.

Atualmente existem três vôos diários que partem para ilha, dois saindo de Recife e um de Natal. Sugerimos que você vá por Recife, é uma cidade com mais conexões.

Foto 3 - Vista da Praia do Porto
Vista do Porto – Foto Thais Saigh

É o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo, podendo-se enxergar até 50 metros de profundidade. A diversidade de pontos de mergulho permite que as empresas locais ofereçam opções de passeios para todos os tipos de mergulhadores, sejam experientes ou iniciantes, e também fazendo o batismo de quem ainda não conhece as belezas do fundo do mar.

São inúmeras as opções de atividades e passeios, que atendem a todos os públicos e oferecem ao visitante a chance de ver todas as belezas naturais das ilhas. É também um paraíso para os amantes da fauna e da flora, que são consideradas uma das mais ricas do mundo.

Foto 4 - Trilha para o Forte São Pedro
Trilha para o Forte São Pedro – Foto Thais Saigh

Existe uma grande base do Projeto Tamar instalada em Fernão de Noronha, sendo uma das bases mais importantes. É um verdadeiro laboratório natural, pois a transparência do mar oferece excelente condição ao desenvolvimento de pesquisas sobre a biologia e comportamento das tartarugas marinhas em ambiente natural, sobretudo debaixo d’água.

Foto 5 - Projeto Tamar
Projeto Tamar – Foto Internet

Curiosidade

Existe uma lei recente que proíbe nascerem bebês em Fernão de Noronha: assim que as grávidas atingem o sétimo mês são obrigadas a sair e retornam cerca de 15 dias após o parto.

Praias

Foto 6 - Indicação das Praias
Indicação das Praias – Foto Thais Saigh

Praia do Sancho – já foi eleita mais de uma vez a praia mais bonita do mundo.

Foto 7 - Praia do Sancho
Praia do Sancho – Foto Thais Saigh

Praia dos Porcos –  já foi eleita a segunda mais linda do mundo.

Foto 8 - Praia dos Porcos
Praia dos Porcos – Foto Thais Saigh

Praia do Sueste – excelente baía para mergulhar.

Foto 9 - Praia do Sueste
Praia do Sueste – Foto Internet

Praia do Leão – também considerada ótima para mergulho.

Foto 10 - Praia do Leão
Praia do Leão – Foto Thais Saigh

Praia do Bode – muito bonita com uma piscina natural e na beira da praia pode-se ver partes de um navio naufragado.

Foto 11 - Praia do Bode 1
Praia do Bode – Foto Thais Saigh

Praia Cacimba do Padre –  é a melhor estruturada para se tomar sol: alugam cadeiras, guarda sois e tem dois restaurantes. É uma das melhores para a prática do surf e no final dela avista-se o morro 2 irmãos.

Foto 12 - Cacimba do Padre
Praia Cacimba do Padre – Foto Thais Saigh

Praia e Mirante do Boldró, são atrações onde existe um bar bem animados com música. É um local excelente para se admirar o por do sol famoso da ilha.

Foto 13 - Praia e Mirante do Boldró
Praia e Mirante do Boldró – Foto Thais Saigh

O guia nos apanhou cedo no hotel e nos levou para visitarmos 11 praias, sendo que fizemos 2 paradas para mergulho e outras para tomar banho de mar e aproveitar a vista deslumbrante.

Foto 14 - Vista da Praia do Leão
Vista da Praia do Leão – Foto Thais Saigh

Praia de Meio, também conhecida como outro bom local para ver o por de sol. Lá tem um bar bem animado com música ao vivo.

Foto 15 - Praia do Meio
Praia do Meio – Foto Thais Saigh

Praia do Cachorro – também com um bar para se ver o por do sol.

Foto 16 - Praia do cachorro
Praia do Cachorro – Foto Thais Saigh

Outro passeio gostoso para um fim de tarde é na Vila dos Remédios, onde você pode visitar o comércio local, apreciar restaurantes, etc.

Foto 17 - Vila dos Remédios
Vila dos Remédios – Foto Thais Saigh

Um dos passeios recomendados, é a Trilha do Atalaia, opção longa e curta. Assim que você chegar na ilha faça um agendamento para reservar uma dessas trilhas porque a procura é grande. A curta é de 1k1/2 (dispensa guia) e a longa de 4 kms, só pode realizar acompanhada por eles.

Foto 18 - Trilha do Atalaia
Trilha do Atalaia – Foto Thais Saigh

Gastronomia

Existem algumas opções de restaurantes, onde a especialidade de quase todos é frutos do mar. Vale a pena conferir, pois cada um conta com um estilo e decoração únicos.

Foto 20 - Restaurante Varanda
Restaurante Varanda – Foto Internet

Foto 19 - Restaurante Xica da Silva

Foto 21 - Restaurante Mergulhão
Restaurante Mergulhão – Foto Internet
Foto 22 - Restaurante Triboju
Restaurante Triboju – Foto Internet
Foto 24 - Cacimba Bistro
Restaurante Cacimba Bistrô – Foto Internet

Pousada Lua Bela, foi onde ficamos, o staff é muito atencioso e gentil. O café da manhã é excelente, e o chá da tarde é servido às 17 hs. O chef Gustavo prepara bolos incríveis e deliciosas tapiocas. Os quartos são muito confortáveis, um ótimo custo benefício, recomendo.

Foto 25 - Pousada Lua Bela
Pousada Lua Bela – Foto Internet

Pousada Tejuguaçu

Que em TUPI significa lagarto grande é uma pousada que tem desde a sua concepção a estrutura o local e doutrinas para trazer aos seus hóspedes o máximo de tranqüilidade, sombra, paz e máxima harmonia com a natureza onde está imersa em uma área exclusiva e na Mata Atlântica Insular de Fernando de Noronha …

www. pousadateju.com.br

Foto 26 - Pousada Teju-Açu
Pousada Tejuguaçu – Foto Internet

Pousada Morena

Virada para a Praia da Conceição, dispõe de suítes duplas, triplas e bangalôs com banheiro privativo com banho quente por aquecimento solar, frigobar, TV, telefone, ar condicionado.

Foto 27 - Pousada Morena
Pousada Morena – Foto Internet

Pousada Maravilha

A pousada Maravilha é situada na deslumbrante praia do Sueste, ela dispõe de 5 exclusivos bangalôs, com acomodações para 2 pessoas cada, e 3 Apartamentos Luxo.

Foto 28 - Pousada Maravilha
Pousada Morena – Foto Internet

 

Aproveitem e boa viagem!!

 

Colaboradora: Thais Saigh

 

2 comentários em “Fernão de Noronha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s