Madrid é uma das mais encantadoras capitais da Europa. Considerada um dos destinos mais procurados pelos viajantes de bom gosto, devido aos seus grandes museus, praças monumentais, parques, restaurantes e povo caloroso.
Madrid pode ser visitada durante o ano todo, mas o ideal é evitar os meses do verão – junho a setembro – que além do calor, a cidade fica repleta de turistas. Bom mesmo são os meses de primavera e outono! Tem uma excelente rede de transporte público composta por várias linhas de metrô e ônibus. As tarifas de taxi são controladas, e uma corrida do aeroporto até o centro custa 30 euros.
Desta vez, as dicas que apresento são do meu querido amigo Eduardo Pires, frequentador assíduo de Madrid! Aproveitem!

Foto Yeda Saigh
Informações básicas
Madrid é a capital e a maior cidade da Espanha. Tem uma população de aproximadamente 6,5 milhões de habitantes e é a terceira maior cidade da União Européia, depois de Londres e Paris.

Foto Yeda Saigh
A cidade está localizada sobre o rio Manzanares, no centro do país. Como capital nacional, sede do governo e residência do monarca espanhol, Madrid é também o centro político, econômico e cultural da Espanha. A cidade abriga a sede da Organização Mundial do Turismo (OMT), que pertencente ONU.

Foto Yeda Saigh
Apesar de possuir uma infraestrutura moderna, a cidade preservou muitos de seus bairros e ruas históricas. Entre seus marcos estão o Palácio Real de Madrid; o Teatro Real; o Parque do Retiro, fundado em 1631; o edifício da Biblioteca Nacional da Espanha, fundada em 1712; vários museus nacionais e o chamado Triângulo de Ouro da Arte.
Museus
Localizado ao longo do Paseo del Prado é composto por três importantes museus: o Museu do Prado, o Museu Rainha Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza. A Praça de Cibeles também se tornou um dos principais símbolos da cidade.
Museu do Prado
Ir ao Museu do Prado é indispensável! é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Apresentando maravilhosas obras de arte, o museu foi mandado construir por Carlos III e inaugurado em 1819.

Foto Internet
Dentre as maravilhas do acervo do museu encontra-se uma das mais célebres obras de Francisco de Goya La Maja Desnuda. O quadro foi pintado entre 1790 e 1800, data da primeira referência documentada desta obra.O museu é bem grande, são 8600 quadros e mais de 700 esculturas, sendo necessário algumas horas para visitação. Não deixem de apreciar também de Goya “ Os Fuzilamentos de 3 de Maio”. Outro quadro que merece destaque “As meninas” de Velasquez está lá também para emocionar qualquer um pela sua beleza e ingenuidade.
Museo Nacional del Prado – Calle de Alarcón 23 Madrid – Tel: +34.91.3302800 www.museodelprado.es

Foto Internet
O Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia
A visita a esse museu é indispensável. Guernica, uma das mais famosas obras de Picasso está lá para ser bem apreciada. Fica em uma sala especial que é sempre muito concorrida.
O Museu foi inaugurado oficialmente em 1992 pelos reis Sofia e Juan Carlos. Atualmente, abriga excelentes coleções de arte do século XX, sendo considerado um dos melhores e mais importantes museus de arte moderna de toda a Europa.

Foto Internet
O quadro de maior destaque no museu é, sem dúvida, Guernica. Representa o sofrimento de uma população diante dos efeitos da guerra, tem um significado político e pode ser também interpretado como um símbolo da paz!, Trata-se, de fato, de uma declaração contra a guerra e um manifesto contra a violência.
Em suma, a apreciação dessa obra é emocionante e merece um tempo longo que permita perceber os ricos detalhes do painel.

Foto Internet
O pintor havia sido escolhido pelo governo espanhol para representar a Espanha na Exposição Internacional de Artes e Técnicas, que aconteceria em Paris em 1937. Quando o artista recebe a notícia do massacre ocorrido da cidade basca de Guernica, ele faz do desastre o tema de sua tela. O famoso quadro ficou no MOMA em Nova York por determinação do artista e somente depois da morte do ditador Franco, iniciaram-se os trâmites legais para o regresso do quadro para a Espanha, foram 40 anos de exílio! A obra chegou na Espanha apenas em 1981 e, somente em 1992 o quadro foi levado ao Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, onde está até hoje.Outras obras importantes expostas no Museu Rainhoa Sofia são: O Grande Masturbador, uma das melhores pinturas de Salvador Dalí, (1929) é um óleo sobre tela e faz parte do período surrealista do artista.

Foto Internet
e Dançarina Espanhola, conhecida obra do surrealista Juan Miró.

Foto Internet
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia – Calle Santa Isabel, 52 – Tel:+34.91.7741000 www.museoreinasofia.es
O Museu Thyssen-Bornemisza .
Ir no Museu Thyssen – Bornemisza é um must! Foi inaugurado em 1992 e a maior parte do acervo é da coleção de arte da família Thyssen-Bornemisza. Está situado no Palácio de Villahermosa, que foi construído entre o final do século XVIII e o início do século XIX em estilo neoclássico. Em 2004 foi ampliado e somente a fachada do edifício foi mantida, todo o interior foi modificado.

Foto Internet
Museo Thyssen – Bornemisza – Paseo Del Prado, 8 – www.museothyssen.org
Se tiver forças, visite também a Fundação Juan March que vale muito a pena!
Fundación Juan March
Criada em 1955 pelo financeiro espanhol Juan March Ordinas, a Fundação Juan March é uma instituição familiar, patrimonial e interventiva que desenvolve as suas atividades no campo da cultura humanística e científica. Organiza conferências, concertos e ciclos.

Foto Yeda Saigh
Fundación Juan March – Calle Castelló, 77 Madrid – Tel:+34.91.4354240
www.march.es
Passeios
Feria de Madrid, Arco, exposição de arte. O lugar é bárbaro, cheio de prédios modernos, meio afastado do centro. A feira acontece sempre na segunda quinzena de fevereiro.

Foto Internet
A ARCO nasceu como uma feira de galeria com a intenção de reunir uma oferta artística que vai desde a vanguarda histórica até a mais recente arte emergente, incluindo arte moderna e arte contemporânea. A primeira edição foi realizada em fevereiro de 1982, organizada pela galerista galega Juana de Aizpuru. Um total de 264 artistas de 14 países se reuniram em Madri, a galerista dirigiu o evento durante suas primeiras quatro edições até se tornar um dos epicentros da arte européia e latino-americana. Foi realizado no Centro de Exposições Ifema, na época localizado no Paseo de la Castellana, decorado com o trabalho de Mondrian. www.nfeiras.com
Palácio de Cristal, trata-se de uma estufa construída em 1887, com finalidade de cultivo ou manutenção de plantas exóticas

Foto Yeda Saigh
Endereço: Parque del Retiro – Paseo Republica de Cuba, 4, 28009
Palácio Velazquez, foi construído entre 1881 e 1883, por ocasião da celebração da Exposição Nacional de Mineração realizada na cidade entre os meses de maio e novembro de 1883. O arquiteto da obra foi Ricardo Velázquez Bosco, de quem o palácio leva seu nome.

Foto Internet
Endereço: Parque del Retiro, Paseo Venezuela, 2, 28001
Catedral de Madrid, uma maravilha!!
A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena é a sede episcopal da diocese de Madrid, em Espanha. Tem 102 metros de comprimento e 73 de altura; a sua arquitetura é uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta. É a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada por João Paulo II fora de Roma. Situa-se no centro da cidade. A fachada principal dá para a plaza de Armería, em frente ao Palácio do Oriente. Demorou 100 anos para ser construída.

Foto Internet
Endereço: Calle de Bailén, 10, 28013 – www.catedraldelaalmudena.es
Palácio Real
Também denominado de Palácio de Oriente. Com uma área de 135 000 m² e 4318 quartos, é o maior palácio real na Europa e continua a ser, oficialmente, a residência do Rei de Espanha, apesar de, na atualidade, ser utilizado somente para ocasiões de gala, almoços, recepções oficiais, entregas de prêmios e audiências, já que a Família Real optou por viver num palácio mais modesto, o Palácio da Zarzuela. Visitamos 23 salas, maravilhoso! Tem uma coleção de relógios que é a maior do mundo. Foi construído por Felipe V, 1º rei Bourbon, mas o 1º rei a usá-lo foi seu filho Carlos III. Foi usado até 1931 por Alfonso XIII, avô do rei Juan Carlos, quando teve que sair do pais exilado, A vista do Palácio é muito bonita sobre o rio Manzaneres.

Foto Yeda Saigh
Endereço: Calle de Bailén, s/n, 28071 – www.patrimonionacional.es
Um bom programa para depois do jantar, se quiser cantar em volta de um piano de calda gigante, é o Toni 2 Piano Bar. O lugar é trashy, mas muito divertido e único!

Foto Internet
Endereço: Calle Almirante, 9, 28004 – Tel: +34 915 32 00 11
Passear a pé no bairro de Salamanca, também conhecida como a Milha de Ouro, é muito divertido! As melhores rua são: Serrano, Velasques, Nuñes, Balboa, Goya e Ortega y Gasset, (a rua mais chique de compras), tem lojas, restaurantes e casas de chá muito simpáticas! Comemos um sandwich na Pastelería Mallorca (é uma rede), ótima! Calle Serrano 6. Outro lugar para tomar um café com um sanduíche é a Mantequerias Olmedo, muito simpático, também na Calle Serrano 82.
Quem vai à Madrid não poder deixar de ir ver um espetáculo de dança Flamenca, uma dança espanhola muito famosa. Fomos no Corral de La Moreria muito bom, as moças dançam muito bem, é considerado o mais famoso tablao flamenco do mundo!!

Foto Internet
Endereço: Calle de la Moreria, 17, 28005 – Tel: +34 913 65 11 37 www.corraldelamoreria.com/pt/index.html

Foto Yeda Saigh
Passeios fora de Madrid
Próximo a Madrid estão cidades muito interessantes para se passar o dia. Pode-se ir e voltar de trem, entre elas: Toledo, Segóvia e Ávila. Um pouco mais distante, vale a pena passar um fim de semana em alguma vinícula da região Rioja, Ribera del Duero ou Toro. Fiz isso uma vez combinado com um passeio de bike, mas tem várias viagens que podem ser organizadas pela Pangea, empresa de Turismo que tem uma linda loja na Calle Principe de Vergara.
Toledo
Fomos a pé até a estação Atocha e pegamos o trem bala para Toledo. A antiga capital da Espanha é uma das cidades medievais mais encantadoras de toda a Europa. No moderníssimo AVE, o trem bala da Espanha, a viagem saindo de Madrid leva apenas meia hora e proporciona um passeio maravilhoso, tornando o bate-volta Madrid Toledo prazeroso e fácil de ser executado.
Capital de vários reinos: com origem pré-romana e mais de 2 milênios de história Toledo foi capital do Reino Visigodo, capital do Reino de Castilla e a primeira capital do Império Espanhol. El Greco: ao visitar os pontos turísticos de Toledo você estará em constante contato com as obras de El Greco, um dos principais pintores renascentistas, que passou a maior parte da sua vida na cidade. Toledo também possui um museu centenário dedicado ao artista.
Catedral Primada de Toledo: a Catedral de Toledo, com origem visigoda no século VI, é imponente e lindíssima. Ela é a Catedral Primaz da Espanha, título de supremo poder e influência religiosa na Idade Média.

Foto Internet
Mosteiro Escorial
O Mosteiro do Escorial é um grande complexo (inclui palácio, mosteiro, museu e biblioteca) localizado em San Lorenzo de El Escorial, município situado 45 km a noroeste de Madrid. Situado junto ao monte Abantos, na Serra de Guadarrama, este monumental complexo foi mandado construir pelo rei Filipe II de Espanha para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín, em 10 de agosto de 1557, sobre as tropas de Henrique II, rei de França, e para servir de lugar de enterro dos restos mortais de seus pais, o imperador Carlos V e Isabel de Portugal, assim como dos seus próprios e dos seus sucessores.

Foto Internet
Endereço: A. Juan de Borbón y Battemberg, s/n, 28200 – Tel:+34 918 90 50 11monasteriodelescorial.com
Charolés – dentro do Escurial é referência da gastronomia na cordilheira madrilenha desde 1973, o seu menu, conta com pratos tradicionais e criativos, que aliados a um serviço eficiente o tornam um restaurante bastante procurado.

Foto Internet
Endereço: Calle Floridablanca, 24, 28200 San Lorenzo de El Escorial – Tel: 34 918 90 59 75www.charolesrestaurante.com
Valle de los Caídos
Situado a poucos quilômetros de Madri. Trata-se de um monumento de grandes dimensões construído em 1940 por ordem do general e ditador espanhol Francisco Franco. A sua construção demorou 18 anos para ser concluída, formando um complexo composto de basílica, abadia e hospedaria.
O Valle de los Caídos foi erigido para ser o panteão dos soldados franquistas “caídos” (ou seja, mortos em combate) durante a Guerra Civil Espanhola. Os ditadores José Antonio Primo de Rivera e Francisco Franco também estão enterrados nesse vale. O monumento tem a forma de uma grande basílica escavada em um monte rochoso, exibindo uma cruz em sua parte superior. É possível ter acesso à base da cruz, de 150 metros de altura, por meio de um teleférico.

Foto Internet
Endereço: Carretera de Guadarrama/ El Escorial, 28209 – Tel: +34 918 90 54 11 www.valledeloscaidos.es
Hotéis
Hotel Wellington *****
Fica a 5 minutos a pé das boutiques do Paseo de la Castellana, a 6 minutos de carro dos museus do Prado e Thyssen Bornemisza e a 250 m da Estação de Metrô Retiro. Os quartos e suites do Hotel Wellington em Madrid apresentam um design sofisticado e uma vasta gama de opções maravilhosas – desde acesso Wi-Fi gratuito a luxuosas casas de banho em mármore. Outras vantagens em todo o hotel incluem o moderno Le Wellham Wellington & SPA by Clarins, bem como a bela piscina exterior sazonal e o terraço.

Foto Internet
Endereço: Calle de Velázquez, 8, 28001 – Tel: 34 915 75 44 00 –
www.hotel-wellington.com/en/index.html
Hotel Westin Palace***** Este hotel luxuoso está localizado no centro de Madrid, dentro do Triângulo da Arte. O Parlamento fica do outro lado da estrada, e o Palácio Real e a Ópera estão a poucos passos. O Westin Palace apresenta instalações elegantes a apenas 300m do Prado, do Thyssen e do Museu Rainha Sofia. O hotel é famoso pela sua bela cúpula de vidro colorido, abaixo da qual um buffet de café-da-manhã variado é servido com música.

Foto Internet
Endereço: Plaza de las Cortes, 7 28014 – Tel: 34 913 60 80 00 www.westinpalacemadrid.com/?SWAQ=958C
Hotel Villa Magna***** O elegante Hotel Villa Magna oferece quartos e suítes exclusivos na sofisticada área de Salamanca. O Restaurante do hotel, Villa Magna tem uma cozinha tradicional com um toque moderno, e outro restaurante do hotel Tse Yang oferece gastronomia clássica cantonesa. O hotel está situado próximo ao bairro comercial Milla de Oro (Milha de Ouro) em Madrid e a 10 minutos a pé do Estádio Santiago Bernabéu.

Foto Internet
Endereço: Paseo de la Castellana, 22, 28046 – Tel: 34 915 87 12 34 – www.villamagna.es
Hotel Santo Mauro *****
Localizado no coração de Madri e reformado em 2011, o Hotel Santo Mauro, Autograph Collection® Hotel é um palácio de 100 anos que se tornou um sofisticado e exclusivo hotel, com uma biblioteca, um jardim de tirar o fôlego e uma academia de ginástica.

Foto Internet
Endereço: Calle de Zurbano, 36, 28010 Madrid, Espanha – Tel: +34 913 19 69 00
Hotel Tótem Madrid *****
No coração de Madrid, rodeado pelas boutiques mais refinadas e os maiores nomes da moda, nasceu o TOTEM Madrid, aliando a sofisticação e dinamismo da área. Um ícone onde moda, cultura e gastronomia convergem com o estilo particular de uma capital como Madrid, que nunca dorme.

Foto Internet
Endereço: Calle de Hermosilla, 23, 28001 Madrid, Espanha – Tel: +34 914 26 00 35 www.totem-madrid.com
Hotel Only You ****
Dizem que se viaja para se encontrar. Portanto, Only YOU Hotels oferece um serviço de luxo e personalizado, onde o hóspede é o protagonista. Cosmopolita e única, com estilo e personalidade, cada detalhe é projetado para tornar a estadia tão agradável e gratificante quanto o próprio destino.
Nossos hotéis são espaços de referência em lazer em Madri, tanto por sua oferta gastronômica quanto pela variedade e qualidade dos eventos que acontecem em seus lounges, restaurantes ou terraços. Descubra o calendário de experiências que nos tornam o lugar para estar na cidade: o nosso universo.

Foto Internet
Endereço: Calle del Barquillo, 21, 28004 Madrid, Espanha – Tel: +34 910 05 22 22 www.onlyyouhotels.com/hoteles/only-you-boutique-hotel-madrid/
Hotel Urso*****
O Hotel está localizado entre o bairro burguês de Chamberí e Chueca e a renovada e próspera área do Tribunal. As principais áreas comercias, embaixadas, o triângulo dourado das galerias de arte e o Palácio Real estão nas proximidades. O Urso é enfim onde o antigo e o novo Madrid se encontram. Faz parte da rede Small Luxury Hotels of the World.

Foto Internet
Endereço: Calle de Mejía Lequerica, 8, 28004 – Tel: +34 914 44 44 58 www.hotelurso.com/es
Curiosidade: Os espanhóis ficaram muito famosos na arte da culinária desde que Ferran Adrià surgiu no cenário espanhol com seu restaurante El Buli. Ele é considerado um dos melhores “chefs” da gastronomia universal, figura como número 2 no ranking europeu de restaurantes e revolucionou a culinária do mundo!
Restaurantes
Segue abaixo uma boa lista de restaurantes, espero que gostem!
A Calle Jorge Juan é uma das ruas que tem mais restaurantes ótimos e descolados.
Amazonico – excelente ambiente e come-se muito bem. Aristocratas, diretores do Ibex 35 e artistas freqüentam o Amazónico, o novo restaurante da moda em Madrid. A proposta gastronômica tem como objetivo tornar-se uma viagem pela Amazônia. Os sabores de seus pratos vão do Brasil ao Japão, passando pela Argentina, Índia, Peru e China. No térreo, o Amazónico abriga um clube de jazz. O lugar para ver e ser visto em Madrid.

Foto Internet
Endereço: Calle Jorge Juan, 20, 28001 – Tel: +34 915 15 43 32 – https://restauranteamazonico.com
Quintin
O restaurante pretende ser um espaço de convivência no bairro
de Salamanca. Um lugar muito charmoso dos mesmos proprietários dos famosos El Paraguas e Ten con Ten, é uma inusitada mistura de restaurante, bar, delicatessen e frutaria. Fica aberto o dia todo (das 9h00 à 1h00) e é perfeito para começar o dia com um belo café da manhã, para um almoço informal ou jantar.

Foto Internet
Endereço: Calle Jorge Juan, 17, 28001 – Tel: +34 917 86 46 24 ultramarinosquintin.es/ultramarinos/
Numa Pompilio do Grupo El Paraguas abre suas portas
Inspirado nos grandes restaurantes burgueses europeus, Numa Pompilio abre suas portas no bairro de Salamanca.

Foto Internet
Calle Velasquez – www.restaurantenuma.com
Estes restaurantes são de um goiano que se casou com a filha de dono do restaurante Paráguas. Ele também é dono do Ten com Ten, outro hit local sempre cheio.
El Paráguas
Um dos melhores restaurantes de Madrid, comida tradicional com um toque moderno, um lugar romântico e aconchegante onde você pode desfrutar da comida espanhola.
Endereço: Calle de Jorge Juan, 16, 28001 – Tel: +34 914 31 59 50 – www.elparaguas.com
Ten com Tem
O restaurante está localizado no bairro Salamanca, em uma das zonas mais nobres de Madrid e faz parte do tradicional grupo Paráguas, serviço bom e comida ótima!
Endereço: Calle de Ayala, 6, 28001 – Tel: +34 915 75 92 54 -www.restaurantetenconten.com

Foto Internet
Calle Puigcerdá, uma travessa da Calle Jorge Juan, tem também dois bons restaurantes:
Los Gallos – boa comida e bom ambiente.
La Máquina
Inaugurado em 1982 como referência de cozinha tradicional e onde a qualidade das matérias-primas ganha valor. Uma vitrine de peixes e frutos do mar que podem ser vistos da rua, fazem do La Máquina um lugar emblemático e uma referência para os amantes da boa comida. Dividido em dois andares, com uma decoração onde convergem o estilo mais “vintage” e o neoclassicismo. Na estação de primavera-verão, um pequeno e discreto terraço é instalado na entrada para desfrutar da comida ao ar livre, em uma área tranquila.
Endereço: Calle de Sor Ángela de la Cruz, 22, 28020 – Tel: +34 915 72 33 19 wwwlamaquinaoriginal.es
Para comida japonesa recomendo o:
Sushi 99, o mais conveniente
Endereço: Calle de Hermosilla, 4, 28001 – Tel: +34 914 31 27 15
Pescados
El Pescador – o mais tradicional
Cozinha de peixe fresco da qualidade de Las Coruñesas, preparada sem mascarar o produto. Frutos do mar, pescada e especialmente são dignos de menção. Para sobremesa panquecas recheadas com creme. Um paraíso de sabores do mar.
Endereço: Calle de José Ortega y Gasset, 75, 28006 – Tel: +34 914 02 12 90 www.marisqueriaelpescador.net/
O ‘Pazo
O restaurante Opazo foi inaugurado em 1969. Rapidamente se tornou um nicho na próspera culinária de Madri, a ponto de ser um dos poucos restaurantes que recebeu o reconhecimento de uma estrela na primeira edição do Guia Vermelho Michelin para a Espanha.
Em 1981, foi adquirido por Evaristo García, proprietário da Pescaderías Coruñesas, que especializou o restaurante em peixe e marisco, pois não poderia ser de outra forma.

Foto Internet
Endereço: Calle Reina Mercedes, 20, 28020 – Tel: +34 915 34 37 48
Arahy
Amplo, muito elegante, bem servido, especialidade atum e é
excelente, produtos bem tratados e boa adega
Endereço: Calle de Alcalá, 58, 28014 – Tel: +34 915 31 60 85 – www.arahyrestaurante.com
Trainera – desde 1966, a especialidade é frutos do mar. Localizado na área nobre de Madrid e no coração do distrito de Salamanca com uma bonita decoração marítima. Fomos e gostamos muito.
Calle de Lagasca, 60, 28001 – Tel: 34 915 76 05 75 – www.latrainera.es/
Comidas do Norte da Espanha, com verduras do outro mundo!!
Floren Domezian – must go
Não deixe de comprar o vinagre que vendem lá. O considerado “Rei dos Vegetais” e premiado em numerosas ocasiões, criador de “O maior jardim urbano do mundo no telhado de um hotel”, cozinheiro e conselheiro gastronômico do programa TVE “Um país para comê-lo”, e fornecedor de os restaurantes que têm três estrelas Michelin;
Floren Domezáin oferece uma cozinha saudável, enfatizando os vegetais ribeirinhos de Navarra que vêm diretamente dos pomares que ele possui em Tudela e Arguedas, sua terra natal, onde ele vem recuperando variedades nativas há mais de 33 anos; sem deixar de lado a carne e o peixe preparados no estilo mais tradicional.
Além dos vegetais que traz de suas terras, Floren Domezáin é o primeiro e único local que abriga um jardim vertical hidropônico vertical que torna o restaurante em saladas auto-sustentável. O cliente tem a possibilidade de ir junto com o garçom e uma cesta de vime para selecionar do jardim que alface ele quer ser preparado em uma salada.

Combo Internet
Endereço: Calle de Castelló, 9, 28001 – Tel: +34 915 76 76 23 florendomezain.es/restaurante/
La Manduca de Azagra
Este restaurante espaçoso e bem localizado está decorado em estilo minimalista, com especial atenção para o design e iluminação. O menu foca na alta qualidade dos produtos.

Foto Internet
Endereço: Calle de Sagasta, 14, 28004 – Tel: +34 915 91 01 12 www.lamanducadeazagra.com
Para almoçar
Vale a pena conhecer o Platea Madrid, onde um conjunto de restaurantes de tapas estão reunidos dentro de um antigo teatro reformado. Tem também um restaurante mais formal no segundo piso. Pertence a um grande amigo meu.
Para almoçar em Chueca, que é um bairro jovem, tipo Soho de Nova York, sugiro o:
Restaurante Bosco dos Lobos
Comida italiana em um jardim bem no centro de Madrid. Bosco é um bar, terraço, centro de reuniões e trabalho.

Foto Internet
Endereço: COAM, Calle Hortaleza, 63, 28004 – Tel: +34 915 24 94 64 www.encompaniadelobos.com/bosco-de-lobos/
No centro histórico vale a pena petiscar no Mercado San Miguel, é um mercado particular localizado no Centro de Madrid. Possui muitos bares e estandes onde se vendem frutas, legumes, queijos, vinhos etc. É o único mercado de ferro que sobreviveu até os dias atuais.

Foto Internet
Endereço: Plaza de San Miguel, s/n, 28005 – Tel: +34 915 42 49 36
ou almoçar nos tradicionais:
Casa Lucio
O restaurante continua no lugar ocupado pelo centenário Mesón El Segoviano, uma magnífica casa de comida onde Lucio Blázquez começou a trabalhar aos 12 anos de idade. Hoje são os filhos de Lúcio que acompanham seu pai no dia a dia do restaurante
Endereço: Calle Cava Baja, 35, 28005 – Tel: +34 913 65 32 52
Casa Botin
Fundada em 1725, é o mais antigo do mundo segundo o Guinness Record e uma das referências da cozinha tradicional de Madrid. Recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos ao longo dos anos.
Endereço: Calle Cuchilleros, 17, 28005 – Tel: +34 913 66 42 17
Para alta gastronomia recomendo o:
Diverxo – contemporâneo
Pura fantasia. Assim se poderia definir a cozinha viajeira de David Muñoz, o jovem chef que devolveu em 2013 à cidade de Madrid o privilégio de poder contar com um restaurante galardoado com três estrelas Michelin, o que não ocorria há mais de vinte anos. DiverXO abriu as suas portas em 2007, no bairro de Tetuán, e depois de ocupar um local mais amplo na mesma zona, situa-se agora na rua Padre Damián, na área de influência do Paseo de la Castellana.
Resulta difícil classificar a surpreendente proposta gastronómica de David Muñoz, cujos menus de degustação –dois diferentes à escolha- estão formados por telas, autênticas obras de arte culinária. Os empregados servem o prato por fases, numa louça branca e lisa, de maneira que, quando este termina de ser apresentado, o comensal tem a sensação de degustar um verdadeiro quadro. Nas palavras do próprio chef, a sua é uma “cozinha total, direta, sem distrações. Um pouco como o Cirque du Soleil”.
O restaurante destaca-se também pela sugestiva decoração, da autoria do interiorista Lázaro Rosa Violán, em que não faltam os porcos com asas, símbolo da criatividade que aqui reina e se respira.

Foto Internet
Endereço: Calle. Padre Damián, 23. 28036. Zona. Castellana – Tel: (+34) 91 570 07 66 www.diverxo.com.
Restaurante Clube 31 – 0 o melhor da viagem até hoje, um restaurante elegante e discreto com uma decoração clássica, confortável e excelentes opções gastronômicas em seu cardápio.

Foto Internet
Endereço: Calle Jovellanos, 5, 28014 – www.restauranteclub31.com
Restaurante Horscher – fundado por uma família alemã do mesmo nome, é um dos restaurantes mais clássicos e elegantes de Madri desde 1943. Foi durante muitos anos um dos restaurantes favoritos de ministros, empresários e da alta sociedade. Com um cardápio variado que inclui aperitivos tão surpreendentes quanto apetitosos, peixes maravilhosos e carnes deliciosas, o pico vem na temporada de caça, especialidade do restaurante.

Foto Internet
Endereço: Calle del Alfonso XII, 6, 28014 – restaurantehorcher.com
Para terminar um pensamento de Miguel de Cervantes, famoso escritor espanhol do século XVI:
“Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados.”
Boa Viagem!
Colaboradora: Ana Saboia
Ótima reportagem!!!!!!! Adorei
CurtirCurtir