Viagem à Buenos Aires 

Buenos Aires sempre foi uma ótima opção para passar uns dias de férias, especialmente agora para nós brasileiros pela relação favorável peso/real. Não é preciso trocar dólares por pesos porquê quase todo o comércio, taxis e hotéis aceitam a moeda americana em papel e oferecem um cambio ótimo!!

O principal motivo da nossa ida à Buenos Aires foi para assistir a famosa soprano Sondra Radvanovsky, que se apresentou no Teatro Colon.  Em 2h 40 pela TAM chegamos em Buenos Aires., no aeroporto Aeroparque, bem mais próximo ao centro  da cidade do que o aeroporto de Ezeisa.

Buenos Aires é uma das 20 maiores cidades do mundo e a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de cerca de 13 milhões de pessoas. A Argentina tem a terceira melhor qualidade de vida na América Latina. sendo a 62.ª melhor do mundo, conhecida como a Paris da América do Sul.

É também um dos mais importantes destinos turísticos do mundo, conhecida por sua arquitetura de estilo europeu e por sua rica vida cultural, com a maior concentração de teatros do mundo. As pessoas nascidas em Buenos Aires são referidas como portenhos (pessoas do porto). A cidade é a terra natal do atual PapaFrancisco (ex-arcebispo de Buenos Aires), e de Máxima dos Países Baixos, a atual rainha-consorte da realeza neerlandesa.

No coração de Recoleta e na aristocrática Avenida Alvear está situado este exclusivo espaço do Alvear Palace Hotel, onde nos hospedamos, um dos hotéis cinco estrelas da Cidade de Buenos Aires, exemplo do patrimônio arquitetônico portenho, com onze andares e cinco subsolos, inspirado no modelo imposto pela cadeia Ritz de hotéis, que combinava as belas formas do século XVIII francês com todos os requerimentos de conforto e equipamento da tecnologia moderna. O chá da tarde é delicioso, valendo a pena um dia não almoçar para tomar o chá no Alvear! O bar do hotel também é bem agradável. A Academia é ótima, dá para fazer uma boa esteira antes do café da manhã. 

O roof top do hotel Alvear é bem simpático para se ir depois do jantar; tem uma vista linda da cidade.

Recomendo a loja de uma amiga minha, Fernanda Nairac, que vende lindos casacos de couro e roupas bem bonitas, na sua maioria italianas. 

Calle Arrivenho, 1572. Ligue ou passe um email antes de ir.

tel. +5411 4804-1701, e-mail fernanadanairac@hotmail.com 

Almoçar no restaurante Mirasol em Puerto Madeiro é muito bom, além do restaurante ser ótimo, passear pelo deck do Porto é um belo programa.

Av. Alicia Moreau de Justo 202 ·

O melhor shopping de Buenos aires é o Pateo Bullrich, vale a pena dar uma volta nem que for só para conhecer e tomar um café.

Fomos em dois restaurantes novos que gostei muito:

Restaurante Roux, para jantar, ótimo!! Local sofisticado e intimista especializado em culinária latino-mediterrânea e uma carta de vinhos muito boa. Calle Peña 2300 

Restaurante Lima, estilo Nikkei muito bom, comida ótima, muito chique, boa frequência, um dos melhores da nossa temporada.

Outra dica para jantar é o restaurante Sottovoce, continua bom e tem uma frequência bem portenha.

Passear pela Av Alvear é um programa muito simpático, lojas bonitas, cafés onde se pode tomar um expresso com meia-luna, considerado  “pão de queijo” do Brasil, e fazer algumas compras. Recomendo a loja Tramando, calle Rodrigues Penha

Fomos almoçar no restaurante do Hotel Hyatt muito bom, bem servido e ambiente bem agradável.

Restaurante Fervor, ótimo e sempre lotado, é melhor fazer uma reserva.

O restaurante Helena, no Hotel Four Seasons, continu a delicioso!! Recomendo!

Hoje em dia existem muitos dos shows tango em Buenos Aires, vale a pena conferir. Fomos assistir o do Los Angelitos. 

Museu Nacional de Belas Artes, perto do hotel, muito bonito, enorme!! Pinturas séc XVII, XVIII, O Museu Nacional de Belas Artes é um museu de arte argentino com sede em Buenos Aires e na cidade de Neuquén. Este museu conta com o maior patrimônio do país e é um dos principais da América Latina. Visitamos o acervo que é maravilhoso!

Passear na calle Arenales, lojas muito boas recomendo a de bolsas Peter Kent. 

O ponto alto da nossa viagem foi ir ao Teatro Colon ver a soprano Sondra Radvanovsky, maravilhosa!! soprano lírico-spinto notabilizada por suas interpretações em óperas de Verdi. 

O Teatro Colon é o mais importante de Buenos Aires e da Argentina e é considerado um dos dez melhores teatros de ópera do mundo pelo National Geographic.

Curiosidade

O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico da cidade de Buenos Aires, Argentina. Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julio, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade.

Em 2015 o artista portenho Leandro Erlich fez uma intervenção artística no obelisco de Buenos Aires. Os portenhos que circulavam naquele domingo pelo centro foram surpreendidos ao ver que o símbolo mais conhecido da capital argentina, o Obelisco, estava sem a sua ponta. A imagem se espalhou pelas redes sociais envolta em brincadeiras e interrogações sobre o fato. Muitas pessoas achavam que o monumento estava em reforma, mas se tratava, na verdade, da intervenção artística desse artista de 42 anos, que já apresentou seus espaços com limites fluídos e fantasiosos em cidades como Madri, Nova York e Londres.

Sua ‘site-specific’ (obra que modifica um lugar) do Obelisco se intitula ‘A democracia do símbolo’. Consiste em cobrir a ponta com uma estrutura de ferro com um revestimento semelhante ao concreto armado do monumento de 67,5 metros construído em 1936 para comemorar o quarto centenário da fundação de Buenos Aires. A estrutura instalada por Erlich pesa três toneladas. O artista procura criar a ilusão de que alguém retirou o topo do monumento, que tem 3,5 metros de altura por 3,5 de largura em sua base, e colocou uma réplica na esplanada do Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA). Nela, a partir das quatro janelas da suposta ponta do Obelisco são exibidos quatro curtas-metragens de 20 minutos sobre a vista do verdadeiro monumento dando para as avenidas 9 de Julho e Corrientes.

Erlich afirma que pretendia “criar a possibilidade de se realizar a fantasia de conhecer o Obelisco por dentro, democratizar o acesso”, pois “se trata de algo que nunca se pode fazer, já que, dentro dele, não há como o público entrar, sendo muito pequena a escada que existe ali”. O monumento tem 206 degraus, mas sem acesso ao público. Por isso, os portenhos só conseguem ver o Obelisco de baixo, principalmente nos dias de semana, ou quando usam a área para manifestações políticas, ou, ainda, para comemorações de vitórias esportivas. Foi ali que Raúl Alfonsín realizou o comício de encerramento de sua campanha presidencial em 1983, diante de um milhão de apoiadores, após o fim da ditadura militar. Foi ali, também, que os argentinos comemoraram esse ano a vitória da Copa do Mundo.

A ponta do Obelisco foi coberta e uma réplica sua está exposta na esplanada do MALBA

O de Buenos Aires é o terceiro obelisco mais alto do mundo, depois de dois existentes nos Estados Unidos. 

O monumento portenho foi erguido pelo Governo de Agustín Pedro Justo, um conservador que chegou ao poder de modo fraudulento. A construção foi realizada pela empresa alemã Siemens em apenas 31 dias. A obra gerou críticas maciças e muitas brincadeiras por parte dos portenhos contra o estilo modernista de seu autor, Alberto Prebisch. Dois anos depois, alguns pedaços se soltaram e em 1939 os vereadores votaram a favor de sua demolição por motivos estéticos, de segurança e econômicos, mas o prefeito de Buenos Aires da época, Arturo Goyeneche, a vetou. E assim, com o tempo, o monumento acabou por se tornar o símbolo da cidade.

Para terminar um pensamento de Julio Cortazar, escritor argentino:

“Cada vez irei sentindo menos, 

e, 

recordando mais”

Boa Viagem!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s