
Foto Yeda Saigh
Quem conhece meus relatos de viajem já sabe que adoro visitar Nova York nesta época. A atmosfera é sempre fervilhante com muitas alternativas de bons programas.
Desta vez, fomos pela United e desembarcamos no aeroporto em Newark, que, além de ser mais perto do centro, tem pouco movimento.
O hotel escolhido foi o Lombardy onde a relação custo/benefício continua imbatível! O café da manhã no Palace é muito bom e do lado do hotel.

122E 57th St New York NY 10022
No dia que chegamos já tínhamos marcado um tour com a Gisela Gueiros, pelas galerias do Chelsea. Aliás, Gisela continua a ser uma excelente “guia”.

Foto Yeda Saigh
Visitamos as seguintes galerias:
Betty Woodmsn@ David Kordansky – Betty Woodman era conhecida como uma artista que ultrapassou os limites do mundo da arte.
O marchand David Kordansky, em entrevista recente, chamou-a de uma das primeiras ceramistas “a ser tratada com seriedade”. Ele disse que ela forçou o ponto “que a cerâmica poderia competir com a maior arte erudita”.

Foto Yeda Saigh
Joan Mitchell@David Zwirner,
Joan Mitchell (1925 –1992) foi uma pintora e gravurista americana. Ela foi integrante do movimento expressionista abstrato americano, embora grande parte de sua carreira teve lugar na França.

Foto Yeda Saigh
Spencer Finch @ Hill Arts, um artista americano mais conhecido por instalações de luz etérea que visualizam sua experiência de fenômenos naturais. Suas investigações sobre a natureza da luz, cor, memória e percepção se manifestam em aquarelas, desenhos, vídeos e fotografias. Compelido pelo que ele descreve como “o desejo impossível de se ver vendo”, Finch ergue um prisma encantador entre o mundo exterior e o pensamento interior.

Foto Yeda Saigh
Ragnar Kjartansson@ Luhring Augustine, (performance artist) islandês contemporâneo que envolve vários meios artísticos ao longo de sua prática performativa. Suas videoinstalações, performances, desenhos e pinturas incorporam a história do cinema, da música, da cultura visual e da literatura.

Foto Yeda Saigh
Sonia Gomes @ Pace,
As obras de Sonia Gomes se edificam sobre tecidos antigos, passados, pedaços de vida que são transformados e submetidos a bordados e torções se tornando esculturas de pano e arquitetura impregnada de memória que esbarra em questões de identidade racial em um elo vital com a vida da artista.

Foto Yeda Saigh
David Lynch@ Pace – David Keith Lynch (Missoula, 20 de janeiro de 1946) é um diretor, roteirista, produtor, artista visual, músico e ocasional ator estadunidense. Conhecido por seus filmes surrealistas, ele desenvolveu seu próprio estilo cinematográfico, que foi chamado de “Lynchiano”, que é caracterizado por imagens de sonhos e meticuloso desenho sonoro. Lynch estava totalmente envolvido com artes plásticas, e isso se refletiu na linguagem de seus primeiros trabalhos, que também eram bastante provocadores.

Foto Yeda Saigh
Alex Katz @ Marlborough
Katz é bem conhecido por suas pinturas de grande porte, cuja ousada simplicidade e cores intensificadas agora são vistas como precursoras do Pop Art. Estudou na Woodrow Wilson Vocational High School de Queens.

Foto Yeda Saigh
Depois deste tour bastante diversificado, fomos almoçar no restaurante Seraphina. Recomendo o delicioso spaguetti caccio pepe.
A Bloomingdale’s é uma rede de lojas de departamento de alto padrão, das mais famosas do mundo, pertencente ao grupo Macys’s Inc, que controla a rede de lojas homônima Macy’s. Possui cerca 38 lojas ao redor dos EUA, Emirados Árabes e Kuwait e vendas anuais estimadas em US$ 1.900 milhões.
Esse ano a Bloomingdale’s ofereceu durante alguns dias antes do Natal, champagne com panetone, para alegria dos turistas que estavam passando por lá!
A loja Sack’s fez um lindo show de cores na fachada com música de Elthon Johnes, fomos ver e para nossa surpresa ele em carne e osso tocou e cantou, o que deu um toque ainda mais especial!
A loja Uniqlo é uma cadeia japonesa, continua a fazer sucesso, portanto está sempre lotada, com bons preços oferece alternativas para jeans, camisetas, coletes e roupas de baixa para frio com alta tecnologia.
Passear pela 5ª avenida e apreciar as vitrines com decoração de Natal continua ser um belo programa.

Foto Yeda Saigh

Foto Yeda Saigh
Almoçamos no clássico PG Clark, que não perde a fama de seus hamburgers.
A Loja Apple também continua um must, sempre estamos precisando de alguma coisa de lá.

Foto Yeda Saigh
E ainda, fomos tomar sorvete no Plaza Hotel, chique, lotado e divertido!!

Foto Yeda Saigh
Vimos duas exposições no MoMA, bem interessantes, além do acervo. O que recomendo é subir até o 6º andar e vir descendo, assim você pode ver as exposições e o acervo que é maravilhoso, e ver obras: Noite estrelada de Van Gogh, Les demoiselles d’Avignon de Picasso, A Persistência da Memória de Dalí e Interior Holandês do Miró. Inaugurado em 1929, o MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, se tornou por méritos próprios o museu de arte moderna mais importante do mundo. Quando visitar o MoMA, para aproveitar melhor o passeio, pegue o mapa disponível na entrada e planeje sua visita conforme os pavilhões de seu interesse.

Foto Yeda Saigh
Depois deste banho de cultura, fomos almoçar no Harry Cipriani onde se come divinamente.

Foto Yeda Saigh
A Bergdorf Goodman é outra loja de departamentos de luxo com sede na Quinta Avenida em Midtown. A empresa foi fundada em 1899 por Herman Bergdorf. Acho que é a loja de departamento que eu conheço de Nova York que mais merece elogios por sua elegância.
Uma novidade é a abertura de uma loja do Saks na 57 Street com todo estoque com 50 % de soldes, vale a pena conferir!
O programa mais incrível que fizemos foi assistir João Carlos Martins no Carnegie Hall, ele regeu e depois fez uma surpresa tocando três músicas no piano. Além disso, nos brindou com um discurso lindo.

Foto Yeda Saigh
Para completar a noite, fomos jantar ao lado do Carnegie Hall no clássico Russian Tea Room onde os blinis são ótimos!

Foto Yeda Saigh
No Metropolitan, vimos 2 exposições lindas: Mayas e Tudor, ambas maravilhosas!!

Foto Yeda Saigh
Para quem vai a missa aos domingos a de St Patrick é muito bonita com música de órgão e o almoço no Bice continua muito bom.

Foto Yeda Saigh
Algumas outras dicas:
Farmácia Zitommer, ótima para fazer suas compras de remédios e cremes.
Eat, para um almoço mais rápido, sanduiche com salmão, misto no brioche delicioso!
Museu Gugenheim: tour com Claude Audi, vimos uma exposição de Alex Katz, muito boa!

Foto Yeda Saigh
Radio City Music Hall, show de Natal, turístico, lotado, muito bonito! Compramos entradas na hora, voltamos de tuc tuc, caríssimo, US72,00!!!

Foto Yeda Saigh
Restaurante Casa Lever para almoçar comida ótima, considerado um dos melhores de Nova York!
Em sua quarta e última parada da turnê mundial, a exposição “200 Trunks, 200 Visionaries” 200 Baús, 200 Visionários) de Louis Vuitton se instala na Madison Avenue, 660, na antiga loja do centro, ocupando vários andares e transformando-os em uma viagem colorida para apresentar as maneiras surpreendentes como artistas, designers e outras figuras icônicas imaginaram o tradicional baú da Louis Vuitton. Baús criados por designers como Frank Gehry e Peter Marino, ícones do K-pop como BTS, o fabricante de brinquedos Lego, o criativo japonês Nigo, a atriz de Hollywood Robin Wright e a ativista Gloria Steinem.
Em breve, os fashionistas de Nova York poderão retornar a uma das instituições de compras mais amadas da cidade, a Barneys New York.
Louis Vuitton adquiriu o querido antigo restaurante Freds at Barneys, que voltará a oferecer os seus serviços como Freds X Louis. Os clientes poderão reservar pela Internet uma mesa no famoso restaurante. O serviço inclui almoço e continua ao longo da tarde com aperitivos e petiscos.
Assistimos a ópera The Hours, cenário maravilhoso, cantoras também, mas música difícil. Jantamos no intervalo uma sopa ótima.

Foto Yeda Saigh
Fomos assistir a New York Philharmonic fundada em 1842, é uma orquestra sinfônica com sede no Lincoln Center. A sala da orquestra passou por reformas que custaram cerca de US$ 550 milhões, oferecida por um magnata chinês para ter o seu nome gravado na porta. Ficou muito bonita!!
Recomendo muito a peça Leopold’stadt, de Sir Tom Stoppard, dirigida por Patrick Marber, no Longacre theater. Situada em Viena, a peça leva o título do bairro judeu. Este drama apaixonado de amor e resistência começa nos últimos dias de 1899 e segue uma família extensa no coração do século XX. Cheio de sua inteligência e beleza habituais, o último trabalho de Stoppard abrange cinquenta anos ao longo de duas horas.

Foto Yeda Saigh
Fomos ao Soho passear, vitrines lindas, pegamos um dia lindo!! Almoçamos Jack’s wife Freda, hamburguers ótimos, único lugar livre sem reserva. Não se esqueça de reservar restaurante quando for no Soho, é impossível encontrar lugar para almoçar sem reserva.
Jantamos no Bar Boulud depois da orquestra, que é bem em frente do Lincoln Center.
Fomos jantar no restaurante do Fasano no Thanksgiving, muito bonito e comida ótima!!

Foto Yeda Saigh
Public Library, vale a pena!
Frick Collection, linda!!
Museu Whitney, andamos a pé à volta toda nos jardins, expos linda, almoço Serafina, bem simpático.

Foto Yeda Saigh
Loja da Hermès nova, linda! Não perca!

Foto Yeda Saigh
Para terminar um pensamento de um autor muito conhecido americano Philip Roth:
“Como é fácil a vida quando ela é fácil, e como é difícil quando ela é difícil.”
“Escrever transforma a gente em uma pessoa que está sempre errada.”
The End